Construção e implementação de um programa de educação sexual para alunos com necessidades educativas especiais no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Pedro Miguel Carvalho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12439
Resumo: Existe hoje, em Portugal, um quadro político e legal sobre a educação sexual nas escolas, tanto ao nível da legislação como das orientações curriculares e técnicas. A abordagem da temática tornou-se obrigatória a partir da publicação da Lei n.º 60/2009 de 6 de Agosto que implementa a educação sexual em meio escolar com carga horária de pelo menos seis horas no ensino básico. Definiram-se conteúdos mínimos obrigatórios a trabalhar em cada ano de escolaridade e foi atribuída aos professores a responsabilidade da educação sexual em contexto escolar. A educação especial e os profissionais desta área são também envolvidos na abordagem desta matéria com os alunos com necessidades educativas especiais que apoiam nas escolas. Na medida em que os documentos de política educativa são, na generalidade, um pouco ambíguos e dada a inexistência de propostas de adequações curriculares dos conteúdos de educação sexual, surge a proposta de elaboração de um programa de educação sexual para alunos com necessidades educativas especiais. A adequação do processo de ensino aprendizagem, através da proposta de adequações curriculares, tem por objetivo facilitar o acesso à informação, ao desenvolvimento pessoal e social e à vida sexual autónoma dos alunos com necessidades educativas especiais. Da construção do programa e da necessidade de o avaliar, surgiu a possibilidade de aplicação deste programa a uma turma de 3.º e 4.º ano com 5 alunos com necessidades educativas especiais. Concluiu-se que, também na área da educação sexual e à semelhança da docência de uma área disciplinar, mediante as diferentes necessidades dos alunos os docentes, poderão acrescentar ou retirar objetivos e conteúdos, tendo em vista a normalização da participação e aprendizagem dos alunos com IV necessidade educativas especiais. O professor deverá atender à situação individual de cada criança, sendo o ensino individualizado.
id RCAP_ef94e0a833f1a60f4e29d99182e38319
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12439
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construção e implementação de um programa de educação sexual para alunos com necessidades educativas especiais no 1º ciclo do ensino básicoEducação EspecialEducação SexualEnsino Básico 1º CicloCrianças DeficientesExiste hoje, em Portugal, um quadro político e legal sobre a educação sexual nas escolas, tanto ao nível da legislação como das orientações curriculares e técnicas. A abordagem da temática tornou-se obrigatória a partir da publicação da Lei n.º 60/2009 de 6 de Agosto que implementa a educação sexual em meio escolar com carga horária de pelo menos seis horas no ensino básico. Definiram-se conteúdos mínimos obrigatórios a trabalhar em cada ano de escolaridade e foi atribuída aos professores a responsabilidade da educação sexual em contexto escolar. A educação especial e os profissionais desta área são também envolvidos na abordagem desta matéria com os alunos com necessidades educativas especiais que apoiam nas escolas. Na medida em que os documentos de política educativa são, na generalidade, um pouco ambíguos e dada a inexistência de propostas de adequações curriculares dos conteúdos de educação sexual, surge a proposta de elaboração de um programa de educação sexual para alunos com necessidades educativas especiais. A adequação do processo de ensino aprendizagem, através da proposta de adequações curriculares, tem por objetivo facilitar o acesso à informação, ao desenvolvimento pessoal e social e à vida sexual autónoma dos alunos com necessidades educativas especiais. Da construção do programa e da necessidade de o avaliar, surgiu a possibilidade de aplicação deste programa a uma turma de 3.º e 4.º ano com 5 alunos com necessidades educativas especiais. Concluiu-se que, também na área da educação sexual e à semelhança da docência de uma área disciplinar, mediante as diferentes necessidades dos alunos os docentes, poderão acrescentar ou retirar objetivos e conteúdos, tendo em vista a normalização da participação e aprendizagem dos alunos com IV necessidade educativas especiais. O professor deverá atender à situação individual de cada criança, sendo o ensino individualizado.Santos, Miguel Augusto Meneses da SilvaRepositório ComumFernandes, Pedro Miguel Carvalho2016-03-16T16:18:54Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12439porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:44Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12439Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:49.567093Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construção e implementação de um programa de educação sexual para alunos com necessidades educativas especiais no 1º ciclo do ensino básico
title Construção e implementação de um programa de educação sexual para alunos com necessidades educativas especiais no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Construção e implementação de um programa de educação sexual para alunos com necessidades educativas especiais no 1º ciclo do ensino básico
Fernandes, Pedro Miguel Carvalho
Educação Especial
Educação Sexual
Ensino Básico 1º Ciclo
Crianças Deficientes
title_short Construção e implementação de um programa de educação sexual para alunos com necessidades educativas especiais no 1º ciclo do ensino básico
title_full Construção e implementação de um programa de educação sexual para alunos com necessidades educativas especiais no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Construção e implementação de um programa de educação sexual para alunos com necessidades educativas especiais no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Construção e implementação de um programa de educação sexual para alunos com necessidades educativas especiais no 1º ciclo do ensino básico
title_sort Construção e implementação de um programa de educação sexual para alunos com necessidades educativas especiais no 1º ciclo do ensino básico
author Fernandes, Pedro Miguel Carvalho
author_facet Fernandes, Pedro Miguel Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Miguel Augusto Meneses da Silva
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Pedro Miguel Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Educação Sexual
Ensino Básico 1º Ciclo
Crianças Deficientes
topic Educação Especial
Educação Sexual
Ensino Básico 1º Ciclo
Crianças Deficientes
description Existe hoje, em Portugal, um quadro político e legal sobre a educação sexual nas escolas, tanto ao nível da legislação como das orientações curriculares e técnicas. A abordagem da temática tornou-se obrigatória a partir da publicação da Lei n.º 60/2009 de 6 de Agosto que implementa a educação sexual em meio escolar com carga horária de pelo menos seis horas no ensino básico. Definiram-se conteúdos mínimos obrigatórios a trabalhar em cada ano de escolaridade e foi atribuída aos professores a responsabilidade da educação sexual em contexto escolar. A educação especial e os profissionais desta área são também envolvidos na abordagem desta matéria com os alunos com necessidades educativas especiais que apoiam nas escolas. Na medida em que os documentos de política educativa são, na generalidade, um pouco ambíguos e dada a inexistência de propostas de adequações curriculares dos conteúdos de educação sexual, surge a proposta de elaboração de um programa de educação sexual para alunos com necessidades educativas especiais. A adequação do processo de ensino aprendizagem, através da proposta de adequações curriculares, tem por objetivo facilitar o acesso à informação, ao desenvolvimento pessoal e social e à vida sexual autónoma dos alunos com necessidades educativas especiais. Da construção do programa e da necessidade de o avaliar, surgiu a possibilidade de aplicação deste programa a uma turma de 3.º e 4.º ano com 5 alunos com necessidades educativas especiais. Concluiu-se que, também na área da educação sexual e à semelhança da docência de uma área disciplinar, mediante as diferentes necessidades dos alunos os docentes, poderão acrescentar ou retirar objetivos e conteúdos, tendo em vista a normalização da participação e aprendizagem dos alunos com IV necessidade educativas especiais. O professor deverá atender à situação individual de cada criança, sendo o ensino individualizado.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
2016-03-16T16:18:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12439
url http://hdl.handle.net/10400.26/12439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130013676601344