Violência doméstica : elementos relevantes para uma política de aumento de denúncias através de campanhas de comunicação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/31376 |
Resumo: | Apesar do crescente boom de publicidade de combate à violência doméstica e do aumento da vitimização, as estatísticas não têm espelhado um crescimento adequado das denúncias das vítimas e de terceiros. A publicidade é inquestionavelmente uma arma poderosa no combate à violência doméstica. No entanto, são mais as campanhas mal sucedidas do que aquelas que atingem os seus verdadeiros objetivos. Neste sentido, o principal objetivo do presente trabalho recai no interesse em compreender as razões que estão na base do não aumento das denúncias por parte das vítimas de violência doméstica e por parte de terceiros, aumentando-as. Foram conduzidos dois estudos, com recurso a uma abordagem betweensubject design, cujos resultados mostraram que há uma tendência para denunciar as situações de violência doméstica que se arrastam no tempo, pelo que terceiros culpabilizem a vítima quando esta se encontra exposta à violência doméstica por longos períodos de tempo; são os homens e os indivíduos com habilitações mais baixas que tendem a denunciar mais rapidamente situações de violência doméstica e, são os homens e os indivíduos mais velhos que tendem a atribuir uma maior culpabilidade à vítima. Observou-se, também, que identificar um indivíduo como agressivo por natureza pode potenciar as denúncias por parte de terceiros; as descrições de perpetradores identificados são capazes de produzir valências emocionais mais fortes do que de perpetradores estatísticos; a heurística da vítima identificável não se mostra transversal aos vários tipos de agressores e o sexo influencia a intensidade da valência das emoções. |
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Violência doméstica : elementos relevantes para uma política de aumento de denúncias através de campanhas de comunicaçãoViolência domésticaMarketingPublicidadeEconomia comportamentalDomestic violenceMarketingAdvertisementBehavioral economyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoApesar do crescente boom de publicidade de combate à violência doméstica e do aumento da vitimização, as estatísticas não têm espelhado um crescimento adequado das denúncias das vítimas e de terceiros. A publicidade é inquestionavelmente uma arma poderosa no combate à violência doméstica. No entanto, são mais as campanhas mal sucedidas do que aquelas que atingem os seus verdadeiros objetivos. Neste sentido, o principal objetivo do presente trabalho recai no interesse em compreender as razões que estão na base do não aumento das denúncias por parte das vítimas de violência doméstica e por parte de terceiros, aumentando-as. Foram conduzidos dois estudos, com recurso a uma abordagem betweensubject design, cujos resultados mostraram que há uma tendência para denunciar as situações de violência doméstica que se arrastam no tempo, pelo que terceiros culpabilizem a vítima quando esta se encontra exposta à violência doméstica por longos períodos de tempo; são os homens e os indivíduos com habilitações mais baixas que tendem a denunciar mais rapidamente situações de violência doméstica e, são os homens e os indivíduos mais velhos que tendem a atribuir uma maior culpabilidade à vítima. Observou-se, também, que identificar um indivíduo como agressivo por natureza pode potenciar as denúncias por parte de terceiros; as descrições de perpetradores identificados são capazes de produzir valências emocionais mais fortes do que de perpetradores estatísticos; a heurística da vítima identificável não se mostra transversal aos vários tipos de agressores e o sexo influencia a intensidade da valência das emoções.Despite the growing advertising boom of combating domestic violence and increasing victimization, the statistics do not have a suitable growth mirrored complaints from victims and third parties. Advertising is unquestionably a powerful weapon in the fight against domestic violence. However, there are more unsuccessful campaigns than those who reach their true goals. In this sense, the main purpose of this work lies in the interest in understanding the reasons underlying the non-increase of complaints by victims of domestic violence and by third parties. Two studies were conducted using an approach between subject design, whose results showed that there is a tendency to denounce domestic violence situations with long duration, and third parties blame the victim when it is exposed to domestic violence for long periods of time; men and individuals with low qualifications tend to denounce domestic violence situations more quickly, and men and older individuals are the ones who tend to assign greater culpability to the victim. It was noted, too, that identify an individual as aggressive by nature can potentiate the denouncing by third parties; descriptions of identified perpetrators are able to produce stronger emotions than statisticians perpetrators; the heuristics of the identifiable victim not to cross various kinds of bullies, and sex influences the intensity of emotions.Mauro, Carlos Eduardo EvangelistiVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRebelo, Ana Medon Moniz2020-11-19T11:13:05Z2017-11-2820172017-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31376TID:201793768porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:36:53Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:16.782076Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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