Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs: contributos do caderno da realidade nesse processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Isabel Xavier de Oliveira
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/399
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Diplôme d' Université François Rabelais de Tours
id RCAP_eef07c562babf177484f7b488e38ab15
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/399
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs: contributos do caderno da realidade nesse processoDissertação de mestrado em Ciências da Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Diplôme d' Université François Rabelais de ToursA educação do presente século, prima para uma formação global do sujeito. Isto é, uma formação que compreende um ser como um todo, levando em conta todas as suas dimensões. Esse sujeito se inscreve num contexto de vida desafiador, de onde lhe são requeridas habilidades e competências múltiplas para nele atuar. Nessa perspectiva, o presente estudo trata da reflexão sobre a Formação Integral nas EFAs e, conta para isso com a contribuição de um dos primeiros instrumentos criados na Pedagogia da Alternância, o Caderno da Realidade (mais conhecido em outros países como Caderno da Propriedade), que por sinal encontra-se fragilizado, na EFA em questão. Portanto, falar da Formação Integral bem como do Caderno da Realidade é nos inserirmos num contexto de uma pedagogia diferenciada denominada Pedagogia da Alternância, reportando-nos às suas origens: a das Maisons Familiales Rurales na Europa – França, conhecidas aqui no Brasil como Escolas Famílias Agrícolas, que estabeleceram as bases para a educação almejada, ancorando a formação, no princípio da globalidade da pessoa.Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia & Université François Rabelais de Tours: Département des Sciences de l'Éducation et de la FormationCouceiro, Maria do LoretoRUNRocha, Isabel Xavier de Oliveira2006-07-25T15:26:13Z20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1344257 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/399porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:31:10Zoai:run.unl.pt:10362/399Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:37.089087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs: contributos do caderno da realidade nesse processo
title Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs: contributos do caderno da realidade nesse processo
spellingShingle Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs: contributos do caderno da realidade nesse processo
Rocha, Isabel Xavier de Oliveira
title_short Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs: contributos do caderno da realidade nesse processo
title_full Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs: contributos do caderno da realidade nesse processo
title_fullStr Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs: contributos do caderno da realidade nesse processo
title_full_unstemmed Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs: contributos do caderno da realidade nesse processo
title_sort Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs: contributos do caderno da realidade nesse processo
author Rocha, Isabel Xavier de Oliveira
author_facet Rocha, Isabel Xavier de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Couceiro, Maria do Loreto
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Isabel Xavier de Oliveira
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Diplôme d' Université François Rabelais de Tours
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-01-01T00:00:00Z
2006-07-25T15:26:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/399
url http://hdl.handle.net/10362/399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1344257 bytes
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia & Université François Rabelais de Tours: Département des Sciences de l'Éducation et de la Formation
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia & Université François Rabelais de Tours: Département des Sciences de l'Éducation et de la Formation
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137799138443264