Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cachapuz, Antonio
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Sá-Chaves, Idália, Paixão, Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1302
Resumo: Neste momento, em vários países, notadamente Portugal e Brasil, um dos principais debates no âmbito dos sistemas educativos, centra-se na problemática dos saberes essenciais e estruturantes que tornem os cidadãos melhor preparados perante os desafios da complexidade induzida pela aceleração cientifico-tecnológica. Torna-se, assim, pertinente realizar uma reflexão crítica acerca da natureza desses saberes e do modo como podem ser desenvolvidos. Procurou-se, por meio de pesquisa, evidenciar a congruência entre tais saberes teoricamente referenciados e recentes propostas curriculares feitas em Portugal para o ensino básico. Encara-se, por fim, o desafio que os projectos de inovação educacional centrados na aprendizagem de novas competências imprimem à formação de professores.
id RCAP_f016ebb1ad9ca721e398ae4c2c33d288
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1302
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicosComplexidadeSociedade do conhecimentoSaberes básicosFormação de professoresNeste momento, em vários países, notadamente Portugal e Brasil, um dos principais debates no âmbito dos sistemas educativos, centra-se na problemática dos saberes essenciais e estruturantes que tornem os cidadãos melhor preparados perante os desafios da complexidade induzida pela aceleração cientifico-tecnológica. Torna-se, assim, pertinente realizar uma reflexão crítica acerca da natureza desses saberes e do modo como podem ser desenvolvidos. Procurou-se, por meio de pesquisa, evidenciar a congruência entre tais saberes teoricamente referenciados e recentes propostas curriculares feitas em Portugal para o ensino básico. Encara-se, por fim, o desafio que os projectos de inovação educacional centrados na aprendizagem de novas competências imprimem à formação de professores.Universidade Católica Bom Bosco (UCDB)Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCachapuz, AntonioSá-Chaves, IdáliaPaixão, Fátima2012-06-12T14:48:34Z2002-122002-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1302porCACHAPUZ, António ; SÁ-CHAVES, Idália ; PAIXÃO, Fátima (2002) - Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicos. Série-Estudos. Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. ISSN 1414-5138. Nº 14 (jul./dez.), p. 15-38.1414-5138info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:33ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicos
title Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicos
spellingShingle Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicos
Cachapuz, Antonio
Complexidade
Sociedade do conhecimento
Saberes básicos
Formação de professores
title_short Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicos
title_full Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicos
title_fullStr Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicos
title_full_unstemmed Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicos
title_sort Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicos
author Cachapuz, Antonio
author_facet Cachapuz, Antonio
Sá-Chaves, Idália
Paixão, Fátima
author_role author
author2 Sá-Chaves, Idália
Paixão, Fátima
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Cachapuz, Antonio
Sá-Chaves, Idália
Paixão, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Complexidade
Sociedade do conhecimento
Saberes básicos
Formação de professores
topic Complexidade
Sociedade do conhecimento
Saberes básicos
Formação de professores
description Neste momento, em vários países, notadamente Portugal e Brasil, um dos principais debates no âmbito dos sistemas educativos, centra-se na problemática dos saberes essenciais e estruturantes que tornem os cidadãos melhor preparados perante os desafios da complexidade induzida pela aceleração cientifico-tecnológica. Torna-se, assim, pertinente realizar uma reflexão crítica acerca da natureza desses saberes e do modo como podem ser desenvolvidos. Procurou-se, por meio de pesquisa, evidenciar a congruência entre tais saberes teoricamente referenciados e recentes propostas curriculares feitas em Portugal para o ensino básico. Encara-se, por fim, o desafio que os projectos de inovação educacional centrados na aprendizagem de novas competências imprimem à formação de professores.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12
2002-12-01T00:00:00Z
2012-06-12T14:48:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1302
url http://hdl.handle.net/10400.11/1302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CACHAPUZ, António ; SÁ-CHAVES, Idália ; PAIXÃO, Fátima (2002) - Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicos. Série-Estudos. Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. ISSN 1414-5138. Nº 14 (jul./dez.), p. 15-38.
1414-5138
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Bom Bosco (UCDB)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Bom Bosco (UCDB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301791324504064