“Geração net”: representações dos jovens sobre televisão e Internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montenegro, Maria Margarida Batista de Meneses
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/3295
Resumo: A Internet apresenta-se como um meio interactivo, rápido e de fácil utilização, capaz de elevar os seus utilizadores a uma nova dimensão nunca antes vista, à dimensão onde os mesmos podem ser também criadores de conteúdos. E é perante estas constatações que nos surgem as questões que aqui procuramos responder: que relevância assume este meio na vida dos jovens dos 15 aos 17 anos? Que representações têm e como o diferenciam da Televisão? Na busca destas respostas, procurámos com este estudo analisar estas representações e os processos relacionais que a vulgarmente denominada “Geração Net” desenvolve com a Internet e com a Televisão, assim como analisar como perspectivam o futuro destes meios de comunicação. Para além disto, torna-se também importante tentar perceber até que ponto a “Geração Net” poderá ou não estar a sofrer algumas alterações na sua composição etária. Este trabalho foi desenvolvido com recurso a uma metodologia qualitativa através de entrevistas semi-dirigidas aplicadas aos jovens objecto de estudo. Foi ainda operacionalizada a técnica de análise de conteúdo relativa à transcrição das respostas dos entrevistados. Conclui-se que os jovens da “Geração Net” preferem a Internet à Televisão sem serem dependentes da Internet, uma vez que começam a preferir realizar outras actividades que promovam as relações cara-a-cara, principalmente relações de amizade. O meio online tem importância para estes jovens no estabelecimento e manutenção de redes de amizade, enquanto a Televisão é vista pelos jovens como um meio para a promoção da união familiar. O futuro é encarado pelos jovens com grande entusiasmo no que toca à evolução da Internet, mas o mesmo não se verifica face à televisão, acreditando que este meio poderá ser substituído pela Internet e prevendo grandes mudanças nos conteúdos televisivos.
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