Sistema de Localização Subaquático para Veículos Autónomos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Bruno Lopes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10605
Resumo: A necessidade de exploração e mineração no meio subaquático desencadeou, de alguma forma, uma acentuada evolução nas tecnologias e no desenvolvimento de veículos autónomos que opere nesse tipo de ambientes. A autonomia nas operações encontra-se, inteiramente, relacionada com o sistema de localização e é nesse sentido que o desenvolvimento desta dissertação se foca. Os resultados obtidos com o presente estudo pretendem constituir um contributo para a obtenção de maior precisão e exatidão na performance de um sistema de localização subaquático. Neste sentido, são estudados dois aspetos fundamentais para um sistema de localização ser robusto e preciso, sendo eles a fusão sensorial e a calibração. A fusão sensorial consistiu em utilizar um EKF com dados sensoriais do DVL, USBL, acelerómetros e sensor de pressão para estimar a localização. No entanto, para a realização da fusão sensorial, os sensores necessitam de ser calibrados, pois o desalinhamento entre os diversos sensores produz influência negativamente no sistema de localização. Assim sendo, foi desenvolvido um sistema de calibração para minimizar esse problema. As Minas subaquáticas, é um dos principais locais de operação para UUV para o INESC TEC, no entanto, as Minas apresentam distorções magnéticas sendo uma grande dificuldade para os sistemas de localização tradicionais. Deste modo, foi proposto um modelo para a obtenção da atitude sem recurso aos magnetómetros evitando a essas distorções. Por fim, com o intuito de efetuar a validação dos algoritmos desenvolvidos foram realizados datasets para comprovar a eficiência do sistema de localização subaquático proposto. Os resultados obtidos com o sistema desenvolvido neste estudo, quando comparados com o ground truth apresentaram erros inferiores a meio metro na posição estimada e 0.1 graus na orientação estimada, ao longo de um percurso de 722 m com uma duração de 10 minutos. É de salientar que o filtro probabilístico demonstrou-se robusto mesmo com a existência de algumas falhas na obtenção das medidas dos sensores acústicos.
id RCAP_ef6060cb2b90b2757bb5108bcbafaa60
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10605
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sistema de Localização Subaquático para Veículos AutónomosLocalização subaquáticaUSBLDVLCalibração DVLCalibração USBLFusão sensorialAHRSEKFUnderwater LocalizationCalibration DVLCalibration USBLData FusionTelecomunicaçõesA necessidade de exploração e mineração no meio subaquático desencadeou, de alguma forma, uma acentuada evolução nas tecnologias e no desenvolvimento de veículos autónomos que opere nesse tipo de ambientes. A autonomia nas operações encontra-se, inteiramente, relacionada com o sistema de localização e é nesse sentido que o desenvolvimento desta dissertação se foca. Os resultados obtidos com o presente estudo pretendem constituir um contributo para a obtenção de maior precisão e exatidão na performance de um sistema de localização subaquático. Neste sentido, são estudados dois aspetos fundamentais para um sistema de localização ser robusto e preciso, sendo eles a fusão sensorial e a calibração. A fusão sensorial consistiu em utilizar um EKF com dados sensoriais do DVL, USBL, acelerómetros e sensor de pressão para estimar a localização. No entanto, para a realização da fusão sensorial, os sensores necessitam de ser calibrados, pois o desalinhamento entre os diversos sensores produz influência negativamente no sistema de localização. Assim sendo, foi desenvolvido um sistema de calibração para minimizar esse problema. As Minas subaquáticas, é um dos principais locais de operação para UUV para o INESC TEC, no entanto, as Minas apresentam distorções magnéticas sendo uma grande dificuldade para os sistemas de localização tradicionais. Deste modo, foi proposto um modelo para a obtenção da atitude sem recurso aos magnetómetros evitando a essas distorções. Por fim, com o intuito de efetuar a validação dos algoritmos desenvolvidos foram realizados datasets para comprovar a eficiência do sistema de localização subaquático proposto. Os resultados obtidos com o sistema desenvolvido neste estudo, quando comparados com o ground truth apresentaram erros inferiores a meio metro na posição estimada e 0.1 graus na orientação estimada, ao longo de um percurso de 722 m com uma duração de 10 minutos. É de salientar que o filtro probabilístico demonstrou-se robusto mesmo com a existência de algumas falhas na obtenção das medidas dos sensores acústicos.The need to explore and mine underwater has triggered, in some ways, a pronounced evolution of the technologies and the development of autonomous vehicles which could operate in that type of environment. The operations autonomy is entirely related with the localization system and this thesis is focused in that sense. The results we obtained with the present study aim to contribute to the process of obtaining a higher precision and accuracy in the performance of an underwater localization system. In this sense, we study two fundamental features for the robustness and precision of a localization system: multiple sensor fusion and system calibration. An Extended Kalman Filter was used to fuse the sensor data from Doppler Velocity Log, Ultra-short baseline, accelerometers and a pressure sensor to estimate the position. However, in order to perform the sensorial fusion, the sensors need to be calibrated since the misalignment between the different sensors produces negative effects on the localization system. Thus, we have developed a calibration system to decimate this problem. The underwater mines, one of the means of operation for the autonomous vehicles used in some ongoing projects at the INESC TEC's Centre for Robotics and Autonomous Systems, present very hostile characteristics with high magnetic distortions. This being the case, we have proposed a model to obtain the attitude without resorting to the magnetometers which would be immune to these distortions. Lastly, in order to validate the algorithms we have developed, we have performed datasets to prove the eficiency of the underwater localization system we propose. The results we obtained with the system we have developed in this study, when compared to the ground truth, presented errors which were inferior to half a meter in the estimated position and 0.1 degrees in the estimated orientation, through a route of 722 meters with a duration of 10 minutes. We should emphasize that the probabilistic filter proved to be robust even with the existence of some aws while obtaining the measurements of the acoustic sensors.Almeida, José Miguel Soares deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMatias, Bruno Lopes2017-12-14T12:05:35Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10605TID:201749351porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:52:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10605Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:59.870901Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sistema de Localização Subaquático para Veículos Autónomos
title Sistema de Localização Subaquático para Veículos Autónomos
spellingShingle Sistema de Localização Subaquático para Veículos Autónomos
Matias, Bruno Lopes
Localização subaquática
USBL
DVL
Calibração DVL
Calibração USBL
Fusão sensorial
AHRS
EKF
Underwater Localization
Calibration DVL
Calibration USBL
Data Fusion
Telecomunicações
title_short Sistema de Localização Subaquático para Veículos Autónomos
title_full Sistema de Localização Subaquático para Veículos Autónomos
title_fullStr Sistema de Localização Subaquático para Veículos Autónomos
title_full_unstemmed Sistema de Localização Subaquático para Veículos Autónomos
title_sort Sistema de Localização Subaquático para Veículos Autónomos
author Matias, Bruno Lopes
author_facet Matias, Bruno Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, José Miguel Soares de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Bruno Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Localização subaquática
USBL
DVL
Calibração DVL
Calibração USBL
Fusão sensorial
AHRS
EKF
Underwater Localization
Calibration DVL
Calibration USBL
Data Fusion
Telecomunicações
topic Localização subaquática
USBL
DVL
Calibração DVL
Calibração USBL
Fusão sensorial
AHRS
EKF
Underwater Localization
Calibration DVL
Calibration USBL
Data Fusion
Telecomunicações
description A necessidade de exploração e mineração no meio subaquático desencadeou, de alguma forma, uma acentuada evolução nas tecnologias e no desenvolvimento de veículos autónomos que opere nesse tipo de ambientes. A autonomia nas operações encontra-se, inteiramente, relacionada com o sistema de localização e é nesse sentido que o desenvolvimento desta dissertação se foca. Os resultados obtidos com o presente estudo pretendem constituir um contributo para a obtenção de maior precisão e exatidão na performance de um sistema de localização subaquático. Neste sentido, são estudados dois aspetos fundamentais para um sistema de localização ser robusto e preciso, sendo eles a fusão sensorial e a calibração. A fusão sensorial consistiu em utilizar um EKF com dados sensoriais do DVL, USBL, acelerómetros e sensor de pressão para estimar a localização. No entanto, para a realização da fusão sensorial, os sensores necessitam de ser calibrados, pois o desalinhamento entre os diversos sensores produz influência negativamente no sistema de localização. Assim sendo, foi desenvolvido um sistema de calibração para minimizar esse problema. As Minas subaquáticas, é um dos principais locais de operação para UUV para o INESC TEC, no entanto, as Minas apresentam distorções magnéticas sendo uma grande dificuldade para os sistemas de localização tradicionais. Deste modo, foi proposto um modelo para a obtenção da atitude sem recurso aos magnetómetros evitando a essas distorções. Por fim, com o intuito de efetuar a validação dos algoritmos desenvolvidos foram realizados datasets para comprovar a eficiência do sistema de localização subaquático proposto. Os resultados obtidos com o sistema desenvolvido neste estudo, quando comparados com o ground truth apresentaram erros inferiores a meio metro na posição estimada e 0.1 graus na orientação estimada, ao longo de um percurso de 722 m com uma duração de 10 minutos. É de salientar que o filtro probabilístico demonstrou-se robusto mesmo com a existência de algumas falhas na obtenção das medidas dos sensores acústicos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-12-14T12:05:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10605
TID:201749351
url http://hdl.handle.net/10400.22/10605
identifier_str_mv TID:201749351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131405488226304