StopAnxiety: contributos para o desenvolvimento de um sistema para a redução da ansiedade destinado aos estudantes em avaliações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Daniela Filipa Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28632
Resumo: Embora a ansiedade consista num estado emocional adaptativo, pode-se tornar disfuncional, interferindo com o bem-estar do indivíduo. Um dos contextos onde se têm verificado altos níveis de ansiedade consiste no ambiente académico, especialmente entre os estudantes universitários, devido à vasta gama de stressores presentes. Considerando a sua elevada prevalência na população, e em especial neste contexto, novos métodos para auxiliar os estudantes na gestão dos seus níveis de ansiedade são necessários. Atendendo à ampla disponibilidade de tecnologias móveis, a proposta de sistemas de saúde móvel (mHealth), com o propósito de auxiliar o utilizador na gestão da ansiedade, consiste numa mais-valia para os utilizadores. Contudo, embora existam inúmeras aplicações mHealth, a maioria desconsidera a natureza multidisciplinar necessária no seu desenvolvimento, e as motivações e expectativas do utilizador, condições fundamentais para a sua aceitação e eficácia. Assim sendo, objetivou-se descrever os primeiros contributos para o desenvolvimento de uma estratégia mHealth que permita auxiliar os estudantes universitários na gestão da sintomatologia ansiosa, para promover o seu bem-estar, sendo que, para tal, foram consideradas as necessidades e motivações do público-alvo, integrados numa abordagem multidisciplinar e iterativa centrada no utilizador. Deste processo, resultaram uma Persona Primária de uma estudante em avaliações e uma Persona Served de uma psicóloga que realiza prática clínica nos serviços de ação social universitários. Dos vários ciclos de desenvolvimento resultou uma versão considerada viável para ser testada em contexto real. Por último, propôs-se e testou-se um protocolo de avaliação da versão final.
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