Notícias e smartphones: práticas e consumos mediáticos digitais dos jovens universitários portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ligeiro, Filipe Emanuel Parreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/5505
Resumo: A associação do jornalismo contemporâneo às novas tecnologias é inequívoca. Trata-se de uma fusão que assenta na ubiquidade e portabilidade, características que contribuíram com mudanças no modus operandi dos media e, consequentemente, dos seus profissionais, num esforço de corresponderem às exigências de uma nova audiência, assídua no meio digital e assente nos dispositivos móveis, justificando-se o surgimento do jornalismo móvel. Nesta investigação, abordamos os jovens universitários, integrando-os como membros da Geração Z – criados a par com diversas transformações tecnológicas, que acentuaram a sua presença no ciberespaço –, explorando a sua relação com os meios de comunicação social e aprofundando as suas práticas mediáticas específicas via smartphone. Através da aplicação de um inquérito por questionário e análise dos resultados por métodos estatísticos quantitativos, os resultados sugerem, embora encarados como despreocupados, que este grupo possui interesse em manterse informado, utilizando o smartphone como dispositivo predileto para aceder a informações noticiosas e os websites/redes sociais (não se concentrando unicamente numa só plataforma) como medium para contactar com elas, contudo, é reconhecida a existência de uma falta de interesse generalizada entre os seus pares. Os dados apontam ainda para um consumo misto dos media: quer por livre iniciativa (Pull) – em que vão ao encontro dos conteúdos –, quer por iniciativa alheia (Push) – onde se deparam com as informações, involuntariamente.
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