Violência doméstica : elementos relevantes para uma política de aumento de denúncias através de campanhas de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Ana Medon Moniz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/31376
Resumo: Apesar do crescente boom de publicidade de combate à violência doméstica e do aumento da vitimização, as estatísticas não têm espelhado um crescimento adequado das denúncias das vítimas e de terceiros. A publicidade é inquestionavelmente uma arma poderosa no combate à violência doméstica. No entanto, são mais as campanhas mal sucedidas do que aquelas que atingem os seus verdadeiros objetivos. Neste sentido, o principal objetivo do presente trabalho recai no interesse em compreender as razões que estão na base do não aumento das denúncias por parte das vítimas de violência doméstica e por parte de terceiros, aumentando-as. Foram conduzidos dois estudos, com recurso a uma abordagem betweensubject design, cujos resultados mostraram que há uma tendência para denunciar as situações de violência doméstica que se arrastam no tempo, pelo que terceiros culpabilizem a vítima quando esta se encontra exposta à violência doméstica por longos períodos de tempo; são os homens e os indivíduos com habilitações mais baixas que tendem a denunciar mais rapidamente situações de violência doméstica e, são os homens e os indivíduos mais velhos que tendem a atribuir uma maior culpabilidade à vítima. Observou-se, também, que identificar um indivíduo como agressivo por natureza pode potenciar as denúncias por parte de terceiros; as descrições de perpetradores identificados são capazes de produzir valências emocionais mais fortes do que de perpetradores estatísticos; a heurística da vítima identificável não se mostra transversal aos vários tipos de agressores e o sexo influencia a intensidade da valência das emoções.
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