‘O quê?’: encontro do corpo com Beckett
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/17061 |
Resumo: | Relatório Final de Projeto apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais Na Especialidade em Coreografia |
id |
RCAP_f03b8fa8cce281f6d3db47414e3b7ea2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17061 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
‘O quê?’: encontro do corpo com BeckettIncomunicabilidadeBeckettCorpo-palavraImprovisaçãoIncommunicabilityBeckettBody-wordsImprovisationRelatório Final de Projeto apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais Na Especialidade em CoreografiaO propósito deste relatório é desenvolver pensamento critico relativamente ao processo criativo do projeto ‘O Quê?’. Este projeto passou pela criação de um espetáculo em torno da peça ‘Not I’ do dramaturgo do absurdo Samuel Beckett. Neste relatório começamos por abordar as primeiras motivações da artista e as primeiras decisões que se tomou em relação ao autor, à peça escolhida e à dramaturgia - a incomunicabilidade. Desmitifica-se todo o processo criativo, dividindo ‘O Quê?’ em duas partes. Gera-se um aprofundamento sobre a relação da dança com o teatro e o corpo com a palavra. Pensa-se sobre o uso do texto falado em dança e da importância da improvisação para a criadora.ABSTRACT - Process of the project ‘Quê?’. This project involved creating a play based on ‘Not I’ by the absurdist playwright Samuel Beckett. In this work we start approaching the first motivations of the artist and the first decisions about the author, the chosen play and the dramaturgy – the incommunicability. The whole creative process is demythologized, dividing ‘O Quê?’ into two parts. It creates a deep knowledge about the relation between dance and theatre, the bodies and the words. It thinks about the use of spoken word in dance and the importance of improvisation for the creator.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de DançaCrêspo, FernandoRCIPLSilva, Mariana2024-02-07T10:57:38Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/17061TID:203524071porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-14T02:15:51Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17061Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:11.042899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
‘O quê?’: encontro do corpo com Beckett |
title |
‘O quê?’: encontro do corpo com Beckett |
spellingShingle |
‘O quê?’: encontro do corpo com Beckett Silva, Mariana Incomunicabilidade Beckett Corpo-palavra Improvisação Incommunicability Beckett Body-words Improvisation |
title_short |
‘O quê?’: encontro do corpo com Beckett |
title_full |
‘O quê?’: encontro do corpo com Beckett |
title_fullStr |
‘O quê?’: encontro do corpo com Beckett |
title_full_unstemmed |
‘O quê?’: encontro do corpo com Beckett |
title_sort |
‘O quê?’: encontro do corpo com Beckett |
author |
Silva, Mariana |
author_facet |
Silva, Mariana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Crêspo, Fernando RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mariana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Incomunicabilidade Beckett Corpo-palavra Improvisação Incommunicability Beckett Body-words Improvisation |
topic |
Incomunicabilidade Beckett Corpo-palavra Improvisação Incommunicability Beckett Body-words Improvisation |
description |
Relatório Final de Projeto apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais Na Especialidade em Coreografia |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-02-07T10:57:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/17061 TID:203524071 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/17061 |
identifier_str_mv |
TID:203524071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137432590876672 |