O programa de formação contínua em matemática para professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/882 |
Resumo: | Este artigo faz um balanço do desenvolvimento do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1.º e 2.º ciclo (PFCM), desde a sua criação em 2005 até à totalidade. O artigo começa por caracterizar o PFCM, especificando os seus objectivos e princípios orientadores, a sua organização e a caracterização e intenção dos diferentes tipos de sessões. É feito um balanço quantitativo e qualitativo do desenvolvimento do PFCM nos últimos quatro anos, bem como enunciados os aspectos considerados mais positivos e aqueles que se consideram menos conseguidos. O artigo termina com um balanço global do PFCM bem como dos desafios que enfrenta. |
id |
RCAP_eee87b8ee9e2f44de89e0da5f4333376 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/882 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O programa de formação contínua em matemática para professores do 1º e 2º ciclo do ensino básicobalanço possívelFormação de pricularofessoresConhecimento matemático, didáctico e curricularReflexãoEste artigo faz um balanço do desenvolvimento do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1.º e 2.º ciclo (PFCM), desde a sua criação em 2005 até à totalidade. O artigo começa por caracterizar o PFCM, especificando os seus objectivos e princípios orientadores, a sua organização e a caracterização e intenção dos diferentes tipos de sessões. É feito um balanço quantitativo e qualitativo do desenvolvimento do PFCM nos últimos quatro anos, bem como enunciados os aspectos considerados mais positivos e aqueles que se consideram menos conseguidos. O artigo termina com um balanço global do PFCM bem como dos desafios que enfrenta.Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLSerrazina, Maria De Lurdes2011-12-15T11:16:25Z2009-062009-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/882porINTERACÇÕES NO. 12, PP. 4-22 (2009)1646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:38:11Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/882Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:11:03.837404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O programa de formação contínua em matemática para professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico balanço possível |
title |
O programa de formação contínua em matemática para professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
O programa de formação contínua em matemática para professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico Serrazina, Maria De Lurdes Formação de pricularofessores Conhecimento matemático, didáctico e curricular Reflexão |
title_short |
O programa de formação contínua em matemática para professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico |
title_full |
O programa de formação contínua em matemática para professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
O programa de formação contínua em matemática para professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
O programa de formação contínua em matemática para professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico |
title_sort |
O programa de formação contínua em matemática para professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico |
author |
Serrazina, Maria De Lurdes |
author_facet |
Serrazina, Maria De Lurdes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serrazina, Maria De Lurdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de pricularofessores Conhecimento matemático, didáctico e curricular Reflexão |
topic |
Formação de pricularofessores Conhecimento matemático, didáctico e curricular Reflexão |
description |
Este artigo faz um balanço do desenvolvimento do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1.º e 2.º ciclo (PFCM), desde a sua criação em 2005 até à totalidade. O artigo começa por caracterizar o PFCM, especificando os seus objectivos e princípios orientadores, a sua organização e a caracterização e intenção dos diferentes tipos de sessões. É feito um balanço quantitativo e qualitativo do desenvolvimento do PFCM nos últimos quatro anos, bem como enunciados os aspectos considerados mais positivos e aqueles que se consideram menos conseguidos. O artigo termina com um balanço global do PFCM bem como dos desafios que enfrenta. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06 2009-06-01T00:00:00Z 2011-12-15T11:16:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/882 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
INTERACÇÕES NO. 12, PP. 4-22 (2009) 1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554044113125376 |