Sexualidad juvenil, riesgo y prevención, en el contexto la educación sexual, en Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/13979 |
Resumo: | Em Portugal, principalmente nas últimas três décadas, têm sido aprovadas Leis que estabelecem ao Estado a garantia ao direito à educação sexual como componente de direito fundamental à educação. Neste sentido, são regulamentadas normas que determinam que os programas escolares incluam, de acordo com os diferentes níveis de ensino, conhecimentos científicos no domínio da prevenção. Subjacente ao contexto desta socialização preventiva, procuramos perceber que lógicas determinam e regulam as práticas e as opções preventivas (especificamente da gravidez e do VIH/sida), a partir do quotidiano relacional dos/das Jovens. Adotando a metodologia qualitativa, esta pesquisa recaiu na técnica de investigação focus group. Participaram neste estudo 54 jovens portugueses, entre os 17 e os 25 anos de idade. Os resultados da investigação deixam perceber que as distintas vivências da sexualidade, assentes nas expectativas de género, produzem, medos e riscos diferenciados; o domínio da prevenção é um campo de ambiguidades entre as forças modernas de racionalização e as forças morais subjetivas, deixando perceber que claramente no âmbito da contracepção a opção surge primeiro associada à categorização atribuída ao modelo relacional e só depois à racionalidade biomédica. |
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Sexualidad juvenil, riesgo y prevención, en el contexto la educación sexual, en PortugalAdolescent sexuality: risks and prevention in the context of sexual education in PortugalEducação sexualSexualidade juvenilPrevençãoRisco e contraceçãoSexual educationSexualityYouthPreventionRisk and contraceptionODS::03:Saúde de QualidadeODS::04:Educação de QualidadeODS::05:Igualdade de GéneroODS::10:Reduzir as DesigualdadesEm Portugal, principalmente nas últimas três décadas, têm sido aprovadas Leis que estabelecem ao Estado a garantia ao direito à educação sexual como componente de direito fundamental à educação. Neste sentido, são regulamentadas normas que determinam que os programas escolares incluam, de acordo com os diferentes níveis de ensino, conhecimentos científicos no domínio da prevenção. Subjacente ao contexto desta socialização preventiva, procuramos perceber que lógicas determinam e regulam as práticas e as opções preventivas (especificamente da gravidez e do VIH/sida), a partir do quotidiano relacional dos/das Jovens. Adotando a metodologia qualitativa, esta pesquisa recaiu na técnica de investigação focus group. Participaram neste estudo 54 jovens portugueses, entre os 17 e os 25 anos de idade. Os resultados da investigação deixam perceber que as distintas vivências da sexualidade, assentes nas expectativas de género, produzem, medos e riscos diferenciados; o domínio da prevenção é um campo de ambiguidades entre as forças modernas de racionalização e as forças morais subjetivas, deixando perceber que claramente no âmbito da contracepção a opção surge primeiro associada à categorização atribuída ao modelo relacional e só depois à racionalidade biomédica.Laws have been approved in Portugal, especially over the last thirty decades, which guarantee the right to sexual education as para of the fundamental right to education. To this effect, rules exist to establish that school programmes include scientific knowledge on prevention, according to the different levels of education. In connection with this preventive socialization context, we have sought to understand which logics determine and regulate practices and preventive choices (more specifically, pregnancy and HIV/AIDS) based on the relation everyday experience of young people. We have followed a qualitative methodology in our research, using the focus group research technique - involving 54 young Portuguese people, between the ages of 17 and 25. It is clear from the research results that the different experiences of sexuality, based on the expectations of gender, produce different fears and risks; the field of prevention is filled with ambiguities between the modern forces of rationalisation and the subjective moral forces, clearly showing that as far as contraceptive methods are concerned, choices made are first related to the category attached to the relational model, and secondly to the biomedical rationale.Universidad del TolimaRepositório AbertoVieira, Cristina Pereira2023-06-06T08:57:37Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13979porVieira, C. P. (2014). Sexualidad juvenil, riesgo y prevención, en
el contexto la Educación Sexual, en Portugal. Revista Perspectivas Educativas, de la Facultad de Ciencias de la Educación Universidad del Tolima Vol. 7. No 1. Pp: 61-77.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:46:32Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:57.074105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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