Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/1302 |
Resumo: | Neste momento, em vários países, notadamente Portugal e Brasil, um dos principais debates no âmbito dos sistemas educativos, centra-se na problemática dos saberes essenciais e estruturantes que tornem os cidadãos melhor preparados perante os desafios da complexidade induzida pela aceleração cientifico-tecnológica. Torna-se, assim, pertinente realizar uma reflexão crítica acerca da natureza desses saberes e do modo como podem ser desenvolvidos. Procurou-se, por meio de pesquisa, evidenciar a congruência entre tais saberes teoricamente referenciados e recentes propostas curriculares feitas em Portugal para o ensino básico. Encara-se, por fim, o desafio que os projectos de inovação educacional centrados na aprendizagem de novas competências imprimem à formação de professores. |
id |
RCAP_f016ebb1ad9ca721e398ae4c2c33d288 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1302 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicosComplexidadeSociedade do conhecimentoSaberes básicosFormação de professoresNeste momento, em vários países, notadamente Portugal e Brasil, um dos principais debates no âmbito dos sistemas educativos, centra-se na problemática dos saberes essenciais e estruturantes que tornem os cidadãos melhor preparados perante os desafios da complexidade induzida pela aceleração cientifico-tecnológica. Torna-se, assim, pertinente realizar uma reflexão crítica acerca da natureza desses saberes e do modo como podem ser desenvolvidos. Procurou-se, por meio de pesquisa, evidenciar a congruência entre tais saberes teoricamente referenciados e recentes propostas curriculares feitas em Portugal para o ensino básico. Encara-se, por fim, o desafio que os projectos de inovação educacional centrados na aprendizagem de novas competências imprimem à formação de professores.Universidade Católica Bom Bosco (UCDB)Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCachapuz, AntonioSá-Chaves, IdáliaPaixão, Fátima2012-06-12T14:48:34Z2002-122002-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1302porCACHAPUZ, António ; SÁ-CHAVES, Idália ; PAIXÃO, Fátima (2002) - Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicos. Série-Estudos. Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. ISSN 1414-5138. Nº 14 (jul./dez.), p. 15-38.1414-5138info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:33ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicos |
title |
Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicos |
spellingShingle |
Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicos Cachapuz, Antonio Complexidade Sociedade do conhecimento Saberes básicos Formação de professores |
title_short |
Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicos |
title_full |
Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicos |
title_fullStr |
Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicos |
title_full_unstemmed |
Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicos |
title_sort |
Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicos |
author |
Cachapuz, Antonio |
author_facet |
Cachapuz, Antonio Sá-Chaves, Idália Paixão, Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Sá-Chaves, Idália Paixão, Fátima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cachapuz, Antonio Sá-Chaves, Idália Paixão, Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Complexidade Sociedade do conhecimento Saberes básicos Formação de professores |
topic |
Complexidade Sociedade do conhecimento Saberes básicos Formação de professores |
description |
Neste momento, em vários países, notadamente Portugal e Brasil, um dos principais debates no âmbito dos sistemas educativos, centra-se na problemática dos saberes essenciais e estruturantes que tornem os cidadãos melhor preparados perante os desafios da complexidade induzida pela aceleração cientifico-tecnológica. Torna-se, assim, pertinente realizar uma reflexão crítica acerca da natureza desses saberes e do modo como podem ser desenvolvidos. Procurou-se, por meio de pesquisa, evidenciar a congruência entre tais saberes teoricamente referenciados e recentes propostas curriculares feitas em Portugal para o ensino básico. Encara-se, por fim, o desafio que os projectos de inovação educacional centrados na aprendizagem de novas competências imprimem à formação de professores. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12 2002-12-01T00:00:00Z 2012-06-12T14:48:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/1302 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/1302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CACHAPUZ, António ; SÁ-CHAVES, Idália ; PAIXÃO, Fátima (2002) - Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicos. Série-Estudos. Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. ISSN 1414-5138. Nº 14 (jul./dez.), p. 15-38. 1414-5138 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Bom Bosco (UCDB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Bom Bosco (UCDB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301791324504064 |