MOBEYBOU INTERFACES TANGÍVEIS PARA DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Hugo Jorge Rodrigues Baptista
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1928
Resumo: Partindo de um modelo de jogo para crianças já em desenvolvimento e procurando incrementar as suas características funcionais mediante novas soluções tecnológicas, designadamente visando potenciar a interação entre os utilizadores e contribuir para os objetivos de desenvolvimento cognitivo e socialização subjacentes, escolheu-se para tema da dissertação a elaboração de um conjunto de objetos tangíveis que, indo ao encontro do sistema existente, nele se integrasse com vantagens sobre o interface existente. Tratando-se de um modelo de aprendizagem e colaboração interativa entre crianças, através da construção de narrativas, em partilha entre si e com o “mundo” projetado num monitor, também ele em permanente criação/recriação, intentou-se tornar o jogo escalável e flexível, aproveitando o máximo de elementos anteriormente produzidos. Analisado o estado da arte, optou-se por projetar e desenvolver uma interface tangível de baixo custo, integrável na plataforma virtual existente, traduzida pela construção de um conjunto de “blocos” amovíveis, dotados de elevado grau de autonomia energética e capacidade para trocar informação com idênticos blocos em relação de proximidade uns com os outros. No contexto do modelo de jogo já existente e na base do qual se desenvolveu o estudo, a função destes blocos amovíveis é a de permitir às crianças suas utilizadoras criarem e recriarem as suas próprias narrativas em permanente interação entre as representações associadas a esses blocos (“personagens”= figuras de animais, objetos, locais, ou outras) e as da plataforma virtual já existente, ou seja as crianças, da forma como melhor entenderem/conseguirem na construção das suas narrativas espontâneas, através da ativação e manipulação dos blocos vão poder projetar essas representações num monitor, onde as acrescentam, retiram, movimentam e fazem interagir entre si e com as que nele em cada momento se encontrem já introduzidas. Com tal objetivo e utilizando-se hardware livremente acessível e a tecnologia Bluetooth®, tentou-se desenvolver um método que de alguma forma revolucionasse a indústria dos jogos educativos, através de triangulação, baseada em valores de RSSI (Received Signal Strength Indicator), para determinar a posição relativa de cada um dos dispositivos/blocos amovíveis, entre si e em relação à plataforma virtual com que é suposto interagirem. Foi possível construir esse protótipo sem dificuldade de maior, contudo, em relação à projetada interconexão entre os blocos, não foi possível eliminar significantes erros associados aos valores de RSSI, apesar da utilização sistemática do filtro de Kalman. Em conclusão: ainda que tenha sido atingido o essencial do objetivo proposto, não se obtiveram através da triangulação com utilização da tecnologia Bluetooth® resultados que permitissem obter uma localização precisa dos dispositivos amovíveis, pelo que esta deu lugar a uma forma mais simplificada, em que se consegue uma interação num ambiente gráfico apenas pela proximidade dos objetos físicos.
id RCAP_efa283bf280dd8cbcdb17b38c9bb808f
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1928
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling MOBEYBOU INTERFACES TANGÍVEIS PARA DESENVOLVIMENTO COGNITIVOInterfaces TangíveisCriançasDesenvolvimento CognitivoJogoNarrativaPartindo de um modelo de jogo para crianças já em desenvolvimento e procurando incrementar as suas características funcionais mediante novas soluções tecnológicas, designadamente visando potenciar a interação entre os utilizadores e contribuir para os objetivos de desenvolvimento cognitivo e socialização subjacentes, escolheu-se para tema da dissertação a elaboração de um conjunto de objetos tangíveis que, indo ao encontro do sistema existente, nele se integrasse com vantagens sobre o interface existente. Tratando-se de um modelo de aprendizagem e colaboração interativa entre crianças, através da construção de narrativas, em partilha entre si e com o “mundo” projetado num monitor, também ele em permanente criação/recriação, intentou-se tornar o jogo escalável e flexível, aproveitando o máximo de elementos anteriormente produzidos. Analisado o estado da arte, optou-se por projetar e desenvolver uma interface tangível de baixo custo, integrável na plataforma virtual existente, traduzida pela construção de um conjunto de “blocos” amovíveis, dotados de elevado grau de autonomia energética e capacidade para trocar informação com idênticos blocos em relação de proximidade uns com os outros. No contexto do modelo de jogo já existente e na base do qual se desenvolveu o estudo, a função destes blocos amovíveis é a de permitir às crianças suas utilizadoras criarem e recriarem as suas próprias narrativas em permanente interação entre as representações associadas a esses blocos (“personagens”= figuras de animais, objetos, locais, ou outras) e as da plataforma virtual já existente, ou seja as crianças, da forma como melhor entenderem/conseguirem na construção das suas narrativas espontâneas, através da ativação e manipulação dos blocos vão poder projetar essas representações num monitor, onde as acrescentam, retiram, movimentam e fazem interagir entre si e com as que nele em cada momento se encontrem já introduzidas. Com tal objetivo e utilizando-se hardware livremente acessível e a tecnologia Bluetooth®, tentou-se desenvolver um método que de alguma forma revolucionasse a indústria dos jogos educativos, através de triangulação, baseada em valores de RSSI (Received Signal Strength Indicator), para determinar a posição relativa de cada um dos dispositivos/blocos amovíveis, entre si e em relação à plataforma virtual com que é suposto interagirem. Foi possível construir esse protótipo sem dificuldade de maior, contudo, em relação à projetada interconexão entre os blocos, não foi possível eliminar significantes erros associados aos valores de RSSI, apesar da utilização sistemática do filtro de Kalman. Em conclusão: ainda que tenha sido atingido o essencial do objetivo proposto, não se obtiveram através da triangulação com utilização da tecnologia Bluetooth® resultados que permitissem obter uma localização precisa dos dispositivos amovíveis, pelo que esta deu lugar a uma forma mais simplificada, em que se consegue uma interação num ambiente gráfico apenas pela proximidade dos objetos físicos.2020-06-19T14:44:23Z2020-06-19T14:44:23Z2020-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/1928oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1928porhttp://hdl.handle.net/11110/1928202485129Lopes, Hugo Jorge Rodrigues Baptistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:15Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:13.112316Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv MOBEYBOU INTERFACES TANGÍVEIS PARA DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
title MOBEYBOU INTERFACES TANGÍVEIS PARA DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
spellingShingle MOBEYBOU INTERFACES TANGÍVEIS PARA DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
Lopes, Hugo Jorge Rodrigues Baptista
Interfaces Tangíveis
Crianças
Desenvolvimento Cognitivo
Jogo
Narrativa
title_short MOBEYBOU INTERFACES TANGÍVEIS PARA DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
title_full MOBEYBOU INTERFACES TANGÍVEIS PARA DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
title_fullStr MOBEYBOU INTERFACES TANGÍVEIS PARA DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
title_full_unstemmed MOBEYBOU INTERFACES TANGÍVEIS PARA DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
title_sort MOBEYBOU INTERFACES TANGÍVEIS PARA DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
author Lopes, Hugo Jorge Rodrigues Baptista
author_facet Lopes, Hugo Jorge Rodrigues Baptista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Hugo Jorge Rodrigues Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Interfaces Tangíveis
Crianças
Desenvolvimento Cognitivo
Jogo
Narrativa
topic Interfaces Tangíveis
Crianças
Desenvolvimento Cognitivo
Jogo
Narrativa
description Partindo de um modelo de jogo para crianças já em desenvolvimento e procurando incrementar as suas características funcionais mediante novas soluções tecnológicas, designadamente visando potenciar a interação entre os utilizadores e contribuir para os objetivos de desenvolvimento cognitivo e socialização subjacentes, escolheu-se para tema da dissertação a elaboração de um conjunto de objetos tangíveis que, indo ao encontro do sistema existente, nele se integrasse com vantagens sobre o interface existente. Tratando-se de um modelo de aprendizagem e colaboração interativa entre crianças, através da construção de narrativas, em partilha entre si e com o “mundo” projetado num monitor, também ele em permanente criação/recriação, intentou-se tornar o jogo escalável e flexível, aproveitando o máximo de elementos anteriormente produzidos. Analisado o estado da arte, optou-se por projetar e desenvolver uma interface tangível de baixo custo, integrável na plataforma virtual existente, traduzida pela construção de um conjunto de “blocos” amovíveis, dotados de elevado grau de autonomia energética e capacidade para trocar informação com idênticos blocos em relação de proximidade uns com os outros. No contexto do modelo de jogo já existente e na base do qual se desenvolveu o estudo, a função destes blocos amovíveis é a de permitir às crianças suas utilizadoras criarem e recriarem as suas próprias narrativas em permanente interação entre as representações associadas a esses blocos (“personagens”= figuras de animais, objetos, locais, ou outras) e as da plataforma virtual já existente, ou seja as crianças, da forma como melhor entenderem/conseguirem na construção das suas narrativas espontâneas, através da ativação e manipulação dos blocos vão poder projetar essas representações num monitor, onde as acrescentam, retiram, movimentam e fazem interagir entre si e com as que nele em cada momento se encontrem já introduzidas. Com tal objetivo e utilizando-se hardware livremente acessível e a tecnologia Bluetooth®, tentou-se desenvolver um método que de alguma forma revolucionasse a indústria dos jogos educativos, através de triangulação, baseada em valores de RSSI (Received Signal Strength Indicator), para determinar a posição relativa de cada um dos dispositivos/blocos amovíveis, entre si e em relação à plataforma virtual com que é suposto interagirem. Foi possível construir esse protótipo sem dificuldade de maior, contudo, em relação à projetada interconexão entre os blocos, não foi possível eliminar significantes erros associados aos valores de RSSI, apesar da utilização sistemática do filtro de Kalman. Em conclusão: ainda que tenha sido atingido o essencial do objetivo proposto, não se obtiveram através da triangulação com utilização da tecnologia Bluetooth® resultados que permitissem obter uma localização precisa dos dispositivos amovíveis, pelo que esta deu lugar a uma forma mais simplificada, em que se consegue uma interação num ambiente gráfico apenas pela proximidade dos objetos físicos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-19T14:44:23Z
2020-06-19T14:44:23Z
2020-06-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1928
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1928
url http://hdl.handle.net/11110/1928
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1928
202485129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129892398301184