The importance of transition planning for special needs students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patton, James
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Kim, Min Kyung
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.8713
Resumo: Este artigo analisa o processo de planificação da transição para a vida pósescolar dos alunos com necessidades especiais. Este processo tem uma forte validade social, uma vez que uma das finalidades da educação é preparar os alunos para uma cidadania plena. Um processo de transição sistemático contribui para o aumento da probabilidade de estes alunos obterem melhores resultados  no  período  pós-escolar.  Este  artigo aborda  cinco  aspetos fundamentais deste processo. No primeiro apresenta uma explicação do que pode ser considerado adequado para um funcionamento bem sucedido como adulto. No segundo analisa os elementos-chave/conceitos associados ao processo  de  transição.  No  terceiro  é  apresentado  um  breve  resumo  da literatura sobre transição. No quarto é apresentado um modelo que permite conceptualizar o processo de planificação da transição, considerando que a existência de um modelo deste tipo é útil na resposta às necessidades destes alunos. Por último, são apresentados possíveis contributos da escola, família e alunos para a planificação do processo de transição. PALAVRAS-CHAVE Transição; Planificação do processo de transição; Resultados no período pósescolar; Funcionamento do adulto ABSTRACT This article discusses the transition planning process for students with special needs who are preparing to leave secondary school. The importance of doing this has strong face validity, as one of the outcomes of education should be preparing  students  to  become  productive  and  contributing  citizens.  A systematic transition process contributes to the probability that students will have better post-school outcomes. This article addresses five major areas. First, an explanation of what might be considered successful adult functioning is offered. Second, the key elements/concepts associated with the transition process are discussed. Third, a brief summary of the literature on transition is provided. Fourth, a model for considering how to conceptualize the transition planning process is presented with the idea that following a system like the one discussed can be very useful for addressing the transition needs of students. Lastly, a list of how the school, family, and student can contribute to this process is provided. KEYWORDS Transition; Transition planning process; Post-school outcomes; Adult functioning
id RCAP_ef7157b96788c7d7f05b07723206af9d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8713
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The importance of transition planning for special needs studentsArtigosEste artigo analisa o processo de planificação da transição para a vida pósescolar dos alunos com necessidades especiais. Este processo tem uma forte validade social, uma vez que uma das finalidades da educação é preparar os alunos para uma cidadania plena. Um processo de transição sistemático contribui para o aumento da probabilidade de estes alunos obterem melhores resultados  no  período  pós-escolar.  Este  artigo aborda  cinco  aspetos fundamentais deste processo. No primeiro apresenta uma explicação do que pode ser considerado adequado para um funcionamento bem sucedido como adulto. No segundo analisa os elementos-chave/conceitos associados ao processo  de  transição.  No  terceiro  é  apresentado  um  breve  resumo  da literatura sobre transição. No quarto é apresentado um modelo que permite conceptualizar o processo de planificação da transição, considerando que a existência de um modelo deste tipo é útil na resposta às necessidades destes alunos. Por último, são apresentados possíveis contributos da escola, família e alunos para a planificação do processo de transição. PALAVRAS-CHAVE Transição; Planificação do processo de transição; Resultados no período pósescolar; Funcionamento do adulto ABSTRACT This article discusses the transition planning process for students with special needs who are preparing to leave secondary school. The importance of doing this has strong face validity, as one of the outcomes of education should be preparing  students  to  become  productive  and  contributing  citizens.  A systematic transition process contributes to the probability that students will have better post-school outcomes. This article addresses five major areas. First, an explanation of what might be considered successful adult functioning is offered. Second, the key elements/concepts associated with the transition process are discussed. Third, a brief summary of the literature on transition is provided. Fourth, a model for considering how to conceptualize the transition planning process is presented with the idea that following a system like the one discussed can be very useful for addressing the transition needs of students. Lastly, a list of how the school, family, and student can contribute to this process is provided. KEYWORDS Transition; Transition planning process; Post-school outcomes; Adult functioningInstituto de Educação - Universidade do Minho2016-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.8713eng2183-04520871-9187Patton, JamesKim, Min Kyunginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:15Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:45.552134Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The importance of transition planning for special needs students
title The importance of transition planning for special needs students
spellingShingle The importance of transition planning for special needs students
Patton, James
Artigos
title_short The importance of transition planning for special needs students
title_full The importance of transition planning for special needs students
title_fullStr The importance of transition planning for special needs students
title_full_unstemmed The importance of transition planning for special needs students
title_sort The importance of transition planning for special needs students
author Patton, James
author_facet Patton, James
Kim, Min Kyung
author_role author
author2 Kim, Min Kyung
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Patton, James
Kim, Min Kyung
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo analisa o processo de planificação da transição para a vida pósescolar dos alunos com necessidades especiais. Este processo tem uma forte validade social, uma vez que uma das finalidades da educação é preparar os alunos para uma cidadania plena. Um processo de transição sistemático contribui para o aumento da probabilidade de estes alunos obterem melhores resultados  no  período  pós-escolar.  Este  artigo aborda  cinco  aspetos fundamentais deste processo. No primeiro apresenta uma explicação do que pode ser considerado adequado para um funcionamento bem sucedido como adulto. No segundo analisa os elementos-chave/conceitos associados ao processo  de  transição.  No  terceiro  é  apresentado  um  breve  resumo  da literatura sobre transição. No quarto é apresentado um modelo que permite conceptualizar o processo de planificação da transição, considerando que a existência de um modelo deste tipo é útil na resposta às necessidades destes alunos. Por último, são apresentados possíveis contributos da escola, família e alunos para a planificação do processo de transição. PALAVRAS-CHAVE Transição; Planificação do processo de transição; Resultados no período pósescolar; Funcionamento do adulto ABSTRACT This article discusses the transition planning process for students with special needs who are preparing to leave secondary school. The importance of doing this has strong face validity, as one of the outcomes of education should be preparing  students  to  become  productive  and  contributing  citizens.  A systematic transition process contributes to the probability that students will have better post-school outcomes. This article addresses five major areas. First, an explanation of what might be considered successful adult functioning is offered. Second, the key elements/concepts associated with the transition process are discussed. Third, a brief summary of the literature on transition is provided. Fourth, a model for considering how to conceptualize the transition planning process is presented with the idea that following a system like the one discussed can be very useful for addressing the transition needs of students. Lastly, a list of how the school, family, and student can contribute to this process is provided. KEYWORDS Transition; Transition planning process; Post-school outcomes; Adult functioning
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.8713
url https://doi.org/10.21814/rpe.8713
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130222786772992