Previsão de vida à fadiga dos aços AISI 1024 e AISI 304 para aplicação em componentes na indústria de tratamento de resíduos orgânicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Pedro Miguel Igreja
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/75605
Resumo: No âmbito do projeto dissertação, foi realizado o estudo sobre o comportamento à fadiga, de dois aços obtidos pelo processo de fundição seguido de laminagem a quente. O objetivo principal consistiu na obtenção das curvas S-N para as ligas, ST-52 (AISI 1024) e R304 (AISI 304), com e sem corrosão e posteriormente estudar um modelo de previsão de vida à fadiga para obtenção da durabilidade. No decorrer do trabalho, foi necessário fabricar os provetes de ensaio de cada material, dimensionados segundo a norma ASTM E8/E8M:13a e maquinados com auxílio de um equipamento CNC, através do processo de corte por fresagem. Foi realizada a retificação superficial para a obtenção de maior uniformidade tanto na espessura como na rugosidade dos provetes. Ao longo do procedimento experimental foram realizados ensaios de dureza para ambos os materiais e o estudo da influência da rugosidade nas curvas S-N. Tendo sido utilizada a área máxima de defeito e o valor médio da dureza, para aplicação do modelo de previsão desenvolvido por Sun de modo a determinar a tensão limite de fadiga e respetiva durabilidade. Tendo em conta o ambiente corrosivo permanece a necessidade de desenvolver novos modelos de previsão de tensão limite de fadiga, dando continuidade ao trabalho de Sun e Murakami. Os resultados experimentais demonstraram que a corrosão presente no ambiente de resíduos orgânicos, afeta significativamente ambos os materiais estudados, reduzindo a sua resistência à fadiga e consequentemente a sua durabilidade. Foi também possível concluir, que a variação da rugosidade (ΔRa) não afeta a resistência à fadiga das ligas quando sujeitas a carregamentos do tipo de tração-compressão.
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