A relevância da liderança num mega agrupamento de escolas – um estudo de caso.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/1749 |
Resumo: | A relevância da investigação prende-se, por um lado, com a sua atualidade em termos de gestão e administração escolares, centrado num cargo unipessoal, por outro lado, pelo interesse crescente pela temática da gestão e liderança nas escolas, apoiado pelo Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, alterado mais recentemente, pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho. Vivemos num tempo de mudança acelerada e de descontinuidades frequentes. As escolas veem-se confrontadas diariamente com uma multiplicidade de exigências: umas, de caráter externo, oriundas do macro sistema, como as reformas educativas e o rol de legislação que entram em catadupa no seio da escola, desafiando os administradores e os docentes para o cumprimento de diretivas, outras de ordem social, sendo estas últimas abordadas, antes de mais, na esfera superior da organização. As questões de investigação centraram-se, deste modo, na caracterização e implicações dos conceitos de gestão e liderança, bem como na implicação dos estudos realizados sobre esta temática, que apontam para a liderança ser permeada pelo contexto, pelas pessoas lideradas e pelo próprio líder. Neste contexto, o diretor de escola terá a capacidade de estabelecer princípios que são assumidos pelos seus colaboradores, para que todos adotem um comportamento que mobilize a organização escolar no alcance dos objetivos comuns. Procurámos conhecer os desafios, inerentes às escolas do presente, que são colocados ao líder escolar, no atual modelo de administração e gestão. Estabelece-se e descreve-se a temática da liderança emocional e apresentam-se diferentes estilos de liderança que podem existir e coexistir nas várias organizações. Procede-se ao tratamento dos resultados e à sua interpretação, culminando nas propostas de inferências e interpretações de acordo com os objetivos previstos; concluindo-se que a liderança é relevante na gestão das organizações escolares e que a eficácia organizacional parece advir da ação adequada do gestor ou do líder, dependendo do momento e das metas a alcançar. |
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