Otimização da gestão de armazéns físicos e virtuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21341 |
Resumo: | Com o aumento exponencial da globalização em praticamente todos os setores industriais, a logística tornou-se uma das vertentes com maior peso na competitividade das empresas. Para uma empresa como a ADIRA, tanto a utilização de materiais provenientes de parceiros internacionais como a capacidade de comercializar os seus produtos a nível global são essenciais para garantir a viabilidade do negócio. Apesar disto, existiam várias oportunidades de melhoria no sistema logístico da empresa. Aproveitando a necessidade de transferir o armazém da empresa para uma nova localização, foram realizadas várias ações de análise e melhoria a diversas áreas do processo logístico. O trabalho realizado na empresa, que serviu como base para a elaboração desta dissertação, pode ser dividido em três subcapítulos: processo de receção de material, fluxo de material dentro da empresa e mudança do armazém físico, com destaque para a elaboração de um novo layout. Relativamente ao processo de receção, os principais problemas eram claramente a falta de espaço para a alocação de novas referências e o tempo de receção demasiado elevado. À altura da conclusão deste documento, o número de referências por localizar desceu de 341 (valor registado no início do estágio) para 45 artigos e o tempo médio (em dias) que o material demorava a ser rececionado desceu de cerca de 0,55 dias (setembro e outubro de 2021) para menos de 0,1 dias (desde janeiro até maio de 2022). Relativamente ao fluxo de materiais a nível interno na empresa, os principais tópicos abordados foram o processo de abastecimento, o transporte de blindagens e o armazenamento de material de grandes dimensões. Com a exceção do transporte de blindagens, foram estudadas (e algumas posteriormente implementadas) várias medidas que permitiram eliminar (no caso do abastecimento) ou reduzir significativamente (material de grandes dimensões) os problemas identificados. Finalmente, relativamente ao projeto de um novo layout para o armazém, os principais desafios foram a redução da área e a geometria do novo espaço. Foi realizado um abate de várias referências consideradas obsoletas, o que permitiu criar o espaço para o armazenamento do material necessário. O novo layout, através de uma alocação de artigos por rotatividade, permitiu diminuir significativamente as distâncias percorridas. |
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O trabalho realizado na empresa, que serviu como base para a elaboração desta dissertação, pode ser dividido em três subcapítulos: processo de receção de material, fluxo de material dentro da empresa e mudança do armazém físico, com destaque para a elaboração de um novo layout. Relativamente ao processo de receção, os principais problemas eram claramente a falta de espaço para a alocação de novas referências e o tempo de receção demasiado elevado. À altura da conclusão deste documento, o número de referências por localizar desceu de 341 (valor registado no início do estágio) para 45 artigos e o tempo médio (em dias) que o material demorava a ser rececionado desceu de cerca de 0,55 dias (setembro e outubro de 2021) para menos de 0,1 dias (desde janeiro até maio de 2022). Relativamente ao fluxo de materiais a nível interno na empresa, os principais tópicos abordados foram o processo de abastecimento, o transporte de blindagens e o armazenamento de material de grandes dimensões. Com a exceção do transporte de blindagens, foram estudadas (e algumas posteriormente implementadas) várias medidas que permitiram eliminar (no caso do abastecimento) ou reduzir significativamente (material de grandes dimensões) os problemas identificados. Finalmente, relativamente ao projeto de um novo layout para o armazém, os principais desafios foram a redução da área e a geometria do novo espaço. Foi realizado um abate de várias referências consideradas obsoletas, o que permitiu criar o espaço para o armazenamento do material necessário. O novo layout, através de uma alocação de artigos por rotatividade, permitiu diminuir significativamente as distâncias percorridas.With the exponential growth of globalization in almost all industrial sectors, logistics have become one of the most important sectors for a company’s level of competitiveness. For a company like ADIRA, both the use of international suppliers and the ability to sell their products on a global level are essential to assure the viability of the business model. With this concept in mind, there were many opportunities for improvement regarding the company’s logistical system. Since the warehouse was due to being moved to a new location, several actions of both analysis and improvement were made, impacting multiple areas of the company’s logistic system. The work realized during the internship in ADIRA, which is the basis for this thesis, can be divided in three sub-chapters: the material reception process, the internal flow of material and the conception of the new warehouse. Regarding the material reception process, the main problems were the lack of space available to register new references and the high reception times. As of the conclusion of this very document, the number of references without a standard location in the warehouse decreased, from 341 to 45. In terms of the process’s time, this also decreased, from an average of 0,55 days (in September and October 2021) to under 0,1 days (in the period from January to May 2022). When it comes to the material flow, the main topics where as follows: the process of delivering the materials from the warehouse to the assembly cells, the transportation of the machine’s exterior sheet metal paneling and finally the allocation of very large items. Excluding the transportation of the exterior panels, several actions where studied, discussed and (in some cases) implemented, resulting in the elimination of the problems regarding the delivery of materials and reducing drastically the limitations in terms of large item storage. Lastly, the main points regarding the conception of the new warehouse where the reduction of available space and the irregular geometry of the new space. In order to comply with these restrictions, a deep analysis and removal of obsolete items took place, allowing the allocation of all essential material. Using this opportunity to redesign and improve the allocation of items, a turnover analysis was made which resulted on an allocation by planed usage. This ended up considerably reducing the traveled distances.Silva, Francisco José Gomes daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Bernardo da Costa Gomes e Gomes2023-01-06T09:46:42Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21341TID:203112296porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:17:11Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21341Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:24.591965Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Com o aumento exponencial da globalização em praticamente todos os setores industriais, a logística tornou-se uma das vertentes com maior peso na competitividade das empresas. Para uma empresa como a ADIRA, tanto a utilização de materiais provenientes de parceiros internacionais como a capacidade de comercializar os seus produtos a nível global são essenciais para garantir a viabilidade do negócio. Apesar disto, existiam várias oportunidades de melhoria no sistema logístico da empresa. Aproveitando a necessidade de transferir o armazém da empresa para uma nova localização, foram realizadas várias ações de análise e melhoria a diversas áreas do processo logístico. O trabalho realizado na empresa, que serviu como base para a elaboração desta dissertação, pode ser dividido em três subcapítulos: processo de receção de material, fluxo de material dentro da empresa e mudança do armazém físico, com destaque para a elaboração de um novo layout. Relativamente ao processo de receção, os principais problemas eram claramente a falta de espaço para a alocação de novas referências e o tempo de receção demasiado elevado. À altura da conclusão deste documento, o número de referências por localizar desceu de 341 (valor registado no início do estágio) para 45 artigos e o tempo médio (em dias) que o material demorava a ser rececionado desceu de cerca de 0,55 dias (setembro e outubro de 2021) para menos de 0,1 dias (desde janeiro até maio de 2022). Relativamente ao fluxo de materiais a nível interno na empresa, os principais tópicos abordados foram o processo de abastecimento, o transporte de blindagens e o armazenamento de material de grandes dimensões. Com a exceção do transporte de blindagens, foram estudadas (e algumas posteriormente implementadas) várias medidas que permitiram eliminar (no caso do abastecimento) ou reduzir significativamente (material de grandes dimensões) os problemas identificados. Finalmente, relativamente ao projeto de um novo layout para o armazém, os principais desafios foram a redução da área e a geometria do novo espaço. Foi realizado um abate de várias referências consideradas obsoletas, o que permitiu criar o espaço para o armazenamento do material necessário. O novo layout, através de uma alocação de artigos por rotatividade, permitiu diminuir significativamente as distâncias percorridas. |
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