‘O quê?’: encontro do corpo com Beckett

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/17061
Resumo: Relatório Final de Projeto apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais Na Especialidade em Coreografia
id RCAP_f03b8fa8cce281f6d3db47414e3b7ea2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17061
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ‘O quê?’: encontro do corpo com BeckettIncomunicabilidadeBeckettCorpo-palavraImprovisaçãoIncommunicabilityBeckettBody-wordsImprovisationRelatório Final de Projeto apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais Na Especialidade em CoreografiaO propósito deste relatório é desenvolver pensamento critico relativamente ao processo criativo do projeto ‘O Quê?’. Este projeto passou pela criação de um espetáculo em torno da peça ‘Not I’ do dramaturgo do absurdo Samuel Beckett. Neste relatório começamos por abordar as primeiras motivações da artista e as primeiras decisões que se tomou em relação ao autor, à peça escolhida e à dramaturgia - a incomunicabilidade. Desmitifica-se todo o processo criativo, dividindo ‘O Quê?’ em duas partes. Gera-se um aprofundamento sobre a relação da dança com o teatro e o corpo com a palavra. Pensa-se sobre o uso do texto falado em dança e da importância da improvisação para a criadora.ABSTRACT - Process of the project ‘Quê?’. This project involved creating a play based on ‘Not I’ by the absurdist playwright Samuel Beckett. In this work we start approaching the first motivations of the artist and the first decisions about the author, the chosen play and the dramaturgy – the incommunicability. The whole creative process is demythologized, dividing ‘O Quê?’ into two parts. It creates a deep knowledge about the relation between dance and theatre, the bodies and the words. It thinks about the use of spoken word in dance and the importance of improvisation for the creator.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de DançaCrêspo, FernandoRCIPLSilva, Mariana2024-02-07T10:57:38Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/17061TID:203524071porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-14T02:15:51Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17061Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:11.042899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ‘O quê?’: encontro do corpo com Beckett
title ‘O quê?’: encontro do corpo com Beckett
spellingShingle ‘O quê?’: encontro do corpo com Beckett
Silva, Mariana
Incomunicabilidade
Beckett
Corpo-palavra
Improvisação
Incommunicability
Beckett
Body-words
Improvisation
title_short ‘O quê?’: encontro do corpo com Beckett
title_full ‘O quê?’: encontro do corpo com Beckett
title_fullStr ‘O quê?’: encontro do corpo com Beckett
title_full_unstemmed ‘O quê?’: encontro do corpo com Beckett
title_sort ‘O quê?’: encontro do corpo com Beckett
author Silva, Mariana
author_facet Silva, Mariana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Crêspo, Fernando
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv Incomunicabilidade
Beckett
Corpo-palavra
Improvisação
Incommunicability
Beckett
Body-words
Improvisation
topic Incomunicabilidade
Beckett
Corpo-palavra
Improvisação
Incommunicability
Beckett
Body-words
Improvisation
description Relatório Final de Projeto apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais Na Especialidade em Coreografia
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-02-07T10:57:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/17061
TID:203524071
url http://hdl.handle.net/10400.21/17061
identifier_str_mv TID:203524071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137432590876672