Cuidados não parentais a crianças com idade inferior a três anos: revisão baseada na evidência
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25754/pjp.2014.3299 |
Resumo: | Introdução: A rápida e massiva ingressão da mulher no mercado de trabalho associou-se a um aumento na dependência de cuidados não parentais (CNP) das crianças, em idades cada vez mais jovens. Objetivo: Rever a evidência sobre o efeito no desenvolvimento cognitivo e da linguagem dos CNP a crianças com menos de 3 anos de idade. Métodos: Foi realizada uma pesquisa de estudos originais, normas de orientação clínica, revisões sistemáticas e meta-análises, nas fontes de dados: National Guideline Clearinghouse, Guidelines Finder, Canadian Medical Association Practice Guidelines, Cochrane, DARE, Bandolier, Medline, PsycInfo e Índex de Revistas Médicas Portuguesas, publicados entre 1975 e 2012, nas línguas portuguesa, inglesa, francesa e espanhola e utilizando os termos MeSH: child day care center, infant, cognition e language development. Foi utilizada a escala Strength of Recommendation Taxonomy (SORT) para atribuição dos níveis de evidência (NE). Resultados: Obtiveram-se 89 artigos, tendo 3 estudos prospectivos preenchido os critérios de inclusão. O Early Child Care Research Network concluiu que os CNP numa creche associaram-se a melhores resultados no desenvolvimento cognitivo e da linguagem do que nos outros tipos de cuidados, como no domicílio (NE1). Segundo Broberg, mais tempo sob CNP conferia níveis mais elevados nos testes de capacidade verbal e matemática aos 8 anos (NE2) e segundo Andersson, melhor desempenho escolar aos 8 e 13 anos e melhor adaptação escolar aos 8 anos (NE2). Discussão: Os CNP até aos 3 anos poderão ser benéficos a nível do desenvolvimento cognitivo e da linguagem, traduzindo-se possivelmente num melhor desempenho escolar (SORT B). |
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Cuidados não parentais a crianças com idade inferior a três anos: revisão baseada na evidênciaReview articlesIntrodução: A rápida e massiva ingressão da mulher no mercado de trabalho associou-se a um aumento na dependência de cuidados não parentais (CNP) das crianças, em idades cada vez mais jovens. Objetivo: Rever a evidência sobre o efeito no desenvolvimento cognitivo e da linguagem dos CNP a crianças com menos de 3 anos de idade. Métodos: Foi realizada uma pesquisa de estudos originais, normas de orientação clínica, revisões sistemáticas e meta-análises, nas fontes de dados: National Guideline Clearinghouse, Guidelines Finder, Canadian Medical Association Practice Guidelines, Cochrane, DARE, Bandolier, Medline, PsycInfo e Índex de Revistas Médicas Portuguesas, publicados entre 1975 e 2012, nas línguas portuguesa, inglesa, francesa e espanhola e utilizando os termos MeSH: child day care center, infant, cognition e language development. Foi utilizada a escala Strength of Recommendation Taxonomy (SORT) para atribuição dos níveis de evidência (NE). Resultados: Obtiveram-se 89 artigos, tendo 3 estudos prospectivos preenchido os critérios de inclusão. O Early Child Care Research Network concluiu que os CNP numa creche associaram-se a melhores resultados no desenvolvimento cognitivo e da linguagem do que nos outros tipos de cuidados, como no domicílio (NE1). Segundo Broberg, mais tempo sob CNP conferia níveis mais elevados nos testes de capacidade verbal e matemática aos 8 anos (NE2) e segundo Andersson, melhor desempenho escolar aos 8 e 13 anos e melhor adaptação escolar aos 8 anos (NE2). Discussão: Os CNP até aos 3 anos poderão ser benéficos a nível do desenvolvimento cognitivo e da linguagem, traduzindo-se possivelmente num melhor desempenho escolar (SORT B). Sociedade Portuguesa de Pediatria2014-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25754/pjp.2014.3299por2184-44532184-3333Cardoso, Vítor Bruno Portela LopesMendes, Paula Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T02:53:46Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:24:03.218428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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