Relatório de prática profissional e projeto de intervenção : a improvisação como estratégia de aprendizagem musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Óscar Manuel Soares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/31789
Resumo: A improvisação não faz, apesar da sua importância histórica e do seu potencial pedagógico, parte do ensino de música erudita na tradição ocidental, pelo menos a um nível estrutural. Partindo do reconhecimento dos potenciais benefícios associados a esta prática, este projeto de intervenção tem como objeto proporcionar aos alunos de ATC do CMSM, no ano letivo de 2017/18, um conjunto de experiências no campo da improvisação, sob a forma de atividades a realizar em contexto de sala de aula, com posterior apresentação pública. Os objetivos são desenvolver a criatividade, trabalhar o ouvido, promover a reflexão, criar um contexto criativo que resulte em obras musicais próprias e testar o aumento dos seus níveis de concentração. Para analisar o seu sucesso recorremos a três indicadores: foram aplicados dois questionários, um no início do processo e outro no fim, com o intuito de recolher dados quantitativos e qualitativos sobre a perceção dos alunos; foram criados registos audiovisuais durante as aulas e as sessões, que foram analisados; a apresentação pública foi gravada e analisada, e recolhida a validação de docentes do CMSM que assistiram à mesma. Os resultados são muito encorajadores e sugerem que todos os objetivos foram alcançados. Os materiais de apoio desenvolvidos estão, agora, disponíveis publicamente no endereço web www.improvisar.net.
id RCAP_eefea7c924c3639527ed57f6e2b713de
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31789
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de prática profissional e projeto de intervenção : a improvisação como estratégia de aprendizagem musicalImprovisaçãoComposiçãoAnáliseEnsino de músicaImprovisationCompositionAnalysisMusic teachingDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA improvisação não faz, apesar da sua importância histórica e do seu potencial pedagógico, parte do ensino de música erudita na tradição ocidental, pelo menos a um nível estrutural. Partindo do reconhecimento dos potenciais benefícios associados a esta prática, este projeto de intervenção tem como objeto proporcionar aos alunos de ATC do CMSM, no ano letivo de 2017/18, um conjunto de experiências no campo da improvisação, sob a forma de atividades a realizar em contexto de sala de aula, com posterior apresentação pública. Os objetivos são desenvolver a criatividade, trabalhar o ouvido, promover a reflexão, criar um contexto criativo que resulte em obras musicais próprias e testar o aumento dos seus níveis de concentração. Para analisar o seu sucesso recorremos a três indicadores: foram aplicados dois questionários, um no início do processo e outro no fim, com o intuito de recolher dados quantitativos e qualitativos sobre a perceção dos alunos; foram criados registos audiovisuais durante as aulas e as sessões, que foram analisados; a apresentação pública foi gravada e analisada, e recolhida a validação de docentes do CMSM que assistiram à mesma. Os resultados são muito encorajadores e sugerem que todos os objetivos foram alcançados. Os materiais de apoio desenvolvidos estão, agora, disponíveis publicamente no endereço web www.improvisar.net.Improvisation isn’t, at least on a structural level, a part of traditional western art music teaching, despite its historical significance and pedagogical potential. Starting from recognizing the potential benefits associated to this practice, this project’s object is to provide CMSM’s Music Composition and Analysis students, on the 2017/18 school year, with a set of improvisation related experiences, under the shape of activities to be developed in the context of the classroom, followed by a public presentation. Its objectives are developing creativity, training the ear, promoting thought and reflection, creating a creative context that results in the students’ own musical works, and testing the increment of their focus levels. In order to measure its success, we used three indicators: we applied two questionnaires, one at the beginning of the process and another at the end, with the aim of collecting quantitative and qualitative data on the students’ perception; audio-visual recordings of the activities during classes were created and analysed; the public presentation was recorded and analysed, and the validation from CMSM teachers who attended it was attained. The results are very encouraging and suggest that all the objectives were metDawa, Ana Sofia Almeida Sá SerraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRodrigues, Óscar Manuel Soares2021-01-27T11:58:51Z2018-07-2420182018-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31789TID:202012492porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:14Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31789Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:35.069385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de prática profissional e projeto de intervenção : a improvisação como estratégia de aprendizagem musical
title Relatório de prática profissional e projeto de intervenção : a improvisação como estratégia de aprendizagem musical
spellingShingle Relatório de prática profissional e projeto de intervenção : a improvisação como estratégia de aprendizagem musical
Rodrigues, Óscar Manuel Soares
Improvisação
Composição
Análise
Ensino de música
Improvisation
Composition
Analysis
Music teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Relatório de prática profissional e projeto de intervenção : a improvisação como estratégia de aprendizagem musical
title_full Relatório de prática profissional e projeto de intervenção : a improvisação como estratégia de aprendizagem musical
title_fullStr Relatório de prática profissional e projeto de intervenção : a improvisação como estratégia de aprendizagem musical
title_full_unstemmed Relatório de prática profissional e projeto de intervenção : a improvisação como estratégia de aprendizagem musical
title_sort Relatório de prática profissional e projeto de intervenção : a improvisação como estratégia de aprendizagem musical
author Rodrigues, Óscar Manuel Soares
author_facet Rodrigues, Óscar Manuel Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dawa, Ana Sofia Almeida Sá Serra
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Óscar Manuel Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Improvisação
Composição
Análise
Ensino de música
Improvisation
Composition
Analysis
Music teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Improvisação
Composição
Análise
Ensino de música
Improvisation
Composition
Analysis
Music teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description A improvisação não faz, apesar da sua importância histórica e do seu potencial pedagógico, parte do ensino de música erudita na tradição ocidental, pelo menos a um nível estrutural. Partindo do reconhecimento dos potenciais benefícios associados a esta prática, este projeto de intervenção tem como objeto proporcionar aos alunos de ATC do CMSM, no ano letivo de 2017/18, um conjunto de experiências no campo da improvisação, sob a forma de atividades a realizar em contexto de sala de aula, com posterior apresentação pública. Os objetivos são desenvolver a criatividade, trabalhar o ouvido, promover a reflexão, criar um contexto criativo que resulte em obras musicais próprias e testar o aumento dos seus níveis de concentração. Para analisar o seu sucesso recorremos a três indicadores: foram aplicados dois questionários, um no início do processo e outro no fim, com o intuito de recolher dados quantitativos e qualitativos sobre a perceção dos alunos; foram criados registos audiovisuais durante as aulas e as sessões, que foram analisados; a apresentação pública foi gravada e analisada, e recolhida a validação de docentes do CMSM que assistiram à mesma. Os resultados são muito encorajadores e sugerem que todos os objetivos foram alcançados. Os materiais de apoio desenvolvidos estão, agora, disponíveis publicamente no endereço web www.improvisar.net.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-24
2018
2018-07-24T00:00:00Z
2021-01-27T11:58:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/31789
TID:202012492
url http://hdl.handle.net/10400.14/31789
identifier_str_mv TID:202012492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131971143598080