O impacto da gestão do conhecimento na vantagem competitiva das organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Silvana dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/1889
Resumo: Exame público realizado em 20 de Janeiro de 2015.
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spelling O impacto da gestão do conhecimento na vantagem competitiva das organizaçõesArquitecturaGestão do conhecimentoSistemas de informaçãoVantagem CompetitivaExame público realizado em 20 de Janeiro de 2015.Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Arquitectura.A afirmação da era do conhecimento gerou mudanças no universo social, e, consequentemente nas organizações. Actualmente a capacidade de criar, transferir, partilhar e armazenar conhecimento é fundamental para que uma organização obtenha bons resultados e uma vantagem competitiva face à concorrência. Pretendemos com este estudo responder à seguinte questão: qual o impacto da gestão do conhecimento na vantagem competitiva das organizações? Neste âmbito, este estudo tem como objectivos: estudar a relação teórica e prática entre a gestão do conhecimento e a vantagem competitiva das organizações e desenvolver um modelo de avaliação do impacto da gestão do conhecimento na vantagem competitiva. A partir destes pressupostos, e com base na literatura pertinente ao tema, apresentou-se conceitos e algumas abordagens teóricas acerca da gestão do conhecimento e vantagem competitiva. A investigação acerca do contributo da gestão do conhecimento é realizada através de uma pesquisa de natureza quantitativa. Utiliza-se o questionário como método de recolha de dados. No total recolheu-se 77 respostas de diferentes tipos de organizações, que permitem testar o modelo conceptual proposto, que analisa a relação entre os componentes de um sistema de gestão do conhecimento: processos, capital humano e sistemas de informação, na inovação e vantagem competitiva. Os resultados confirmam a maior parte das hipóteses testadas, e a gestão do conhecimento, mais especificamente, o capital humano e os processos, revelaram um efeito positivo na vantagem competitiva das organizações. Contudo, verifica-se que ainda existe um gap entre o estado actual da teoria sobre a gestão do conhecimento e as práticas nas empresas. Portanto, o desafio das organizações é investir mais no seu capital humano, e promover a aprendizagem organizacional e inovação. No final são discutidas as conclusões, apresentadas as limitações do estudo e sugestões para futuras investigações.Abstract: The affirmation of knowledge era generated changes in the social universe, and consequently in organizations. Currently the ability to create, transfer, share and store knowledge is essential for an organization to get good results and a competitive advantage against competition. This study wants to answer the following question: what is the impact of knowledge management on the organizations competitive advantage? In this context, this study aims: to study the theoretical and practical relationship between knowledge management and organizations competitive advantage and develop a model for evaluating the impact of knowledge management on competitive advantage. From these assumptions, and based on scientific literature relevant to the topic, concepts and theoretical approaches to knowledge management and competitive advantage are presented. Research on the contribution of knowledge management was conducted through a research of quantitative nature. The questionnaire is used as a data collection method. 77 answers are collected from different types of organizations, which allowed testing the proposed conceptual model intended to analyze the relationship between the components of a knowledge management system: processes, human capital and information systems, on innovation and competitive advantage. The results confirm most of the tested hypotheses; and knowledge management, more specifically, human capital and processes, revealed a positive effect on organizations competitive advantage. However, it was found that there is still a gap between the current state of knowledge management theory and business practices and. Therefore, the organizations challenge is to invest more in their human capital, and promote organizational learning and innovation. At the end of this work the conclusions are discussed, as well as the study's limitations and future research suggestions are presented.2016-02-10T17:16:57Z2016-02-102015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/1889http://hdl.handle.net/11067/1889TID:201144646porFerraz, Silvana dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:48:58Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1889Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:24.873909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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