Sistema de Gestão da Qualidade na Manutenção dos Sistemas de Armas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, João
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12651
Resumo: Neste trabalho de investigação caracteriza-se a Qualidade na Manutenção dos Sistemas de Armas da Força Aérea Portuguesa (FAP). Para tal, é apresentada a evolução do conceito da Qualidade e a forma como esta função tem sido aplicada na organização até aos dias de hoje. Discutem-se os problemas que afectam a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade apoiados por entrevistas, inquéritos e análise de dados, tendo em vista caracterizar de forma muito clara o problema identificado. Para procurar enquadrar o Sistema de Gestão da Qualidade utilizado na FAP, apresentam-se os modelos de organização e os processos utilizados nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico e na Força Aérea Americana, no sentido de identificar os principais aspectos que os diferenciam. A discussão em torno dos objectivos pretendidos com a função Qualidade constitui outro elemento fundamental neste trabalho. É com base nesses que se estabelecem as grandes linhas ideológicas que se devem seguir para implementar, na FAP, um Sistema de Gestão da Qualidade. Com base na caracterização total do problema, perspectiva-se aquele que poderá ser o futuro da Qualidade na Organização. Nesta análise, são confrontadas várias hipóteses de reorganização, discutindo-se as vantagens e desvantagens de cada uma delas, até à identificação daquela que se julga a mais adequada e que permitirá, no mais curto espaço de tempo, operacionalizar a Qualidade. Esta deverá passar pela criação de uma Secção da Qualidade dependente do Comandante do Grupo Operacional das Unidades Base. A discussão é também alargada ao nível da gestão, identificando o Gabinete da Qualidade e Engenharia da Direcção de Mecânica Aeronáutica como o órgão que deverá gerir o Sistema de Gestão da Qualidade, em particular os processos que o caracterizam e os documentos que o deverão suportar. É também defendida uma abertura crescente, da Força Aérea, para o exterior, no sentido de incorporar as práticas descritas nas Normas Internacionais da Qualidade e, também, a regulamentação de referência utilizada na aviação comercial. A Qualidade é apresentada neste trabalho como uma actividade essencial para a operação em segurança dos meios e à aeronavegabilidade dos mesmos. Abstract: In this investigation work it’s characterized the Quality in the maintenance of the Weapons Systems operated by the Portuguese Air Force. For that is presented the evolution of the Quality concept and its application in the Organization until the present days. The problems that are affecting the implementation of the Quality Management System are discussed supported by interviews, inquires and data analysis in order to characterize very clearly the identified problems. The model of organization and processes used in the “Oficinas Gerais de Material Aeronáutico” and United States Air Force are presented in order to frame our Quality Management System and identify the main aspects that are distinguishable. Another main point in this work is the discussion on the goals that are intended to be achieved by Quality. The discussion is based the main lines of thought that the author defends in order to achieve the objectives established to be followed and implemented in Portuguese Air Force the Quality Management System. A possible model for the future of the Quality in the Organization is presented, based on the characterization of the problem. In the analysis performed, comparisons are made between various hypothesis for reorganization of the structure, with the analysis of advantages and disadvantages of each one. It concludes with the hypothesis that in the author’s opinion can operationalize in the shortest period of time and more efficiently the Quality in maintenance: a Quality Department depending on the Operational Group Commander. This discussion is extended to the management level with the identification of the Quality and Engineering Department, in the Aeronautical and Mechanics Directorate, as the key point to manage the Quality System with particular attention given to the characterization and procedures support for the whole process. The author also defends a more open Portuguese Air Force in order to embody the practices that are stated in International Quality Standards and also the reference regulations used in civil aviation. Quality, in this work, is enhanced as an activity essential for flight safety and airworthiness.
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Para procurar enquadrar o Sistema de Gestão da Qualidade utilizado na FAP, apresentam-se os modelos de organização e os processos utilizados nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico e na Força Aérea Americana, no sentido de identificar os principais aspectos que os diferenciam. A discussão em torno dos objectivos pretendidos com a função Qualidade constitui outro elemento fundamental neste trabalho. É com base nesses que se estabelecem as grandes linhas ideológicas que se devem seguir para implementar, na FAP, um Sistema de Gestão da Qualidade. Com base na caracterização total do problema, perspectiva-se aquele que poderá ser o futuro da Qualidade na Organização. Nesta análise, são confrontadas várias hipóteses de reorganização, discutindo-se as vantagens e desvantagens de cada uma delas, até à identificação daquela que se julga a mais adequada e que permitirá, no mais curto espaço de tempo, operacionalizar a Qualidade. Esta deverá passar pela criação de uma Secção da Qualidade dependente do Comandante do Grupo Operacional das Unidades Base. A discussão é também alargada ao nível da gestão, identificando o Gabinete da Qualidade e Engenharia da Direcção de Mecânica Aeronáutica como o órgão que deverá gerir o Sistema de Gestão da Qualidade, em particular os processos que o caracterizam e os documentos que o deverão suportar. É também defendida uma abertura crescente, da Força Aérea, para o exterior, no sentido de incorporar as práticas descritas nas Normas Internacionais da Qualidade e, também, a regulamentação de referência utilizada na aviação comercial. A Qualidade é apresentada neste trabalho como uma actividade essencial para a operação em segurança dos meios e à aeronavegabilidade dos mesmos. Abstract: In this investigation work it’s characterized the Quality in the maintenance of the Weapons Systems operated by the Portuguese Air Force. For that is presented the evolution of the Quality concept and its application in the Organization until the present days. The problems that are affecting the implementation of the Quality Management System are discussed supported by interviews, inquires and data analysis in order to characterize very clearly the identified problems. The model of organization and processes used in the “Oficinas Gerais de Material Aeronáutico” and United States Air Force are presented in order to frame our Quality Management System and identify the main aspects that are distinguishable. Another main point in this work is the discussion on the goals that are intended to be achieved by Quality. The discussion is based the main lines of thought that the author defends in order to achieve the objectives established to be followed and implemented in Portuguese Air Force the Quality Management System. A possible model for the future of the Quality in the Organization is presented, based on the characterization of the problem. In the analysis performed, comparisons are made between various hypothesis for reorganization of the structure, with the analysis of advantages and disadvantages of each one. It concludes with the hypothesis that in the author’s opinion can operationalize in the shortest period of time and more efficiently the Quality in maintenance: a Quality Department depending on the Operational Group Commander. This discussion is extended to the management level with the identification of the Quality and Engineering Department, in the Aeronautical and Mechanics Directorate, as the key point to manage the Quality System with particular attention given to the characterization and procedures support for the whole process. The author also defends a more open Portuguese Air Force in order to embody the practices that are stated in International Quality Standards and also the reference regulations used in civil aviation. 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