A Filosofia de Deming e a Gestão da Qualidade Total no Ensino Superior Português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/5171 |
Resumo: | No presente artigo procura-se analisar, de uma forma sistemática e acessível, informação relevante acerca da filosofia da qualidade total (TQM), debruçando-se essencialmente sobre os 14 Princípios de Deming. Por outro lado, pretende-se averiguar se as técnicas da Gestão da Qualidade Total, desenvolvidas por esse “Guru” da qualidade, poderiam ser aplicadas no ensino superior português. Neste sentido, aplicou-se um inquérito por questionário em duas instituições de ensino superior portuguesas: o ISCTE-IUL e a Universidade de Évora. Os resultados deste estudo evidenciaram que as duas instituições de ensino superior portuguesas poderiam imple-mentar alguns dos 14 princípios de Deming e a sua correcta aplicação permitiria caminhar no longo percurso da qualidade até à excelência. |
id |
RCAP_f03dc003fb6ecc766635111154b595ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/5171 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Filosofia de Deming e a Gestão da Qualidade Total no Ensino Superior PortuguêsGestão da Qualidade TotalEnsino SuperiorPrincípios de DemingNo presente artigo procura-se analisar, de uma forma sistemática e acessível, informação relevante acerca da filosofia da qualidade total (TQM), debruçando-se essencialmente sobre os 14 Princípios de Deming. Por outro lado, pretende-se averiguar se as técnicas da Gestão da Qualidade Total, desenvolvidas por esse “Guru” da qualidade, poderiam ser aplicadas no ensino superior português. Neste sentido, aplicou-se um inquérito por questionário em duas instituições de ensino superior portuguesas: o ISCTE-IUL e a Universidade de Évora. Os resultados deste estudo evidenciaram que as duas instituições de ensino superior portuguesas poderiam imple-mentar alguns dos 14 princípios de Deming e a sua correcta aplicação permitiria caminhar no longo percurso da qualidade até à excelência.Associação de Estudos e Investigação Científica do ISLA - Lisboa2012-07-09T17:21:46Z2012-07-092012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/5171http://hdl.handle.net/10174/5171por• SARAIVA, Margarida (2012) “A Filosofia de Deming e a Gestão da Qualidade Total no Ensino Superior Português”, Revista Portuguesa de Management- Revista Científica, N.º 5-6, Ano 3, 95-116. ISSN: 1646-897X95-1161646-897XAno 3Revista Portuguesa de Management - Revista Cientifica5-6Departamento de Gestãomsaraiva@uevora.pt661Saraiva, Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:43:37Zoai:dspace.uevora.pt:10174/5171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:00:12.713762Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Filosofia de Deming e a Gestão da Qualidade Total no Ensino Superior Português |
title |
A Filosofia de Deming e a Gestão da Qualidade Total no Ensino Superior Português |
spellingShingle |
A Filosofia de Deming e a Gestão da Qualidade Total no Ensino Superior Português Saraiva, Margarida Gestão da Qualidade Total Ensino Superior Princípios de Deming |
title_short |
A Filosofia de Deming e a Gestão da Qualidade Total no Ensino Superior Português |
title_full |
A Filosofia de Deming e a Gestão da Qualidade Total no Ensino Superior Português |
title_fullStr |
A Filosofia de Deming e a Gestão da Qualidade Total no Ensino Superior Português |
title_full_unstemmed |
A Filosofia de Deming e a Gestão da Qualidade Total no Ensino Superior Português |
title_sort |
A Filosofia de Deming e a Gestão da Qualidade Total no Ensino Superior Português |
author |
Saraiva, Margarida |
author_facet |
Saraiva, Margarida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da Qualidade Total Ensino Superior Princípios de Deming |
topic |
Gestão da Qualidade Total Ensino Superior Princípios de Deming |
description |
No presente artigo procura-se analisar, de uma forma sistemática e acessível, informação relevante acerca da filosofia da qualidade total (TQM), debruçando-se essencialmente sobre os 14 Princípios de Deming. Por outro lado, pretende-se averiguar se as técnicas da Gestão da Qualidade Total, desenvolvidas por esse “Guru” da qualidade, poderiam ser aplicadas no ensino superior português. Neste sentido, aplicou-se um inquérito por questionário em duas instituições de ensino superior portuguesas: o ISCTE-IUL e a Universidade de Évora. Os resultados deste estudo evidenciaram que as duas instituições de ensino superior portuguesas poderiam imple-mentar alguns dos 14 princípios de Deming e a sua correcta aplicação permitiria caminhar no longo percurso da qualidade até à excelência. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-09T17:21:46Z 2012-07-09 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/5171 http://hdl.handle.net/10174/5171 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/5171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
• SARAIVA, Margarida (2012) “A Filosofia de Deming e a Gestão da Qualidade Total no Ensino Superior Português”, Revista Portuguesa de Management- Revista Científica, N.º 5-6, Ano 3, 95-116. ISSN: 1646-897X 95-116 1646-897X Ano 3 Revista Portuguesa de Management - Revista Cientifica 5-6 Departamento de Gestão msaraiva@uevora.pt 661 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Estudos e Investigação Científica do ISLA - Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Estudos e Investigação Científica do ISLA - Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817550370008727552 |