O impacto da capacidade de marketing na internacionalização de e-services : o caso da Porto Editora : Infopédia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Cláudia Amorim
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/16994
Resumo: Estudos recentes sugerem que as teorias tradicionais de internacionalização empresarial não se aplicam às empresas de e-services. Tais teorias tradicionais defendem que as empresas internacionalizam-se através de abordagens comportamentais ou abordagens económicas racionais, de forma gradual e incremental. No entanto, alguns especialistas discordam e não aplicam as teorias no caso do e-commerce. Estes especialistas referem-se a e-commerce mas achamos pertinente fazer uma analogia de e-commerce para e-service partindo do pressuposto que o e-service pode ser integrado no e-commerce. Dos factores salientados, entre outros, a internacionalização depende da capacidade de marketing. A capacidade de marketing representa a capacidade de uma empresa identificar mercados-alvo, desenvolver estratégias do marketing mix, e construir e manter o relacionamento com os clientes leais. Neste contexto é importante investigar algumas questões relevantes que tornam a capacidade de marketing importante na internacionalização de e-services.
id RCAP_ef955b88ea92c2a3ff92a32fa97aff60
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/16994
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da capacidade de marketing na internacionalização de e-services : o caso da Porto Editora : InfopédiaCapacidade de marketingInternacionalização de e-serviceEstudo de casoPortugalPorto EditoraInfopédiaMarketing capabilityInternationalization of e-serviceCase studyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEstudos recentes sugerem que as teorias tradicionais de internacionalização empresarial não se aplicam às empresas de e-services. Tais teorias tradicionais defendem que as empresas internacionalizam-se através de abordagens comportamentais ou abordagens económicas racionais, de forma gradual e incremental. No entanto, alguns especialistas discordam e não aplicam as teorias no caso do e-commerce. Estes especialistas referem-se a e-commerce mas achamos pertinente fazer uma analogia de e-commerce para e-service partindo do pressuposto que o e-service pode ser integrado no e-commerce. Dos factores salientados, entre outros, a internacionalização depende da capacidade de marketing. A capacidade de marketing representa a capacidade de uma empresa identificar mercados-alvo, desenvolver estratégias do marketing mix, e construir e manter o relacionamento com os clientes leais. Neste contexto é importante investigar algumas questões relevantes que tornam a capacidade de marketing importante na internacionalização de e-services.Recent research suggests that a traditional theory of corporate internationalization doesn’t apply to e-services companies. Such theories argue that firms internationalize through behavioral or rational economic approaches, gradually and incrementally. However, some experts disagree and don´t apply the theories in case of e-commerce. These experts refer to e-commerce but we think is necessary to make an analogy of e-commerce to e-service on the assumption that e-service can be integrated into e-commerce. From the highlighted factors, among others, the international depends on marketing capability. The marketing capability is the ability of a company to identify target markets, developing the marketing mix strategies, and build and maintain relationships with loyal customers. In this context it is important to investigate some relevant issues that make the ability marketing major to e-services internationalization.Morais, Ricardo AlexandreVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMartins, Ana Cláudia Amorim2015-03-19T14:13:36Z2014-10-2020142014-10-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/16994TID:201496682porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-26T01:36:41Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/16994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:15.011392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da capacidade de marketing na internacionalização de e-services : o caso da Porto Editora : Infopédia
title O impacto da capacidade de marketing na internacionalização de e-services : o caso da Porto Editora : Infopédia
spellingShingle O impacto da capacidade de marketing na internacionalização de e-services : o caso da Porto Editora : Infopédia
Martins, Ana Cláudia Amorim
Capacidade de marketing
Internacionalização de e-service
Estudo de caso
Portugal
Porto Editora
Infopédia
Marketing capability
Internationalization of e-service
Case study
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O impacto da capacidade de marketing na internacionalização de e-services : o caso da Porto Editora : Infopédia
title_full O impacto da capacidade de marketing na internacionalização de e-services : o caso da Porto Editora : Infopédia
title_fullStr O impacto da capacidade de marketing na internacionalização de e-services : o caso da Porto Editora : Infopédia
title_full_unstemmed O impacto da capacidade de marketing na internacionalização de e-services : o caso da Porto Editora : Infopédia
title_sort O impacto da capacidade de marketing na internacionalização de e-services : o caso da Porto Editora : Infopédia
author Martins, Ana Cláudia Amorim
author_facet Martins, Ana Cláudia Amorim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Ricardo Alexandre
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ana Cláudia Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Capacidade de marketing
Internacionalização de e-service
Estudo de caso
Portugal
Porto Editora
Infopédia
Marketing capability
Internationalization of e-service
Case study
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Capacidade de marketing
Internacionalização de e-service
Estudo de caso
Portugal
Porto Editora
Infopédia
Marketing capability
Internationalization of e-service
Case study
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Estudos recentes sugerem que as teorias tradicionais de internacionalização empresarial não se aplicam às empresas de e-services. Tais teorias tradicionais defendem que as empresas internacionalizam-se através de abordagens comportamentais ou abordagens económicas racionais, de forma gradual e incremental. No entanto, alguns especialistas discordam e não aplicam as teorias no caso do e-commerce. Estes especialistas referem-se a e-commerce mas achamos pertinente fazer uma analogia de e-commerce para e-service partindo do pressuposto que o e-service pode ser integrado no e-commerce. Dos factores salientados, entre outros, a internacionalização depende da capacidade de marketing. A capacidade de marketing representa a capacidade de uma empresa identificar mercados-alvo, desenvolver estratégias do marketing mix, e construir e manter o relacionamento com os clientes leais. Neste contexto é importante investigar algumas questões relevantes que tornam a capacidade de marketing importante na internacionalização de e-services.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-20
2014
2014-10-20T00:00:00Z
2015-03-19T14:13:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/16994
TID:201496682
url http://hdl.handle.net/10400.14/16994
identifier_str_mv TID:201496682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131820921454592