ECOANDO RESSONÂNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESCOBERTAS, CONFLITOS, DIÁLOGOS; POR UMA ECOLOGIA SONORA SENSÍVEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catunda, Marta Bastos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Reigota, Marcos Antonio dos Santos, Petraglia, Marcelo Silveira, Sinto, Carmemsilvia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/165
Resumo: Este texto tem como objetivo narrar as práticas pedagógicas artísticas como ressonância de estudos da ambiência sonora envolvente realizadas durante a Oficina A, B, C, da paisagem sonora da Demétria (Escola Aitiara). O texto ora apresentado tem como base o quadro teórico metodológico das perspectivas ecologistas da educação e dos estudos do cotidiano, conforme os textos indicados na bibliografia, que evidencia as narrativas do cotidiano (da voz dos atores sociais) das práticas pedagógicas como uma importante ferramenta científica. As narrativas são compreendidas como reforço da vivência realizada durante a oficina, ao lado da expressão artística e sensível, dos atores sociais do referido bairro que tem uma história impar, no tocante a ecologia humana. Neste caso, a sensibilidade destes atores sociais é aqui considerada parte significativa da ecologia do lugar. São professores(as), músicos(os), compositores(as), consultores(as), de diversas áreas, estudantes que se debruçaram durante 12 horas no exercício sensível da ecologia sonora, expressando-a de diversos modos inclusive musical.
id RCAP_eea595d31536de68024a4fe0146b63f1
oai_identifier_str oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/165
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ECOANDO RESSONÂNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESCOBERTAS, CONFLITOS, DIÁLOGOS; POR UMA ECOLOGIA SONORA SENSÍVELECHOING RESONANCES OF ENVIRONMENTAL EDUCATION: FINDINGS, CONFLICTS, DIALOGUES; FOR A SENSITIVE SOUND ECOLOGYEnvironmental educationsound ecologyart practicesEducação ambientalEcologia sonoraPráticas artísticasEste texto tem como objetivo narrar as práticas pedagógicas artísticas como ressonância de estudos da ambiência sonora envolvente realizadas durante a Oficina A, B, C, da paisagem sonora da Demétria (Escola Aitiara). O texto ora apresentado tem como base o quadro teórico metodológico das perspectivas ecologistas da educação e dos estudos do cotidiano, conforme os textos indicados na bibliografia, que evidencia as narrativas do cotidiano (da voz dos atores sociais) das práticas pedagógicas como uma importante ferramenta científica. As narrativas são compreendidas como reforço da vivência realizada durante a oficina, ao lado da expressão artística e sensível, dos atores sociais do referido bairro que tem uma história impar, no tocante a ecologia humana. Neste caso, a sensibilidade destes atores sociais é aqui considerada parte significativa da ecologia do lugar. São professores(as), músicos(os), compositores(as), consultores(as), de diversas áreas, estudantes que se debruçaram durante 12 horas no exercício sensível da ecologia sonora, expressando-a de diversos modos inclusive musical.This text aims to narrate artistically pedagogic practices in resonance with the works listed in the bibliography, which highlights the stories of everyday life (from the voice of social actors) of the pedagogic practices as an important scientific tool. The narratives are understood as enhancing the experience madeduring the workshop, along with the sensitive and artistic expression of social actors in that district, which has a unique history with respect to human ecology. In this case, the sensivity of these social actors is here considered significant part of the ecology of the place. They are teachers and musicians, engaged in the study of ambience sound, held during the Workshop A, B, C, the soundscape of Demétria (Aitira School). The text presented is based on the theoretical framework of the methodological perspectives of education and ecological studies of everyday life, composers, consultants in various areas, students who have worked for twelve hours in the exercise of sensitive sound ecology, expressing it in various ways, including music.MUNDIS2011-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/165oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/165ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 2 N.º 1 (2011): 4.ª Edição | ERAS; 64-831647-35582184-2116reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/165https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/165/155Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCatunda, Marta BastosReigota, Marcos Antonio dos SantosPetraglia, Marcelo SilveiraSinto, Carmemsilvia Maria2022-09-05T13:57:47Zoai:ojs2.eras.mundis.pt:article/165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:50.968578Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ECOANDO RESSONÂNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESCOBERTAS, CONFLITOS, DIÁLOGOS; POR UMA ECOLOGIA SONORA SENSÍVEL
ECHOING RESONANCES OF ENVIRONMENTAL EDUCATION: FINDINGS, CONFLICTS, DIALOGUES; FOR A SENSITIVE SOUND ECOLOGY
title ECOANDO RESSONÂNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESCOBERTAS, CONFLITOS, DIÁLOGOS; POR UMA ECOLOGIA SONORA SENSÍVEL
spellingShingle ECOANDO RESSONÂNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESCOBERTAS, CONFLITOS, DIÁLOGOS; POR UMA ECOLOGIA SONORA SENSÍVEL
Catunda, Marta Bastos
Environmental education
sound ecology
art practices
Educação ambiental
Ecologia sonora
Práticas artísticas
title_short ECOANDO RESSONÂNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESCOBERTAS, CONFLITOS, DIÁLOGOS; POR UMA ECOLOGIA SONORA SENSÍVEL
title_full ECOANDO RESSONÂNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESCOBERTAS, CONFLITOS, DIÁLOGOS; POR UMA ECOLOGIA SONORA SENSÍVEL
title_fullStr ECOANDO RESSONÂNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESCOBERTAS, CONFLITOS, DIÁLOGOS; POR UMA ECOLOGIA SONORA SENSÍVEL
title_full_unstemmed ECOANDO RESSONÂNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESCOBERTAS, CONFLITOS, DIÁLOGOS; POR UMA ECOLOGIA SONORA SENSÍVEL
title_sort ECOANDO RESSONÂNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESCOBERTAS, CONFLITOS, DIÁLOGOS; POR UMA ECOLOGIA SONORA SENSÍVEL
author Catunda, Marta Bastos
author_facet Catunda, Marta Bastos
Reigota, Marcos Antonio dos Santos
Petraglia, Marcelo Silveira
Sinto, Carmemsilvia Maria
author_role author
author2 Reigota, Marcos Antonio dos Santos
Petraglia, Marcelo Silveira
Sinto, Carmemsilvia Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Catunda, Marta Bastos
Reigota, Marcos Antonio dos Santos
Petraglia, Marcelo Silveira
Sinto, Carmemsilvia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Environmental education
sound ecology
art practices
Educação ambiental
Ecologia sonora
Práticas artísticas
topic Environmental education
sound ecology
art practices
Educação ambiental
Ecologia sonora
Práticas artísticas
description Este texto tem como objetivo narrar as práticas pedagógicas artísticas como ressonância de estudos da ambiência sonora envolvente realizadas durante a Oficina A, B, C, da paisagem sonora da Demétria (Escola Aitiara). O texto ora apresentado tem como base o quadro teórico metodológico das perspectivas ecologistas da educação e dos estudos do cotidiano, conforme os textos indicados na bibliografia, que evidencia as narrativas do cotidiano (da voz dos atores sociais) das práticas pedagógicas como uma importante ferramenta científica. As narrativas são compreendidas como reforço da vivência realizada durante a oficina, ao lado da expressão artística e sensível, dos atores sociais do referido bairro que tem uma história impar, no tocante a ecologia humana. Neste caso, a sensibilidade destes atores sociais é aqui considerada parte significativa da ecologia do lugar. São professores(as), músicos(os), compositores(as), consultores(as), de diversas áreas, estudantes que se debruçaram durante 12 horas no exercício sensível da ecologia sonora, expressando-a de diversos modos inclusive musical.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-30T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/165
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/165
url https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/165
identifier_str_mv oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/165
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/165/155
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv MUNDIS
publisher.none.fl_str_mv MUNDIS
dc.source.none.fl_str_mv ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 2 N.º 1 (2011): 4.ª Edição | ERAS; 64-83
1647-3558
2184-2116
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129978641580032