O ativismo de hashtags contra e a favor do impeachment de Dilma Rousseff

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bülow,Marisa von
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dias,Tayrine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352019000300001
Resumo: A destituição (ou impeachment) da Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, foi resultado de um longo e polêmico processo. Por quase dois anos, partidários da Presidente e seus adversários saíram às ruas e foram às mídias sociais para tentar influenciar o processo. Nestas últimas, o ativismo digital de múltiplos atores gerou redes políticas de hashtags contra e a favor da Presidente. Este artigo analisa essas redes a partir de uma base de dados de retuítes que mencionavam hashtags pró e anti-impeachment nos dias 13 e 18 de março de 2016. Os resultados evidenciam o caráter hierárquico das redes, centralizadas em um restrito número de perfis. Estas redes, porém, fazem parte de um complexo conjunto de vínculos virtuais e presenciais, de indivíduos a grupos transnacionais que disputaram os significados do impeachment de Rousseff a partir de diferentes estratégias digitais.
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