Redescobrindo a enfermagem de saúde mental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2714 |
Resumo: | O presente relatório está inserido no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria tendo como objetivos a descrição das atividades desenvolvidas e a demonstração das competências e o planeamento, desenvolvimento, comunicação e apresentação de resultados de evidência. As atividades descritas reportam-se aos ensinos clínicos realizados no Centro de Saúde Arnaldo Sampaio e no Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatra e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém bem como à experiência de prática especializada realizada desde então no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Leiria. Foi adotada uma metodologia descritiva e crítico-reflexiva que pretende partir do conhecimento científico existente para a prática clínica e desta para as competências desenvolvidas com a realização de cada uma das atividades. Realizou-se uma breve contextualização teórica seguida de uma caraterização dos contextos da prática especializada e de uma análise crítico-reflexiva sobre as competências desenvolvidas. Foi ainda realizada uma reflexão sobre limites e desafios futuros para a prática especializada. Apresentou-se um estudo de investigação intitulado “A utilização de metodologia B-learning numa intervenção psicoeducativa com doentes deprimidos”, que pretendeu determinar o nível de depressão e de conhecimentos sobre a mesma, antes e após a realização da intervenção psicoeducativa com recurso à metodologia B-learning. A intervenção realizada permitiu melhorar os níveis de depressão e os conhecimentos da participante, dando mostras que a metodologia B-learning possa ser utilizada com sucesso em intervenções psicoeducativas. |
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