Construir o que não é herdado. Casos de sucesso escolar na minoria cigana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Sónia Marina Lopes da Silva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/703
Resumo: O presente estudo preocupa-se com a questão do sucesso escolar de indivíduos pertencentes à minoria cigana, em Portugal. Procurou-se encontrar respostas para aquilo que contribui e influencia positivamente esse percurso escolar. As principais perspectivas teóricas são as de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire onde se procuram pontos de convergência e de divergência sobre as problemáticas do sucesso escolar, da reprodução social, das classes sociais, da mobilidade social e das singularidades sociais. Bourdieu possibilita o entendimento das dinâmicas dos grandes grupos sociais, da reprodução social, dos habitus de classe; Lahire reflecte a preocupação pela especificidade de cada indivíduo nas suas trajectórias singulares. Do enquadramento teórico foram retirados e trabalhados os conceitos-chave. O modelo de análise operacionaliza esses conceitos. Em torno do sucesso escolar deste grupo de ciganos estão os contextos escolares, os contextos familiares, as redes de sociabilidade e as relações interétnicas. A recolha da informação foi feita por entrevista. A análise sociológica dos discursos dos entrevistados submeteu-se às dimensões temáticas pré-estabelecidas. Conheceram-se, passo a passo, as dimensões onde se articulam os contextos familiares, escolares, as redes de sociabilidade e as relações interétnicas, que influenciaram as trajectórias dos entrevistados. Da análise efectuada, ressalta que os casos de sucesso escolar de ciganos se devem às estratégias educativas das famílias, à riqueza das redes de socialidade interétnicas, ao valor atribuído à escolaridade, em consonância com a fraca etnicidade dos indivíduos em questão.
id RCAP_ee8974598d153333f6f4283baeda6ad6
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/703
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construir o que não é herdado. Casos de sucesso escolar na minoria ciganaSucesso escolarMobilidade socialSingularidades sociaisEtnicidadeEducational achievementSocial classesSocial singularitiesEthnicityO presente estudo preocupa-se com a questão do sucesso escolar de indivíduos pertencentes à minoria cigana, em Portugal. Procurou-se encontrar respostas para aquilo que contribui e influencia positivamente esse percurso escolar. As principais perspectivas teóricas são as de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire onde se procuram pontos de convergência e de divergência sobre as problemáticas do sucesso escolar, da reprodução social, das classes sociais, da mobilidade social e das singularidades sociais. Bourdieu possibilita o entendimento das dinâmicas dos grandes grupos sociais, da reprodução social, dos habitus de classe; Lahire reflecte a preocupação pela especificidade de cada indivíduo nas suas trajectórias singulares. Do enquadramento teórico foram retirados e trabalhados os conceitos-chave. O modelo de análise operacionaliza esses conceitos. Em torno do sucesso escolar deste grupo de ciganos estão os contextos escolares, os contextos familiares, as redes de sociabilidade e as relações interétnicas. A recolha da informação foi feita por entrevista. A análise sociológica dos discursos dos entrevistados submeteu-se às dimensões temáticas pré-estabelecidas. Conheceram-se, passo a passo, as dimensões onde se articulam os contextos familiares, escolares, as redes de sociabilidade e as relações interétnicas, que influenciaram as trajectórias dos entrevistados. Da análise efectuada, ressalta que os casos de sucesso escolar de ciganos se devem às estratégias educativas das famílias, à riqueza das redes de socialidade interétnicas, ao valor atribuído à escolaridade, em consonância com a fraca etnicidade dos indivíduos em questão.The present study deals with the topic of educational achievement among individuals who belong to ethnic minorities, in this case the gipsy minority, in Portugal. We have been looking for answers such as the factors that contribute and influence positively these minorities’ school path. The main academic/ theoretical perspectives are the ones from Pierre Bourdieu and Bernard Lahire in which we can find both convergent and divergent points about this problematic of educational achievement, social reproduction, social classes, social mobility and social singularity, operated on the model of analyse. Bourdieu manages to show us the dynamic understanding of large social groups, social reproduction, class habitus; Lahire reflects upon the specificity of each individual on his singular path. Adjoining and thus influencing the gipsies’ group educational achievements we have identified: the school context, the family context, the sociability networks and the interethnic relationships. The method we used to collect information was the interview. The sociological analysis of the interviewees’ speeches followed the pre-established dimensions. Step by step we have understood the dimensions where the family and scholars contexts, the sociability nets and interethnic relationships interact, which have had effect on the interviewees’ trajectories. We have concluded that the school achievement among this group of gipsies is the outcome of not only educational family strategies and the richness of sociological interethnic networks but also of the value given to a school degree together with the feeble ethnicity of the individuals in question.2008-09-10T10:49:14Z2008-01-01T00:00:00Z20082008-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/703porAntunes, Sónia Marina Lopes da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:31:29Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:14:10.688808Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construir o que não é herdado. Casos de sucesso escolar na minoria cigana
title Construir o que não é herdado. Casos de sucesso escolar na minoria cigana
spellingShingle Construir o que não é herdado. Casos de sucesso escolar na minoria cigana
Antunes, Sónia Marina Lopes da Silva
Sucesso escolar
Mobilidade social
Singularidades sociais
Etnicidade
Educational achievement
Social classes
Social singularities
Ethnicity
title_short Construir o que não é herdado. Casos de sucesso escolar na minoria cigana
title_full Construir o que não é herdado. Casos de sucesso escolar na minoria cigana
title_fullStr Construir o que não é herdado. Casos de sucesso escolar na minoria cigana
title_full_unstemmed Construir o que não é herdado. Casos de sucesso escolar na minoria cigana
title_sort Construir o que não é herdado. Casos de sucesso escolar na minoria cigana
author Antunes, Sónia Marina Lopes da Silva
author_facet Antunes, Sónia Marina Lopes da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Sónia Marina Lopes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Sucesso escolar
Mobilidade social
Singularidades sociais
Etnicidade
Educational achievement
Social classes
Social singularities
Ethnicity
topic Sucesso escolar
Mobilidade social
Singularidades sociais
Etnicidade
Educational achievement
Social classes
Social singularities
Ethnicity
description O presente estudo preocupa-se com a questão do sucesso escolar de indivíduos pertencentes à minoria cigana, em Portugal. Procurou-se encontrar respostas para aquilo que contribui e influencia positivamente esse percurso escolar. As principais perspectivas teóricas são as de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire onde se procuram pontos de convergência e de divergência sobre as problemáticas do sucesso escolar, da reprodução social, das classes sociais, da mobilidade social e das singularidades sociais. Bourdieu possibilita o entendimento das dinâmicas dos grandes grupos sociais, da reprodução social, dos habitus de classe; Lahire reflecte a preocupação pela especificidade de cada indivíduo nas suas trajectórias singulares. Do enquadramento teórico foram retirados e trabalhados os conceitos-chave. O modelo de análise operacionaliza esses conceitos. Em torno do sucesso escolar deste grupo de ciganos estão os contextos escolares, os contextos familiares, as redes de sociabilidade e as relações interétnicas. A recolha da informação foi feita por entrevista. A análise sociológica dos discursos dos entrevistados submeteu-se às dimensões temáticas pré-estabelecidas. Conheceram-se, passo a passo, as dimensões onde se articulam os contextos familiares, escolares, as redes de sociabilidade e as relações interétnicas, que influenciaram as trajectórias dos entrevistados. Da análise efectuada, ressalta que os casos de sucesso escolar de ciganos se devem às estratégias educativas das famílias, à riqueza das redes de socialidade interétnicas, ao valor atribuído à escolaridade, em consonância com a fraca etnicidade dos indivíduos em questão.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-10T10:49:14Z
2008-01-01T00:00:00Z
2008
2008-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/703
url http://hdl.handle.net/10071/703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134698393305088