O Teatro em Diálogo com a Lisboa Seiscentista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/5873 |
Resumo: | Este contributo para a história do teatro centra-se na leitura dos espaços públicos como elementos transformadores da cidade de Lisboa no século XVII, nomeadamente nos Pátios das Comédias e, em particular, no Pátio das Arcas. Pareceu-nos fundamental aceitar o desafio de atenuar um vazio informativo sobre o século XVII, e trabalhá-lo numa moldura de base histórica, interpretativa, capitalizada pelas disciplinas da arquitetura e do urbanismo. A dicotomia da relação teatro/cidade expõe-se na apropriação de ruas e pátios para a realização de peças, a par de um desenvolvimento de interesse social e político que tornou o teatro parte integrante da malha urbana enquanto, em simultâneo, a Corte mantém o seu espaço privado para assistir ao teatro, apenas acessível à nata da classe social. Desta forma, coexiste uma genealogia temática com ténues fronteiras entre manifestações populares, rituais, protocolos de Corte e entradas reais. |
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