Concepções didácticas e metodológicas do surf
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/12222 |
Resumo: | Este estudo pretendeu determinar as características particulares do conhecimento acerca das concepções e metodologias dos treinadores de Surf e o modo como procedem à organização curricular dos conteúdos. Inspirado no modelo de Grossman e recorrendo ao quadro teórico de Rink, esta investigação assentou numa metodologia qualitativa. Determinaram-se as habilidades a ensinar em cada nível de prática e não se verificou a existência de progressões únicas, variando a sequência de ensino das técnicas entre os treinadores. O ensino das técnicas é realizado após um período de preparação geral e ao longo de toda a época, tendo sempre em consideração o calendário competitivo. |
id |
RCAP_eff41b6deb1c941883c7e83c146ae278 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/12222 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Concepções didácticas e metodológicas do surfDidactic and methodological conceptions on surfingConhecimentoConteúdosDidácticaMetodologiasConcepçõesSurfKnowledgeDidacticsMethodologyConceptionsSurfingEste estudo pretendeu determinar as características particulares do conhecimento acerca das concepções e metodologias dos treinadores de Surf e o modo como procedem à organização curricular dos conteúdos. Inspirado no modelo de Grossman e recorrendo ao quadro teórico de Rink, esta investigação assentou numa metodologia qualitativa. Determinaram-se as habilidades a ensinar em cada nível de prática e não se verificou a existência de progressões únicas, variando a sequência de ensino das técnicas entre os treinadores. O ensino das técnicas é realizado após um período de preparação geral e ao longo de toda a época, tendo sempre em consideração o calendário competitivo.The aim of this study was to determine specific features about the knowledge concerning coach’s conceptions and methodologies as well as the way they proceed when organizing curricular contents. Having as source the Grossman model and with the help of Rink’s theoretical table, this work is based on a qualitative methodology. For this purpose an open answer interview with questions concerning curricular organization of contents. The skills to teach on each level of practice were determined and unique progressions weren’t found. The technique teaching sequence was diverse among coaches. The teaching of the techniques is made after a general preparation period and through all the season, always bearing in mind the competitions calendar.Repositório da Universidade de LisboaCorreia, Marco Catarino Espada EstêvãoRosado, António Fernando BoletoMesquita, Isabel Maria Ribeiro2016-09-27T10:30:21Z2011-072011-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12222porhttps://drive.google.com/file/d/0Bw02PG0AgZ7HZWU5ZTVmYzAtYWM4YS00NjIyLWFjNmMtNDFkMjU3ZDUzM2Uz/viewinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:25Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:23.629964Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções didácticas e metodológicas do surf Didactic and methodological conceptions on surfing |
title |
Concepções didácticas e metodológicas do surf |
spellingShingle |
Concepções didácticas e metodológicas do surf Correia, Marco Catarino Espada Estêvão Conhecimento Conteúdos Didáctica Metodologias Concepções Surf Knowledge Didactics Methodology Conceptions Surfing |
title_short |
Concepções didácticas e metodológicas do surf |
title_full |
Concepções didácticas e metodológicas do surf |
title_fullStr |
Concepções didácticas e metodológicas do surf |
title_full_unstemmed |
Concepções didácticas e metodológicas do surf |
title_sort |
Concepções didácticas e metodológicas do surf |
author |
Correia, Marco Catarino Espada Estêvão |
author_facet |
Correia, Marco Catarino Espada Estêvão Rosado, António Fernando Boleto Mesquita, Isabel Maria Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Rosado, António Fernando Boleto Mesquita, Isabel Maria Ribeiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Marco Catarino Espada Estêvão Rosado, António Fernando Boleto Mesquita, Isabel Maria Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento Conteúdos Didáctica Metodologias Concepções Surf Knowledge Didactics Methodology Conceptions Surfing |
topic |
Conhecimento Conteúdos Didáctica Metodologias Concepções Surf Knowledge Didactics Methodology Conceptions Surfing |
description |
Este estudo pretendeu determinar as características particulares do conhecimento acerca das concepções e metodologias dos treinadores de Surf e o modo como procedem à organização curricular dos conteúdos. Inspirado no modelo de Grossman e recorrendo ao quadro teórico de Rink, esta investigação assentou numa metodologia qualitativa. Determinaram-se as habilidades a ensinar em cada nível de prática e não se verificou a existência de progressões únicas, variando a sequência de ensino das técnicas entre os treinadores. O ensino das técnicas é realizado após um período de preparação geral e ao longo de toda a época, tendo sempre em consideração o calendário competitivo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07 2011-07-01T00:00:00Z 2016-09-27T10:30:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/12222 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/12222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://drive.google.com/file/d/0Bw02PG0AgZ7HZWU5ZTVmYzAtYWM4YS00NjIyLWFjNmMtNDFkMjU3ZDUzM2Uz/view |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131069473095680 |