O impacto de uma intervenção breve na gratidão na diminuição do stress e burnout em estudantes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Vilma Gomes da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/3647
Resumo: O contexto universitário encerra múltiplos desafios, envolvendo níveis elevados de stress, que podem levar ao burnout. O objetivo principal deste estudo é desenvolver e testar a eficácia de uma intervenção breve online focada na gratidão na diminuição do stress e do burnout e promoção da saúde mental em estudantes do ensino superior. Este estudo quasi-experimental envolve a participação de 117 estudantes universitários, dos quais 68 aceitaram participar voluntariamente numa intervenção de 4 semanas, sendo aleatoriamente alocados num dos dois grupos de intervenção – focado na gratidão (n = 32) e focado na compaixão (n = 36). Os participantes consideraram as práticas muito uteis e reportaram elevada motivação, embora a frequência das práticas tenha sido reduzida. Os resultados evidenciam a não existência de diferenças entre os dois grupos de intervenção no pré e pós-teste. Por outro lado, os resultados mostram que a intervenção da gratidão foi eficaz ao promover a melhoria da saúde mental e da autocompaixão, e redução do stress dos estudantes universitários, sendo as diferenças de magnitude grande. Apesar de ser um estudo piloto, este estudo salienta a pertinência e aceitabilidade deste tipo de intervenção à distância focada nas práticas de gratidão na promoção do bem-estar na população universitária.
id RCAP_ef6f52fe5b5a02390aab23d70ef8995a
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/3647
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O impacto de uma intervenção breve na gratidão na diminuição do stress e burnout em estudantes do ensino superiorIntervenção onlineGratidãoStressBurnoutEstudantes universitáriosO contexto universitário encerra múltiplos desafios, envolvendo níveis elevados de stress, que podem levar ao burnout. O objetivo principal deste estudo é desenvolver e testar a eficácia de uma intervenção breve online focada na gratidão na diminuição do stress e do burnout e promoção da saúde mental em estudantes do ensino superior. Este estudo quasi-experimental envolve a participação de 117 estudantes universitários, dos quais 68 aceitaram participar voluntariamente numa intervenção de 4 semanas, sendo aleatoriamente alocados num dos dois grupos de intervenção – focado na gratidão (n = 32) e focado na compaixão (n = 36). Os participantes consideraram as práticas muito uteis e reportaram elevada motivação, embora a frequência das práticas tenha sido reduzida. Os resultados evidenciam a não existência de diferenças entre os dois grupos de intervenção no pré e pós-teste. Por outro lado, os resultados mostram que a intervenção da gratidão foi eficaz ao promover a melhoria da saúde mental e da autocompaixão, e redução do stress dos estudantes universitários, sendo as diferenças de magnitude grande. Apesar de ser um estudo piloto, este estudo salienta a pertinência e aceitabilidade deste tipo de intervenção à distância focada nas práticas de gratidão na promoção do bem-estar na população universitária.The university context can be challenging, involving high levels of stress, which can lead to burnout. The main objective of this study was to develop and test the effectiveness of a brief online intervention focused on gratitude to reduce stress and burnout and promote mental health in university students. This quasi-experimental study involved 117 university students, of whom 68 agreed to participate voluntarily in a 4-week intervention, being randomly allocated in one of the two intervention groups – focused on gratitude (n = 32) and focused on compassion (n = 36). Participants considered the intervention to be very useful and were highly motivated. Still, the frequency of the gratitude practices was low during the intervention. Results showed no differences between the two intervention groups at pre- and post-test. Moreover, the gratitude intervention was effective in improving mental health and self-compassion, as well as reducing stress of the university students with differences reflecting large effect sizes. Despite being a pilot study, this study provides evidence for the acceptability and relevance of this brief online intervention to foster well-being among university students.2021-09-06T11:30:44Z2021-09-03T00:00:00Z2021-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/3647TID:202780163porCosta, Vilma Gomes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:12:09ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O impacto de uma intervenção breve na gratidão na diminuição do stress e burnout em estudantes do ensino superior
title O impacto de uma intervenção breve na gratidão na diminuição do stress e burnout em estudantes do ensino superior
spellingShingle O impacto de uma intervenção breve na gratidão na diminuição do stress e burnout em estudantes do ensino superior
Costa, Vilma Gomes da
Intervenção online
Gratidão
Stress
Burnout
Estudantes universitários
title_short O impacto de uma intervenção breve na gratidão na diminuição do stress e burnout em estudantes do ensino superior
title_full O impacto de uma intervenção breve na gratidão na diminuição do stress e burnout em estudantes do ensino superior
title_fullStr O impacto de uma intervenção breve na gratidão na diminuição do stress e burnout em estudantes do ensino superior
title_full_unstemmed O impacto de uma intervenção breve na gratidão na diminuição do stress e burnout em estudantes do ensino superior
title_sort O impacto de uma intervenção breve na gratidão na diminuição do stress e burnout em estudantes do ensino superior
author Costa, Vilma Gomes da
author_facet Costa, Vilma Gomes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Vilma Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção online
Gratidão
Stress
Burnout
Estudantes universitários
topic Intervenção online
Gratidão
Stress
Burnout
Estudantes universitários
description O contexto universitário encerra múltiplos desafios, envolvendo níveis elevados de stress, que podem levar ao burnout. O objetivo principal deste estudo é desenvolver e testar a eficácia de uma intervenção breve online focada na gratidão na diminuição do stress e do burnout e promoção da saúde mental em estudantes do ensino superior. Este estudo quasi-experimental envolve a participação de 117 estudantes universitários, dos quais 68 aceitaram participar voluntariamente numa intervenção de 4 semanas, sendo aleatoriamente alocados num dos dois grupos de intervenção – focado na gratidão (n = 32) e focado na compaixão (n = 36). Os participantes consideraram as práticas muito uteis e reportaram elevada motivação, embora a frequência das práticas tenha sido reduzida. Os resultados evidenciam a não existência de diferenças entre os dois grupos de intervenção no pré e pós-teste. Por outro lado, os resultados mostram que a intervenção da gratidão foi eficaz ao promover a melhoria da saúde mental e da autocompaixão, e redução do stress dos estudantes universitários, sendo as diferenças de magnitude grande. Apesar de ser um estudo piloto, este estudo salienta a pertinência e aceitabilidade deste tipo de intervenção à distância focada nas práticas de gratidão na promoção do bem-estar na população universitária.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-06T11:30:44Z
2021-09-03T00:00:00Z
2021-09-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/3647
TID:202780163
url http://hdl.handle.net/11328/3647
identifier_str_mv TID:202780163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302556035252224