Normalidade e controlo social: Enquadramento sociológico de subjetividades neurodivergentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/31059 |
Resumo: | A partir do enquadramento da normalidade enquanto fenómeno social, exploramos o papel de controlo desempenhado por mecanismos institucionais. Para este efeito, consideram-se os processos de estandardização e marginalização no contexto escolar e a sua articulação com categorias biomédicas. Assim, a Perturbação do Espetro do Autismo e a Perturbação de Défice de Atenção e Hiperatividade são enquadradas como taxonomias comportamentais com potencialidades explicativas na função de categorias sociais. Através da análise qualitativa das experiências subjetivas de indivíduos diagnosticados e autodiagnosticados com PEA e PDAH, examinamos como o controlo social para a normalidade afeta a construção de identidades, a perceção e os modos de interação social destes sujeitos. |
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Normalidade e controlo social: Enquadramento sociológico de subjetividades neurodivergentesControlo social -- Social controlNormalidadeNeurodiversidadeEducação -- EducationNormalityNeurodiversityA partir do enquadramento da normalidade enquanto fenómeno social, exploramos o papel de controlo desempenhado por mecanismos institucionais. Para este efeito, consideram-se os processos de estandardização e marginalização no contexto escolar e a sua articulação com categorias biomédicas. Assim, a Perturbação do Espetro do Autismo e a Perturbação de Défice de Atenção e Hiperatividade são enquadradas como taxonomias comportamentais com potencialidades explicativas na função de categorias sociais. Através da análise qualitativa das experiências subjetivas de indivíduos diagnosticados e autodiagnosticados com PEA e PDAH, examinamos como o controlo social para a normalidade afeta a construção de identidades, a perceção e os modos de interação social destes sujeitos.Within the framework of normality as a social phenomenon, we investigate the role of control exerted by institutional mechanisms. To do so, we consider processes of standardization and marginalization in the educational context and their connection with biomedical categories. In this context, Autism Spectrum Disorder and Attention Deficit Hyperactivity Disorder are framed as behavioral taxonomies with explanatory potential as social categories. Through qualitative analysis of the subjective experiences of individuals diagnosed and self-diagnosed with ASD and ADHD, we examine how social control for normality affects the construction of identities, perception, and the means of social interaction of these subjects.2024-02-16T12:31:39Z2023-11-17T00:00:00Z2023-11-172023-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/31059TID:203492846porSimões, Noa Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:17:02Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/31059Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:38.709901Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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