Corpos de violência, linguagens de resistência: As complexas teias de conhecimentos no Moçambique contemporâneo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/33803 https://doi.org/10.4000/rccs.701 |
Resumo: | O objectivo deste artigo é analisar as raízes profundas e razões válidas para a reconfiguração dos métodos “tradicionais” de resolução de conflitos em Moçambique, através de uma perspectiva de desenvolvimento do Estado, tanto em contextos coloniais como pós-coloniais. Tomando como ponto de partida a constante referência a práticas de feitiçaria, procura‑se analisar estas acusações como parte de um contexto cultural mais amplo onde se entrecruzam múltiplas realidades culturais, numa rede complexa de competição pelo poder. Neste contexto, o privilégio epistemológico concedido ao direito moderno continua a funcionar como um instrumento de supressão de outras formas de legalidade e, simultaneamente, dos grupos sociais subalternos cujas práticas sociais se baseavam nessas formas. Deste modo, a análise das acusações de feitiçaria abre campo para uma discussão mais ampla e situada sobre a diversidade das “epistemologias do Sul”. |
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Corpos de violência, linguagens de resistência: As complexas teias de conhecimentos no Moçambique contemporâneoMoçambiqueViolênciaFeitiçariaEpistemologias do SulPós-colonialismoModernidadeResistênciaConhecimentos alternativosO objectivo deste artigo é analisar as raízes profundas e razões válidas para a reconfiguração dos métodos “tradicionais” de resolução de conflitos em Moçambique, através de uma perspectiva de desenvolvimento do Estado, tanto em contextos coloniais como pós-coloniais. Tomando como ponto de partida a constante referência a práticas de feitiçaria, procura‑se analisar estas acusações como parte de um contexto cultural mais amplo onde se entrecruzam múltiplas realidades culturais, numa rede complexa de competição pelo poder. Neste contexto, o privilégio epistemológico concedido ao direito moderno continua a funcionar como um instrumento de supressão de outras formas de legalidade e, simultaneamente, dos grupos sociais subalternos cujas práticas sociais se baseavam nessas formas. Deste modo, a análise das acusações de feitiçaria abre campo para uma discussão mais ampla e situada sobre a diversidade das “epistemologias do Sul”.This article aims to analyse the deep-seated roots and valid reasons for reconfiguring ‘traditional’ methods of conflict resolution in Mozambique, by means of a perspective of State development, both in colonial and post-colonial contexts. Taking as its starting point the continual references to acts of witchcraft, the article seeks to analyse these charges as part of a wider cultural context where multiple cultural realities intersect in a complex web of competition for power. In this context, the epistemological privilege conferred upon modern law continues to act as a tool for suppressing other forms of legality and, at the same time, subordinate social groups whose social practices were based on such forms. Thus, an analysis of witchcraft charges paves the way for a debate, wider in scope and more localised, on the diversity of the ‘epistemologies of the South’.L’objectif de cet article est d’analyser les racines profondes et les raisons valides pour la reconfiguration des méthodes “traditionnelles” de résolution des conflits au Mozambique, à travers une perspective de développement de l’Etat, tant dans les contextes coloniaux que post-coloniaux. Prenant comme point de départ la référence constante aux pratiques de sorcellerie, on cherche à analyser ces accusations en tant qu’elles font partie d’un contexte culturel plus ample, où s’entrecroisent de multiples réalités culturelles, dans un réseau complexe de compétition pour le pouvoir. Dans ce contexte, le privilège épistémologique concédé au droit moderne continue à fonctionner comme un instrument de suppression d’autres formes de légalité et, simultanément, des groupes sociaux inférieurs dont les pratiques sociales se fondaient sur ces formes. Ainsi, l’analyse des accusations de sorcellerie ouvre le champ d’une discussion plus ample et placée au sujet de la diversité des “épistémologies du Sud”.Centro de Estudos Sociais2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/33803http://hdl.handle.net/10316/33803https://doi.org/10.4000/rccs.701por0254-11062182-7435http://rccs.revues.org/701Meneses, Maria Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T07:11:33Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/33803Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:57.244630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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