A avaliação das aprendizagens matemáticas dos alunos: que papel na formação inicial para professores do 3º ciclo do ensino básico e secundário?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Gilvanete dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12103
Resumo: As dinãmicas educacionais exigem da sociedade um empenho realístico no desenvolvimento de modelos avaliativos dando responsabilidades aos formandos e formadores. Avaliação no processo de ensino e de aprendizagem assume um papel relevânte para o sucesso educacional baseado no conhecimento profundo exercído pelo professor na prática pedagógica. O presente estudo tem como objetivo geral conhecer como se considera a temática da avaliação do desempenho dos alunos relativamente ás aprendizagens Matemáticas na formação inícial para docente no ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. Em especial o estudo analisa os planos de estudos dos cursos das Universidades públicas portuguesas bem como, identifica se os planos de estudo incluem unidades currículares relativas á avaliação na formação inícial do docente em ensino da Matemática. A abordagem metodologica adotada é qualitativa baseada em análise documental utilizando como instrumento de recolha de dados os planos de estudos das universidades públicas de Portugal ministrando o Curso de Mestrado em Ensino do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. Da análise feita no curso de mestrado em formação de docentes no ensino de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, ministrado nas universidades públicas de Portugal apresentam uma diferenciação de quantidade de unidades currículares ministradas neste curso, recomendando-se que as disciplinas de Didáctica do Ensino tenham maior relevância neste curso sendo também essencial que a temática da avaliação seja considerada, uma vez que parece ausente da maioria dos planos de estudo nas universidades consideradas; ### Abstract: Assessment of students' mathematics learning: What role in initial teacher training 3rd cycle of basic education and secondary Educational dynamics require the company a realistic commitment to develop evaluation models giving responsibilities to trainees and trainers. Assessment in the teaching and learning process plays an important role for educational success based on deep knowledge played by the teacher in their pedagogical practice. The present study aims to describe how it feels to know the theme of assessment of student performance in relation to mathematics learning in initial teacher training in the teaching of Mathematics in the 3rd cycle of basic and secondary education. In particular, the study examines the syllabi of the courses of Portuguese public universities as well as identifies the curricula include courses on evaluation and finally analyses programs of courses that focus on assessment and content covered. The methodological approach adopted is based on qualitative using documentary analysis as a tool for data collection study plans of public universities in Portugal ministering the Master's Degree in Teaching from the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education. The analysis made in the Master's degree in teacher training in mathematics teaching 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, taught in public universities in Portugal show a differentiation of amount of courses taught in this course, recommending that the disciplines of Teaching have greater relevance in this course is also essential that the issue of assessment is considered more as it seems absent from the vast majority of curricula in universities considered.
id RCAP_eef0ee664a71cac527f674d7f99b94d5
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12103
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A avaliação das aprendizagens matemáticas dos alunos: que papel na formação inicial para professores do 3º ciclo do ensino básico e secundário?Educação das aprendizagensFormação inícialProfessores de matemáticaLearning evaluationsInitial trainingMathematic teachersAs dinãmicas educacionais exigem da sociedade um empenho realístico no desenvolvimento de modelos avaliativos dando responsabilidades aos formandos e formadores. Avaliação no processo de ensino e de aprendizagem assume um papel relevânte para o sucesso educacional baseado no conhecimento profundo exercído pelo professor na prática pedagógica. O presente estudo tem como objetivo geral conhecer como se considera a temática da avaliação do desempenho dos alunos relativamente ás aprendizagens Matemáticas na formação inícial para docente no ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. Em especial o estudo analisa os planos de estudos dos cursos das Universidades públicas portuguesas bem como, identifica se os planos de estudo incluem unidades currículares relativas á avaliação na formação inícial do docente em ensino da Matemática. A abordagem metodologica adotada é qualitativa baseada em análise documental utilizando como instrumento de recolha de dados os planos de estudos das universidades públicas de Portugal ministrando o Curso de Mestrado em Ensino do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. Da análise feita no curso de mestrado em formação de docentes no ensino de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, ministrado nas universidades públicas de Portugal apresentam uma diferenciação de quantidade de unidades currículares ministradas neste curso, recomendando-se que as disciplinas de Didáctica do Ensino tenham maior relevância neste curso sendo também essencial que a temática da avaliação seja considerada, uma vez que parece ausente da maioria dos planos de estudo nas universidades consideradas; ### Abstract: Assessment of students' mathematics learning: What role in initial teacher training 3rd cycle of basic education and secondary Educational dynamics require the company a realistic commitment to develop evaluation models giving responsibilities to trainees and trainers. Assessment in the teaching and learning process plays an important role for educational success based on deep knowledge played by the teacher in their pedagogical practice. The present study aims to describe how it feels to know the theme of assessment of student performance in relation to mathematics learning in initial teacher training in the teaching of Mathematics in the 3rd cycle of basic and secondary education. In particular, the study examines the syllabi of the courses of Portuguese public universities as well as identifies the curricula include courses on evaluation and finally analyses programs of courses that focus on assessment and content covered. The methodological approach adopted is based on qualitative using documentary analysis as a tool for data collection study plans of public universities in Portugal ministering the Master's Degree in Teaching from the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education. The analysis made in the Master's degree in teacher training in mathematics teaching 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, taught in public universities in Portugal show a differentiation of amount of courses taught in this course, recommending that the disciplines of Teaching have greater relevance in this course is also essential that the issue of assessment is considered more as it seems absent from the vast majority of curricula in universities considered.Universidade de Évora2014-12-29T17:38:38Z2014-12-292014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12103http://hdl.handle.net/10174/12103TID:201244187porDepartamento de Pedagogia e Educaçãomgilsant@gmail.com671Santos, Maria Gilvanete dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:51Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12103Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:29.161504Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação das aprendizagens matemáticas dos alunos: que papel na formação inicial para professores do 3º ciclo do ensino básico e secundário?
title A avaliação das aprendizagens matemáticas dos alunos: que papel na formação inicial para professores do 3º ciclo do ensino básico e secundário?
spellingShingle A avaliação das aprendizagens matemáticas dos alunos: que papel na formação inicial para professores do 3º ciclo do ensino básico e secundário?
Santos, Maria Gilvanete dos
Educação das aprendizagens
Formação inícial
Professores de matemática
Learning evaluations
Initial training
Mathematic teachers
title_short A avaliação das aprendizagens matemáticas dos alunos: que papel na formação inicial para professores do 3º ciclo do ensino básico e secundário?
title_full A avaliação das aprendizagens matemáticas dos alunos: que papel na formação inicial para professores do 3º ciclo do ensino básico e secundário?
title_fullStr A avaliação das aprendizagens matemáticas dos alunos: que papel na formação inicial para professores do 3º ciclo do ensino básico e secundário?
title_full_unstemmed A avaliação das aprendizagens matemáticas dos alunos: que papel na formação inicial para professores do 3º ciclo do ensino básico e secundário?
title_sort A avaliação das aprendizagens matemáticas dos alunos: que papel na formação inicial para professores do 3º ciclo do ensino básico e secundário?
author Santos, Maria Gilvanete dos
author_facet Santos, Maria Gilvanete dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Gilvanete dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação das aprendizagens
Formação inícial
Professores de matemática
Learning evaluations
Initial training
Mathematic teachers
topic Educação das aprendizagens
Formação inícial
Professores de matemática
Learning evaluations
Initial training
Mathematic teachers
description As dinãmicas educacionais exigem da sociedade um empenho realístico no desenvolvimento de modelos avaliativos dando responsabilidades aos formandos e formadores. Avaliação no processo de ensino e de aprendizagem assume um papel relevânte para o sucesso educacional baseado no conhecimento profundo exercído pelo professor na prática pedagógica. O presente estudo tem como objetivo geral conhecer como se considera a temática da avaliação do desempenho dos alunos relativamente ás aprendizagens Matemáticas na formação inícial para docente no ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. Em especial o estudo analisa os planos de estudos dos cursos das Universidades públicas portuguesas bem como, identifica se os planos de estudo incluem unidades currículares relativas á avaliação na formação inícial do docente em ensino da Matemática. A abordagem metodologica adotada é qualitativa baseada em análise documental utilizando como instrumento de recolha de dados os planos de estudos das universidades públicas de Portugal ministrando o Curso de Mestrado em Ensino do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. Da análise feita no curso de mestrado em formação de docentes no ensino de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, ministrado nas universidades públicas de Portugal apresentam uma diferenciação de quantidade de unidades currículares ministradas neste curso, recomendando-se que as disciplinas de Didáctica do Ensino tenham maior relevância neste curso sendo também essencial que a temática da avaliação seja considerada, uma vez que parece ausente da maioria dos planos de estudo nas universidades consideradas; ### Abstract: Assessment of students' mathematics learning: What role in initial teacher training 3rd cycle of basic education and secondary Educational dynamics require the company a realistic commitment to develop evaluation models giving responsibilities to trainees and trainers. Assessment in the teaching and learning process plays an important role for educational success based on deep knowledge played by the teacher in their pedagogical practice. The present study aims to describe how it feels to know the theme of assessment of student performance in relation to mathematics learning in initial teacher training in the teaching of Mathematics in the 3rd cycle of basic and secondary education. In particular, the study examines the syllabi of the courses of Portuguese public universities as well as identifies the curricula include courses on evaluation and finally analyses programs of courses that focus on assessment and content covered. The methodological approach adopted is based on qualitative using documentary analysis as a tool for data collection study plans of public universities in Portugal ministering the Master's Degree in Teaching from the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education. The analysis made in the Master's degree in teacher training in mathematics teaching 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, taught in public universities in Portugal show a differentiation of amount of courses taught in this course, recommending that the disciplines of Teaching have greater relevance in this course is also essential that the issue of assessment is considered more as it seems absent from the vast majority of curricula in universities considered.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-29T17:38:38Z
2014-12-29
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12103
http://hdl.handle.net/10174/12103
TID:201244187
url http://hdl.handle.net/10174/12103
identifier_str_mv TID:201244187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
mgilsant@gmail.com
671
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540069199872