ECOANDO RESSONÂNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESCOBERTAS, CONFLITOS, DIÁLOGOS; POR UMA ECOLOGIA SONORA SENSÍVEL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/165 |
Resumo: | Este texto tem como objetivo narrar as práticas pedagógicas artísticas como ressonância de estudos da ambiência sonora envolvente realizadas durante a Oficina A, B, C, da paisagem sonora da Demétria (Escola Aitiara). O texto ora apresentado tem como base o quadro teórico metodológico das perspectivas ecologistas da educação e dos estudos do cotidiano, conforme os textos indicados na bibliografia, que evidencia as narrativas do cotidiano (da voz dos atores sociais) das práticas pedagógicas como uma importante ferramenta científica. As narrativas são compreendidas como reforço da vivência realizada durante a oficina, ao lado da expressão artística e sensível, dos atores sociais do referido bairro que tem uma história impar, no tocante a ecologia humana. Neste caso, a sensibilidade destes atores sociais é aqui considerada parte significativa da ecologia do lugar. São professores(as), músicos(os), compositores(as), consultores(as), de diversas áreas, estudantes que se debruçaram durante 12 horas no exercício sensível da ecologia sonora, expressando-a de diversos modos inclusive musical. |
id |
RCAP_eea595d31536de68024a4fe0146b63f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/165 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
ECOANDO RESSONÂNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESCOBERTAS, CONFLITOS, DIÁLOGOS; POR UMA ECOLOGIA SONORA SENSÍVELECHOING RESONANCES OF ENVIRONMENTAL EDUCATION: FINDINGS, CONFLICTS, DIALOGUES; FOR A SENSITIVE SOUND ECOLOGYEnvironmental educationsound ecologyart practicesEducação ambientalEcologia sonoraPráticas artísticasEste texto tem como objetivo narrar as práticas pedagógicas artísticas como ressonância de estudos da ambiência sonora envolvente realizadas durante a Oficina A, B, C, da paisagem sonora da Demétria (Escola Aitiara). O texto ora apresentado tem como base o quadro teórico metodológico das perspectivas ecologistas da educação e dos estudos do cotidiano, conforme os textos indicados na bibliografia, que evidencia as narrativas do cotidiano (da voz dos atores sociais) das práticas pedagógicas como uma importante ferramenta científica. As narrativas são compreendidas como reforço da vivência realizada durante a oficina, ao lado da expressão artística e sensível, dos atores sociais do referido bairro que tem uma história impar, no tocante a ecologia humana. Neste caso, a sensibilidade destes atores sociais é aqui considerada parte significativa da ecologia do lugar. São professores(as), músicos(os), compositores(as), consultores(as), de diversas áreas, estudantes que se debruçaram durante 12 horas no exercício sensível da ecologia sonora, expressando-a de diversos modos inclusive musical.This text aims to narrate artistically pedagogic practices in resonance with the works listed in the bibliography, which highlights the stories of everyday life (from the voice of social actors) of the pedagogic practices as an important scientific tool. The narratives are understood as enhancing the experience madeduring the workshop, along with the sensitive and artistic expression of social actors in that district, which has a unique history with respect to human ecology. In this case, the sensivity of these social actors is here considered significant part of the ecology of the place. They are teachers and musicians, engaged in the study of ambience sound, held during the Workshop A, B, C, the soundscape of Demétria (Aitira School). The text presented is based on the theoretical framework of the methodological perspectives of education and ecological studies of everyday life, composers, consultants in various areas, students who have worked for twelve hours in the exercise of sensitive sound ecology, expressing it in various ways, including music.MUNDIS2011-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/165oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/165ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 2 N.º 1 (2011): 4.ª Edição | ERAS; 64-831647-35582184-2116reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/165https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/165/155Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCatunda, Marta BastosReigota, Marcos Antonio dos SantosPetraglia, Marcelo SilveiraSinto, Carmemsilvia Maria2022-09-05T13:57:47Zoai:ojs2.eras.mundis.pt:article/165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:50.968578Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ECOANDO RESSONÂNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESCOBERTAS, CONFLITOS, DIÁLOGOS; POR UMA ECOLOGIA SONORA SENSÍVEL ECHOING RESONANCES OF ENVIRONMENTAL EDUCATION: FINDINGS, CONFLICTS, DIALOGUES; FOR A SENSITIVE SOUND ECOLOGY |
title |
ECOANDO RESSONÂNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESCOBERTAS, CONFLITOS, DIÁLOGOS; POR UMA ECOLOGIA SONORA SENSÍVEL |
spellingShingle |
ECOANDO RESSONÂNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESCOBERTAS, CONFLITOS, DIÁLOGOS; POR UMA ECOLOGIA SONORA SENSÍVEL Catunda, Marta Bastos Environmental education sound ecology art practices Educação ambiental Ecologia sonora Práticas artísticas |
title_short |
ECOANDO RESSONÂNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESCOBERTAS, CONFLITOS, DIÁLOGOS; POR UMA ECOLOGIA SONORA SENSÍVEL |
title_full |
ECOANDO RESSONÂNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESCOBERTAS, CONFLITOS, DIÁLOGOS; POR UMA ECOLOGIA SONORA SENSÍVEL |
title_fullStr |
ECOANDO RESSONÂNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESCOBERTAS, CONFLITOS, DIÁLOGOS; POR UMA ECOLOGIA SONORA SENSÍVEL |
title_full_unstemmed |
ECOANDO RESSONÂNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESCOBERTAS, CONFLITOS, DIÁLOGOS; POR UMA ECOLOGIA SONORA SENSÍVEL |
title_sort |
ECOANDO RESSONÂNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESCOBERTAS, CONFLITOS, DIÁLOGOS; POR UMA ECOLOGIA SONORA SENSÍVEL |
author |
Catunda, Marta Bastos |
author_facet |
Catunda, Marta Bastos Reigota, Marcos Antonio dos Santos Petraglia, Marcelo Silveira Sinto, Carmemsilvia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Reigota, Marcos Antonio dos Santos Petraglia, Marcelo Silveira Sinto, Carmemsilvia Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Catunda, Marta Bastos Reigota, Marcos Antonio dos Santos Petraglia, Marcelo Silveira Sinto, Carmemsilvia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Environmental education sound ecology art practices Educação ambiental Ecologia sonora Práticas artísticas |
topic |
Environmental education sound ecology art practices Educação ambiental Ecologia sonora Práticas artísticas |
description |
Este texto tem como objetivo narrar as práticas pedagógicas artísticas como ressonância de estudos da ambiência sonora envolvente realizadas durante a Oficina A, B, C, da paisagem sonora da Demétria (Escola Aitiara). O texto ora apresentado tem como base o quadro teórico metodológico das perspectivas ecologistas da educação e dos estudos do cotidiano, conforme os textos indicados na bibliografia, que evidencia as narrativas do cotidiano (da voz dos atores sociais) das práticas pedagógicas como uma importante ferramenta científica. As narrativas são compreendidas como reforço da vivência realizada durante a oficina, ao lado da expressão artística e sensível, dos atores sociais do referido bairro que tem uma história impar, no tocante a ecologia humana. Neste caso, a sensibilidade destes atores sociais é aqui considerada parte significativa da ecologia do lugar. São professores(as), músicos(os), compositores(as), consultores(as), de diversas áreas, estudantes que se debruçaram durante 12 horas no exercício sensível da ecologia sonora, expressando-a de diversos modos inclusive musical. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-30T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/165 oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/165 |
url |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/165 |
identifier_str_mv |
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/165 https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/165/155 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MUNDIS |
publisher.none.fl_str_mv |
MUNDIS |
dc.source.none.fl_str_mv |
ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 2 N.º 1 (2011): 4.ª Edição | ERAS; 64-83 1647-3558 2184-2116 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129978641580032 |