"Construção de uma joia-não jóia" : uma experiência no âmbito do Projecto Comenius
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/18419 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2014 |
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"Construção de uma joia-não jóia" : uma experiência no âmbito do Projecto ComeniusOurivesariaProjectoPercurso artísticoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2014O presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada descreve o Estágio realizado na Escola Artística António Arroio, no âmbito do Projecto Comenius “Ceci n’est pas un bijou “ na disciplina de Projecto e tecnologia de Ourivesaria do curso de Produção Artística, com a turma D do 12º ano. O tema, partilhado por dez escolas parceiras integrantes no projecto, teve origem no quadro de René Magritte “Ceci c’est pas une pipe” e nas premissas estéticas do movimento surrealista. Pretendeu-se assim, despoletar o pensamento crítico nos nossos alunos, para o vasto universo da jóia/não jóia, ou “o que é uma jóia?”na contemporaneidade. Foi feita uma ponte, através de uma breve passagem pela história da Joalharia, entre os príncipios da jóia e do “fazer” com a Joalharia dos nossos dias e consequentemente com o ensino da Escola Artística António Arroio. A mobilidade realizada à escola de Turnov (República Checa) em que cinco alunos e dois professores da turma fizeram uma pesquisa de campo e recolheram materiais e experiências foi o ponto de partida para a intervenção pedagógica. Cada uma das escolas envolvidas tratou o tema com a liberdade criativa inerente à disciplina e natureza do património cultural de cada país, visto ser um projecto de intercâmbio entre escolas de diferentes países europeus, sendo por isso visível o reflexo das diferentes culturas e o impacto das mesmas nos trabalhos dos alunos. As mobilidades/visitas previstas, realizadas em partilha entre escolas (alunos e professores) potenciam, na construção dos seus trabalhos, as experiencias vividas e as aprendizagens adquiridas em termos de referências formais, culturais ou materiais. Os trabalhos realizados pelas dez escolas integram uma exposição itinerante representativa das várias escolas participantes. Através de um trabalho introspectivo procura-se entender se a interiorização de processos de conceptualização, construção, experimentação e aprendizagem, tão importantes no desenvolvimento do percurso artístico, são devidamente transmitidos. O trabalho deverá ser um ponto de partida para novas concepções e conceptualizações.This report describes the Supervised Teaching Practice internship held at the António Arroio Art School, under the Comenius Project "Ceci n'est pas un bijou" in the Project and Jewellery Technology discipline of the Artistic Production Course, with the class D of the 12th year. The theme, shared by ten project partner schools, originated in René Magritte's painting "Ceci c'est pas une pipe" and in the aesthetic premises of the Surrealist movement. The intention was thus triggering critical thinking in our students about the vast universe of jewel/ not jewel, or "What is a jewel?" in our time. A connection was made, through a brief history of Jewellery, between the beginnings of the jewel and the contemporary "Making" with jewellery and consequently with the teaching of António Arroio Art School . The exchange trip to Turnov school (Czech Republic) in which five students and two teachers in the class made a field study and collected materials and experiences was the starting point for the pedagogical intervention. Each of the schools involved treated the subject with the creative freedom inherent to the discipline and nature of the cultural heritage of each country, as it was an exchange project between schools in different European countries, so the reflection of the different cultures is visible and it impacted the student's work. Exchange trips / planned visits, jointly developed by the schools (students and teachers) empower, in the construction of their work, the life experiences and the lessons learned in terms of formal, cultural or material references. The work done by the ten schools were part of a representative exhibition of the various participating schools. Through an introspective work there was an attempt to understand whether the internalization of the processes of conceptualization, construction, experimentation and learning, so important in the development of the artistic journey, are properly transmitted. The work should be a starting point for new ideas and conceptualizations.Calado, Margarida, 1947-Perienes, Luísa, 1956-Repositório da Universidade de LisboaAlmeida, Inês Vespeira de, 1977-2015-07-13T10:18:34Z20142014-09-222014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/18419TID:201368501porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:04:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/18419Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:59.961263Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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