Estudo do efeito moderador do empowerment estrutural na relação entre o engagement e a transferência de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Inês Soares
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4159
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_eef4bed7c2ab31084ec31b539b2db82d
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4159
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo do efeito moderador do empowerment estrutural na relação entre o engagement e a transferência de aprendizagemTransferência de aprendizagemEngagementEmpowerment estruturalLearning transferStructural empowermentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioUm dos maiores desafios aos investimentos das organizações na área da formação é a avaliação da sua transferência para o local de trabalho. De acordo com a literatura, menos de 20% das competências e conhecimentos adquiridos nas formações são utilizados nos postos de trabalho (Devos, Dumay, Bonnamy, Bates & Holton III, 2007). A presente investigação procurou estudar se colaboradores engaged com o seu trabalho e com uma percepção de existência de apoio, informação, recursos e oportunidades por parte organização a que pertencem, realizam uma maior transferência de aprendizagem. Para tal, formularam-se as seguintes hipóteses, H1, o Engagement no trabalho tem um impacto positivo na Transferência de Aprendizagem e H2, A percepção de Empowerment Estrutural exerce um efeito moderador na relação entre o Engagement e a Transferência de aprendizagem A presente investigação envolveu um total de 105 participantes, que frequentaram uma formação ou workshop, cujo tema incidiu sobre as tarefas que executa, e nos tempos em que esta decorreu estavam inseridas na população activa. Os resultados obtidos sugerem que o empowerment estrutural está associado à transferência de aprendizagem e que o engagement não actua como preditor desta. Contudo, quando o engagement se encontra associado ao empowerment estrutural verifica-se a ocorrência de efeitos moderadores significativos, confirmando-se que que os recursos, oportunidades, apoio e informação disponibilizados pela organização são peças chave no processo de transferência de aprendizagem.ABSTRACT: One of the biggest challenges regarding training is the transfer of the newly learned skills to the workplace. According to the practitioners, less than 20 per cent of the skills and knowledge acquired in training are used on the job (Devos, Dumay, Bonnamy, Bates & Holton III, 2007). The main objective of the following investigation is to explore if engaged worker with higher perceptions of support, information, resources and opportunities from the employer organization are more willing to develop a greater learning transfer. Subsequently, in order to find these relationships, two hypotheses were developed, such as, H1, Work Engagement as a positive impact in Learning Transfer and H2, Structural Empowerment has a moderator effect in the relationship between Work Engagement and Learning Transfer. A total of 105 trainees involved in formal training activities were invited to participate in this study. Results suggest that Structural Empowerment has a significant effect in Learning Transfer and that Engagement by itself is not a significant predictor of Learning Transfer. However, when Engagement is associated with Structural Empowerment there are always significant influences in Learning Transfer. Therefore it is possible to conclude that the resources, opportunities, support and information available at the organization are pivotal to Learning Transfer.Oliveira, Teresa Cristina Clímaco Monteiro d'Repositório do ISPALourenço, Inês Soares2015-12-05T11:53:00Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4159201054442porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:54Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:59.104495Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do efeito moderador do empowerment estrutural na relação entre o engagement e a transferência de aprendizagem
title Estudo do efeito moderador do empowerment estrutural na relação entre o engagement e a transferência de aprendizagem
spellingShingle Estudo do efeito moderador do empowerment estrutural na relação entre o engagement e a transferência de aprendizagem
Lourenço, Inês Soares
Transferência de aprendizagem
Engagement
Empowerment estrutural
Learning transfer
Structural empowerment
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Estudo do efeito moderador do empowerment estrutural na relação entre o engagement e a transferência de aprendizagem
title_full Estudo do efeito moderador do empowerment estrutural na relação entre o engagement e a transferência de aprendizagem
title_fullStr Estudo do efeito moderador do empowerment estrutural na relação entre o engagement e a transferência de aprendizagem
title_full_unstemmed Estudo do efeito moderador do empowerment estrutural na relação entre o engagement e a transferência de aprendizagem
title_sort Estudo do efeito moderador do empowerment estrutural na relação entre o engagement e a transferência de aprendizagem
author Lourenço, Inês Soares
author_facet Lourenço, Inês Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Teresa Cristina Clímaco Monteiro d'
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Inês Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Transferência de aprendizagem
Engagement
Empowerment estrutural
Learning transfer
Structural empowerment
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Transferência de aprendizagem
Engagement
Empowerment estrutural
Learning transfer
Structural empowerment
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-05T11:53:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/4159
201054442
url http://hdl.handle.net/10400.12/4159
identifier_str_mv 201054442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130081144078336