O Sentido do trabalho docente e seu arquétipo performático: Estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10373 |
Resumo: | Na época moderna, o trabalho representa um elemento ímpar na vida dos seres humanos e desempenha uma influência de grande importância sobre a motivação, satisfação e produtividade dos trabalhadores. Constantes são os estudos sobre os mais diferenciados aspectos da vida do ser humano, implicando uma procura cada vez maior de autoconhecimento e também no conhecimento do próximo a partir da relação do sentido do trabalho. Desse modo, este estudo se propôs analisar como o arquétipo performático influencia o sentido do trabalho docente, tendo como foco da pesquisa uma Instituição de Ensino Superior. Nessa perspectiva os objetivos desdobram-se em contextualizar o processo histórico e filosófico do trabalho; definir arquétipo; propor um modelo de investigação do arquétipo performático; aplicar método de investigação em amostra específica; interpretar os dados e analisar sobre as informações obtidas. O estudo faz uma imersão no referencial teórico para destacar a concepção sobre o trabalho e os sentidos do trabalho no ambiente corporativo. Na metodologia aplicada na pesquisa adotou-se o método qualitativo esboçado pela análise de discurso. As análises foram delineadas por fundamentação em Orlandi (2003) na análise de discurso. As informações foram colhidas através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram quatros arquétipos: Sedução, Resiliência, Narcisismo e Identidade modelando os sentidos do trabalho na docência. Concluiu-se que a confirmação dos quatro arquétipos encontrados foi algo positivo, uma vez que todos os docentes pesquisados apresentaram características dos quatro arquétipos, deixando evidente que os mesmos não se constituem em facetas de suas personalidades, mas que cada um assume determinado arquétipo, em determinadas situações, levando em conta o benefício adquirido. |
id |
RCAP_efd38a12a1bea7e20f723b37b23de3f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10373 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Sentido do trabalho docente e seu arquétipo performático: Estudo de casoSentidoTrabalhoDocênciaArquétiposMeanigWorkTeachingArchetypesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNa época moderna, o trabalho representa um elemento ímpar na vida dos seres humanos e desempenha uma influência de grande importância sobre a motivação, satisfação e produtividade dos trabalhadores. Constantes são os estudos sobre os mais diferenciados aspectos da vida do ser humano, implicando uma procura cada vez maior de autoconhecimento e também no conhecimento do próximo a partir da relação do sentido do trabalho. Desse modo, este estudo se propôs analisar como o arquétipo performático influencia o sentido do trabalho docente, tendo como foco da pesquisa uma Instituição de Ensino Superior. Nessa perspectiva os objetivos desdobram-se em contextualizar o processo histórico e filosófico do trabalho; definir arquétipo; propor um modelo de investigação do arquétipo performático; aplicar método de investigação em amostra específica; interpretar os dados e analisar sobre as informações obtidas. O estudo faz uma imersão no referencial teórico para destacar a concepção sobre o trabalho e os sentidos do trabalho no ambiente corporativo. Na metodologia aplicada na pesquisa adotou-se o método qualitativo esboçado pela análise de discurso. As análises foram delineadas por fundamentação em Orlandi (2003) na análise de discurso. As informações foram colhidas através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram quatros arquétipos: Sedução, Resiliência, Narcisismo e Identidade modelando os sentidos do trabalho na docência. Concluiu-se que a confirmação dos quatro arquétipos encontrados foi algo positivo, uma vez que todos os docentes pesquisados apresentaram características dos quatro arquétipos, deixando evidente que os mesmos não se constituem em facetas de suas personalidades, mas que cada um assume determinado arquétipo, em determinadas situações, levando em conta o benefício adquirido.In modern times, work is an important element in the lives of human beings, and gets a major influence on workers’ motivation, satisfaction and productivity. The studies on the most differentiated aspects of human life are very common and imply in an increasing search for self-knowledge and also in the knowledge of other people, from the relation of the meaning of the work. Thus, this study proposes to analyze how the performance archetype influences the meaning of teaching practice, having as research focus a Higher Education Institution. From this perspective, the objectives are: to contextualize the historical and philosophical process of work; Define archetype; Propose a research model of the performatic archetype; Apply research method to specific sample; interpret the data and analyze the information obtained. The study makes an immersion in the theoretical reference of conception about work and the meanings of work in the corporate environment. The methodology applied in the research adopted the qualitative method based on the discourse analysis. The analyzes were outlined according to Orlandi (2003). The information was collected through semi-structured interviews. The results revealed four archetypes: seduction, narcissism, resilience and identity modeling the meanings of work in teaching. As a conclusion, we can say that the confirmation of the four archetypes found was positive, since all the teachers studied presented characteristics of the four archetypes and it was evident that they are not facets of their personalities. Each one assumes a certain archetype, in certain situations, taking into consideration the benefit acquired.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPaiva, Margarida DelgadoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCavalcante, Tônia Valéria Moreira Gomes2017-11-08T18:35:14Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10373TID:201852799porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:36Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:49.844221Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Sentido do trabalho docente e seu arquétipo performático: Estudo de caso |
title |
O Sentido do trabalho docente e seu arquétipo performático: Estudo de caso |
spellingShingle |
O Sentido do trabalho docente e seu arquétipo performático: Estudo de caso Cavalcante, Tônia Valéria Moreira Gomes Sentido Trabalho Docência Arquétipos Meanig Work Teaching Archetypes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O Sentido do trabalho docente e seu arquétipo performático: Estudo de caso |
title_full |
O Sentido do trabalho docente e seu arquétipo performático: Estudo de caso |
title_fullStr |
O Sentido do trabalho docente e seu arquétipo performático: Estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O Sentido do trabalho docente e seu arquétipo performático: Estudo de caso |
title_sort |
O Sentido do trabalho docente e seu arquétipo performático: Estudo de caso |
author |
Cavalcante, Tônia Valéria Moreira Gomes |
author_facet |
Cavalcante, Tônia Valéria Moreira Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paiva, Margarida Delgado Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Tônia Valéria Moreira Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sentido Trabalho Docência Arquétipos Meanig Work Teaching Archetypes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Sentido Trabalho Docência Arquétipos Meanig Work Teaching Archetypes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Na época moderna, o trabalho representa um elemento ímpar na vida dos seres humanos e desempenha uma influência de grande importância sobre a motivação, satisfação e produtividade dos trabalhadores. Constantes são os estudos sobre os mais diferenciados aspectos da vida do ser humano, implicando uma procura cada vez maior de autoconhecimento e também no conhecimento do próximo a partir da relação do sentido do trabalho. Desse modo, este estudo se propôs analisar como o arquétipo performático influencia o sentido do trabalho docente, tendo como foco da pesquisa uma Instituição de Ensino Superior. Nessa perspectiva os objetivos desdobram-se em contextualizar o processo histórico e filosófico do trabalho; definir arquétipo; propor um modelo de investigação do arquétipo performático; aplicar método de investigação em amostra específica; interpretar os dados e analisar sobre as informações obtidas. O estudo faz uma imersão no referencial teórico para destacar a concepção sobre o trabalho e os sentidos do trabalho no ambiente corporativo. Na metodologia aplicada na pesquisa adotou-se o método qualitativo esboçado pela análise de discurso. As análises foram delineadas por fundamentação em Orlandi (2003) na análise de discurso. As informações foram colhidas através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram quatros arquétipos: Sedução, Resiliência, Narcisismo e Identidade modelando os sentidos do trabalho na docência. Concluiu-se que a confirmação dos quatro arquétipos encontrados foi algo positivo, uma vez que todos os docentes pesquisados apresentaram características dos quatro arquétipos, deixando evidente que os mesmos não se constituem em facetas de suas personalidades, mas que cada um assume determinado arquétipo, em determinadas situações, levando em conta o benefício adquirido. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-08T18:35:14Z 2017 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10373 TID:201852799 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10373 |
identifier_str_mv |
TID:201852799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131403608129536 |