Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs: contributos do caderno da realidade nesse processo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/399 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Diplôme d' Université François Rabelais de Tours |
id |
RCAP_eef07c562babf177484f7b488e38ab15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/399 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs: contributos do caderno da realidade nesse processoDissertação de mestrado em Ciências da Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Diplôme d' Université François Rabelais de ToursA educação do presente século, prima para uma formação global do sujeito. Isto é, uma formação que compreende um ser como um todo, levando em conta todas as suas dimensões. Esse sujeito se inscreve num contexto de vida desafiador, de onde lhe são requeridas habilidades e competências múltiplas para nele atuar. Nessa perspectiva, o presente estudo trata da reflexão sobre a Formação Integral nas EFAs e, conta para isso com a contribuição de um dos primeiros instrumentos criados na Pedagogia da Alternância, o Caderno da Realidade (mais conhecido em outros países como Caderno da Propriedade), que por sinal encontra-se fragilizado, na EFA em questão. Portanto, falar da Formação Integral bem como do Caderno da Realidade é nos inserirmos num contexto de uma pedagogia diferenciada denominada Pedagogia da Alternância, reportando-nos às suas origens: a das Maisons Familiales Rurales na Europa – França, conhecidas aqui no Brasil como Escolas Famílias Agrícolas, que estabeleceram as bases para a educação almejada, ancorando a formação, no princípio da globalidade da pessoa.Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia & Université François Rabelais de Tours: Département des Sciences de l'Éducation et de la FormationCouceiro, Maria do LoretoRUNRocha, Isabel Xavier de Oliveira2006-07-25T15:26:13Z20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1344257 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/399porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:31:10Zoai:run.unl.pt:10362/399Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:37.089087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs: contributos do caderno da realidade nesse processo |
title |
Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs: contributos do caderno da realidade nesse processo |
spellingShingle |
Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs: contributos do caderno da realidade nesse processo Rocha, Isabel Xavier de Oliveira |
title_short |
Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs: contributos do caderno da realidade nesse processo |
title_full |
Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs: contributos do caderno da realidade nesse processo |
title_fullStr |
Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs: contributos do caderno da realidade nesse processo |
title_full_unstemmed |
Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs: contributos do caderno da realidade nesse processo |
title_sort |
Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs: contributos do caderno da realidade nesse processo |
author |
Rocha, Isabel Xavier de Oliveira |
author_facet |
Rocha, Isabel Xavier de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Couceiro, Maria do Loreto RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Isabel Xavier de Oliveira |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Diplôme d' Université François Rabelais de Tours |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003-01-01T00:00:00Z 2006-07-25T15:26:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/399 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1344257 bytes application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia & Université François Rabelais de Tours: Département des Sciences de l'Éducation et de la Formation |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia & Université François Rabelais de Tours: Département des Sciences de l'Éducation et de la Formation |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137799138443264 |