O Sentido do trabalho docente e seu arquétipo performático: Estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Tônia Valéria Moreira Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10373
Resumo: Na época moderna, o trabalho representa um elemento ímpar na vida dos seres humanos e desempenha uma influência de grande importância sobre a motivação, satisfação e produtividade dos trabalhadores. Constantes são os estudos sobre os mais diferenciados aspectos da vida do ser humano, implicando uma procura cada vez maior de autoconhecimento e também no conhecimento do próximo a partir da relação do sentido do trabalho. Desse modo, este estudo se propôs analisar como o arquétipo performático influencia o sentido do trabalho docente, tendo como foco da pesquisa uma Instituição de Ensino Superior. Nessa perspectiva os objetivos desdobram-se em contextualizar o processo histórico e filosófico do trabalho; definir arquétipo; propor um modelo de investigação do arquétipo performático; aplicar método de investigação em amostra específica; interpretar os dados e analisar sobre as informações obtidas. O estudo faz uma imersão no referencial teórico para destacar a concepção sobre o trabalho e os sentidos do trabalho no ambiente corporativo. Na metodologia aplicada na pesquisa adotou-se o método qualitativo esboçado pela análise de discurso. As análises foram delineadas por fundamentação em Orlandi (2003) na análise de discurso. As informações foram colhidas através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram quatros arquétipos: Sedução, Resiliência, Narcisismo e Identidade modelando os sentidos do trabalho na docência. Concluiu-se que a confirmação dos quatro arquétipos encontrados foi algo positivo, uma vez que todos os docentes pesquisados apresentaram características dos quatro arquétipos, deixando evidente que os mesmos não se constituem em facetas de suas personalidades, mas que cada um assume determinado arquétipo, em determinadas situações, levando em conta o benefício adquirido.
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