A utilização da vírgula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/11076 |
Resumo: | A língua portuguesa é a nossa língua materna, como tal, é necessário que o ensino da mesma seja uma prioridade nas nossas escolas, não só por ser transversal e importante em todas as outras áreas de conhecimento, mas também porque é com ela que comunicamos com os nossos pares. Uma grande parte deste ensino e desta comunicação assenta numa boa aprendizagem do conhecimento explícito, pois só o uso correto do mesmo permitirá que a comunicação se faça de forma correta. É sabido que o bom uso da pontuação, nomeadamente da vírgula, pode alterar completamente o sentido de uma frase e assim perturbar a comunicação entre os indivíduos. Com esta investigação pretende-se perceber o porquê dos erros dos alunos no uso da vírgula e o que pode ser feito para minorar esses erros. Este estudo, do ponto de vista da metodologia, utiliza o paradigma interpretativo, uma metodologia qualificativa e a investigação- ação. Os dados foram recolhidos em contexto de prática pedagógica, através da observação e da realização de fichas de trabalho com objetivos diferentes. Conclui-se que um bom nível de conhecimento explícito da língua ajuda os alunos na pontuação de textos e que é importante discutir e sistematizar as regras de utilização dos sinais de pontuação. |
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A utilização da vírgulauma questão de conhecimento linguístico ou de prosódia?Conhecimento explícito da línguaSinais de pontuaçãoVírgula2º Ciclo do Ensino BásicoLíngua portuguesaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioExplicit knowledge of languagePunctuation marksComma2nd Cycle of basic educationPortuguese languageA língua portuguesa é a nossa língua materna, como tal, é necessário que o ensino da mesma seja uma prioridade nas nossas escolas, não só por ser transversal e importante em todas as outras áreas de conhecimento, mas também porque é com ela que comunicamos com os nossos pares. Uma grande parte deste ensino e desta comunicação assenta numa boa aprendizagem do conhecimento explícito, pois só o uso correto do mesmo permitirá que a comunicação se faça de forma correta. É sabido que o bom uso da pontuação, nomeadamente da vírgula, pode alterar completamente o sentido de uma frase e assim perturbar a comunicação entre os indivíduos. Com esta investigação pretende-se perceber o porquê dos erros dos alunos no uso da vírgula e o que pode ser feito para minorar esses erros. Este estudo, do ponto de vista da metodologia, utiliza o paradigma interpretativo, uma metodologia qualificativa e a investigação- ação. Os dados foram recolhidos em contexto de prática pedagógica, através da observação e da realização de fichas de trabalho com objetivos diferentes. Conclui-se que um bom nível de conhecimento explícito da língua ajuda os alunos na pontuação de textos e que é importante discutir e sistematizar as regras de utilização dos sinais de pontuação.The Portuguese language is our mother tongue, as such, it is necessary that the teaching thereof is a priority in our schools, not only for being transversal and important in all other areas of knowledge, but also because with it we communicate with our peers. Much of this teaching and this communication relies on a sound learning of explicit knowledge, because only the correct use of it will allow the communication is done correctly. It is known that the proper use of punctuation, including the decimal point, can completely change the meaning of a sentence and thus disrupting communication between individuals. With this research we intend to realize the students the mistakes of why the use of the comma and what can be done to minimize these errors. This study, from the point of view of the methodology, uses the interpretation paradigm, and a qualifying action research methodology. Data were collected in the context of teaching practice, through observation and fulfillment of worksheets with different goals. We conclude that a good level of explicit knowledge of the language helps students in scores of texts and it is important to discuss and systematize the rules for the use of punctuation marks.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPereira, LucianoRepositório ComumPereira, Andreia Sofia Rodrigues2016-01-25T12:30:30Z2016-012016-012016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11076TID:201597780porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:11Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:05.662971Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A língua portuguesa é a nossa língua materna, como tal, é necessário que o ensino da mesma seja uma prioridade nas nossas escolas, não só por ser transversal e importante em todas as outras áreas de conhecimento, mas também porque é com ela que comunicamos com os nossos pares. Uma grande parte deste ensino e desta comunicação assenta numa boa aprendizagem do conhecimento explícito, pois só o uso correto do mesmo permitirá que a comunicação se faça de forma correta. É sabido que o bom uso da pontuação, nomeadamente da vírgula, pode alterar completamente o sentido de uma frase e assim perturbar a comunicação entre os indivíduos. Com esta investigação pretende-se perceber o porquê dos erros dos alunos no uso da vírgula e o que pode ser feito para minorar esses erros. Este estudo, do ponto de vista da metodologia, utiliza o paradigma interpretativo, uma metodologia qualificativa e a investigação- ação. Os dados foram recolhidos em contexto de prática pedagógica, através da observação e da realização de fichas de trabalho com objetivos diferentes. Conclui-se que um bom nível de conhecimento explícito da língua ajuda os alunos na pontuação de textos e que é importante discutir e sistematizar as regras de utilização dos sinais de pontuação. |
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