Modelos sustentáveis de preços de transferência: um caso pedagógico em contexto profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, A. I.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mandeiro, S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20988
Resumo: O objetivo deste trabalho é, através da criação de um Caso Pedagógico, explorar a problemática dos preços de transferência num contexto de internacionalização de um Grupo económico. Desta forma, pretende-se demonstrar a profissionais, a executivos, a estudantes, e a demais interessados, as principais problemáticas, possíveis soluções e análises críticas relativos a preços de transferência. Esta área de estudo é multidisciplinar, integrando-se no domínio da Contabilidade financeira (recolha, tratamento e divulgação de dados sobre posição financeira e performance), da Fiscalidade (reconhecimento e reporte de efeitos fiscais) e do Controlo de Gestão (alinhamento, monitorização e avaliação de desempenho). Assim, no ponto 1 apresenta-se o Caso Pedagógico, suportado num contexto empresarial, dirigido a profissionais, executivos ou estudantes, evidenciando toda a problemática. No ponto 2 expõe-se a Nota Pedagógica, onde se identifica o público-alvo e objetivos, a revisão de literatura (onde se apresenta o conhecimento técnico e teórico mínimo que um profissional precisa de obter), as ferramentas de análise do Caso e plano de animação (na eventualidade de se pretender que este Caso seja apresentando numa formação para uma audiência diversa), e, de seguida, a proposta de solução das questões evidenciadas no ponto 1. Por fim, o ponto 3 conclui, salientando as principais ilações a reter deste Caso num contexto empresarial.
id RCAP_ef160958bc5bca4cecbfad2b9fbf162f
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20988
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelos sustentáveis de preços de transferência: um caso pedagógico em contexto profissionalO objetivo deste trabalho é, através da criação de um Caso Pedagógico, explorar a problemática dos preços de transferência num contexto de internacionalização de um Grupo económico. Desta forma, pretende-se demonstrar a profissionais, a executivos, a estudantes, e a demais interessados, as principais problemáticas, possíveis soluções e análises críticas relativos a preços de transferência. Esta área de estudo é multidisciplinar, integrando-se no domínio da Contabilidade financeira (recolha, tratamento e divulgação de dados sobre posição financeira e performance), da Fiscalidade (reconhecimento e reporte de efeitos fiscais) e do Controlo de Gestão (alinhamento, monitorização e avaliação de desempenho). Assim, no ponto 1 apresenta-se o Caso Pedagógico, suportado num contexto empresarial, dirigido a profissionais, executivos ou estudantes, evidenciando toda a problemática. No ponto 2 expõe-se a Nota Pedagógica, onde se identifica o público-alvo e objetivos, a revisão de literatura (onde se apresenta o conhecimento técnico e teórico mínimo que um profissional precisa de obter), as ferramentas de análise do Caso e plano de animação (na eventualidade de se pretender que este Caso seja apresentando numa formação para uma audiência diversa), e, de seguida, a proposta de solução das questões evidenciadas no ponto 1. Por fim, o ponto 3 conclui, salientando as principais ilações a reter deste Caso num contexto empresarial.APOTEC2020-12-17T15:22:36Z2019-01-01T00:00:00Z20192020-04-25T13:02:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/20988por0870-8789Lopes, A. I.Mandeiro, S.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:59:57Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:31:37.875034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelos sustentáveis de preços de transferência: um caso pedagógico em contexto profissional
title Modelos sustentáveis de preços de transferência: um caso pedagógico em contexto profissional
spellingShingle Modelos sustentáveis de preços de transferência: um caso pedagógico em contexto profissional
Lopes, A. I.
title_short Modelos sustentáveis de preços de transferência: um caso pedagógico em contexto profissional
title_full Modelos sustentáveis de preços de transferência: um caso pedagógico em contexto profissional
title_fullStr Modelos sustentáveis de preços de transferência: um caso pedagógico em contexto profissional
title_full_unstemmed Modelos sustentáveis de preços de transferência: um caso pedagógico em contexto profissional
title_sort Modelos sustentáveis de preços de transferência: um caso pedagógico em contexto profissional
author Lopes, A. I.
author_facet Lopes, A. I.
Mandeiro, S.
author_role author
author2 Mandeiro, S.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, A. I.
Mandeiro, S.
description O objetivo deste trabalho é, através da criação de um Caso Pedagógico, explorar a problemática dos preços de transferência num contexto de internacionalização de um Grupo económico. Desta forma, pretende-se demonstrar a profissionais, a executivos, a estudantes, e a demais interessados, as principais problemáticas, possíveis soluções e análises críticas relativos a preços de transferência. Esta área de estudo é multidisciplinar, integrando-se no domínio da Contabilidade financeira (recolha, tratamento e divulgação de dados sobre posição financeira e performance), da Fiscalidade (reconhecimento e reporte de efeitos fiscais) e do Controlo de Gestão (alinhamento, monitorização e avaliação de desempenho). Assim, no ponto 1 apresenta-se o Caso Pedagógico, suportado num contexto empresarial, dirigido a profissionais, executivos ou estudantes, evidenciando toda a problemática. No ponto 2 expõe-se a Nota Pedagógica, onde se identifica o público-alvo e objetivos, a revisão de literatura (onde se apresenta o conhecimento técnico e teórico mínimo que um profissional precisa de obter), as ferramentas de análise do Caso e plano de animação (na eventualidade de se pretender que este Caso seja apresentando numa formação para uma audiência diversa), e, de seguida, a proposta de solução das questões evidenciadas no ponto 1. Por fim, o ponto 3 conclui, salientando as principais ilações a reter deste Caso num contexto empresarial.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2020-12-17T15:22:36Z
2020-04-25T13:02:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/20988
url http://hdl.handle.net/10071/20988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0870-8789
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv APOTEC
publisher.none.fl_str_mv APOTEC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134878032199680