DeCA sessions : vídeos musicais com projetos de alunos e ex-alunos do DeCA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parente, Andreia Filipa Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25484
Resumo: Este projeto de investigação, denominado de DeCA Sessions, inserido no Mestrado de Comunicação Multimédia, teve como objetivo a produção de vídeos musicais para projetos de cariz musical de alunos e ex-alunos do DeCA. A informação recolhida, através da revisão bibliográfica, para o desenvolvimento deste projeto esteve relacionada com dois acontecimentos fulcrais na história do vídeo musical. O primeiro acontecimento remete para a era da MTV e a ascensão do vídeo musical no quotidiano da população e o segundo retrata a dispersão dos vídeos do formato televisivo para o online. A migração dos vídeos musicais para as plataformas de divulgação audiovisual, nomeadamente o Youtube, originou um novo formato: o online. Deste feito, a difusão vídeo musical na rede permitiu uma maior facilidade na partilha e divulgação dos vídeos, sem barreiras territoriais e temporais. Neste contexto, os dois vídeos musicais realizados foram publicados em duas plataformas fulcrais para o DeCA Sessions, o Youtube e Facebook. Em ambas foi importante obter noções básicas sobre a utilização e exploração de funcionalidades bem como de ferramentas contidas nas próprias plataformas, como um meio proactivo na divulgação de vídeos de teor musical. Para além disso, através do Youtube Analytics e Facebook Insight foi possível analisar o impacto dos vídeos na comunidade musical. Após a implementação e análise dos dados estatísticos referentes aos vídeos publicados, foi possível concluir que o Facebook demonstra as condições necessárias para divulgar um projeto de cariz audiovisual semelhante.
id RCAP_f051d69867f574d997ab7fd247d79697
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/25484
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling DeCA sessions : vídeos musicais com projetos de alunos e ex-alunos do DeCAProdução AudiovisualDeCAVídeo MusicalYoutubeFacebookEste projeto de investigação, denominado de DeCA Sessions, inserido no Mestrado de Comunicação Multimédia, teve como objetivo a produção de vídeos musicais para projetos de cariz musical de alunos e ex-alunos do DeCA. A informação recolhida, através da revisão bibliográfica, para o desenvolvimento deste projeto esteve relacionada com dois acontecimentos fulcrais na história do vídeo musical. O primeiro acontecimento remete para a era da MTV e a ascensão do vídeo musical no quotidiano da população e o segundo retrata a dispersão dos vídeos do formato televisivo para o online. A migração dos vídeos musicais para as plataformas de divulgação audiovisual, nomeadamente o Youtube, originou um novo formato: o online. Deste feito, a difusão vídeo musical na rede permitiu uma maior facilidade na partilha e divulgação dos vídeos, sem barreiras territoriais e temporais. Neste contexto, os dois vídeos musicais realizados foram publicados em duas plataformas fulcrais para o DeCA Sessions, o Youtube e Facebook. Em ambas foi importante obter noções básicas sobre a utilização e exploração de funcionalidades bem como de ferramentas contidas nas próprias plataformas, como um meio proactivo na divulgação de vídeos de teor musical. Para além disso, através do Youtube Analytics e Facebook Insight foi possível analisar o impacto dos vídeos na comunidade musical. Após a implementação e análise dos dados estatísticos referentes aos vídeos publicados, foi possível concluir que o Facebook demonstra as condições necessárias para divulgar um projeto de cariz audiovisual semelhante.This research project, named DeCA Sessions, embedded in the Multimedia Communication Master’s, aimed at the production of music videos for musical projects from DeCA students and former students. The information collected, through the bibliographic review, for the development of this project was related to two key events in the history of music videos. The first event refers to the MTV era and the rise of music videos in our everyday lives and the second depicts the dispersion of videos from the television to the online format. The migration of music videos to the audiovisual dissemination platforms, namely YouTube, gave way to a new format: online. As a result, the dissemination of music videos online has made it easier to share and diffuse videos without territorial and temporal barriers. In this context, the two music videos made were published on two key platforms for the DeCA Sessions, Youtube and Facebook. In both, it was important to get the basics on the use and exploitation of features, as well as tools included in the platforms themselves, as a proactive means in the promulgation of music videos. In addition, through YouTube Analytics and Facebook Insight it was possible to analyze the impact of videos in the music community.2019-03-01T16:27:15Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25484TID:202238474porParente, Andreia Filipa Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:49:32Zoai:ria.ua.pt:10773/25484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:45.854093Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv DeCA sessions : vídeos musicais com projetos de alunos e ex-alunos do DeCA
title DeCA sessions : vídeos musicais com projetos de alunos e ex-alunos do DeCA
spellingShingle DeCA sessions : vídeos musicais com projetos de alunos e ex-alunos do DeCA
Parente, Andreia Filipa Ferreira
Produção Audiovisual
DeCA
Vídeo Musical
Youtube
Facebook
title_short DeCA sessions : vídeos musicais com projetos de alunos e ex-alunos do DeCA
title_full DeCA sessions : vídeos musicais com projetos de alunos e ex-alunos do DeCA
title_fullStr DeCA sessions : vídeos musicais com projetos de alunos e ex-alunos do DeCA
title_full_unstemmed DeCA sessions : vídeos musicais com projetos de alunos e ex-alunos do DeCA
title_sort DeCA sessions : vídeos musicais com projetos de alunos e ex-alunos do DeCA
author Parente, Andreia Filipa Ferreira
author_facet Parente, Andreia Filipa Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parente, Andreia Filipa Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Produção Audiovisual
DeCA
Vídeo Musical
Youtube
Facebook
topic Produção Audiovisual
DeCA
Vídeo Musical
Youtube
Facebook
description Este projeto de investigação, denominado de DeCA Sessions, inserido no Mestrado de Comunicação Multimédia, teve como objetivo a produção de vídeos musicais para projetos de cariz musical de alunos e ex-alunos do DeCA. A informação recolhida, através da revisão bibliográfica, para o desenvolvimento deste projeto esteve relacionada com dois acontecimentos fulcrais na história do vídeo musical. O primeiro acontecimento remete para a era da MTV e a ascensão do vídeo musical no quotidiano da população e o segundo retrata a dispersão dos vídeos do formato televisivo para o online. A migração dos vídeos musicais para as plataformas de divulgação audiovisual, nomeadamente o Youtube, originou um novo formato: o online. Deste feito, a difusão vídeo musical na rede permitiu uma maior facilidade na partilha e divulgação dos vídeos, sem barreiras territoriais e temporais. Neste contexto, os dois vídeos musicais realizados foram publicados em duas plataformas fulcrais para o DeCA Sessions, o Youtube e Facebook. Em ambas foi importante obter noções básicas sobre a utilização e exploração de funcionalidades bem como de ferramentas contidas nas próprias plataformas, como um meio proactivo na divulgação de vídeos de teor musical. Para além disso, através do Youtube Analytics e Facebook Insight foi possível analisar o impacto dos vídeos na comunidade musical. Após a implementação e análise dos dados estatísticos referentes aos vídeos publicados, foi possível concluir que o Facebook demonstra as condições necessárias para divulgar um projeto de cariz audiovisual semelhante.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2019-03-01T16:27:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/25484
TID:202238474
url http://hdl.handle.net/10773/25484
identifier_str_mv TID:202238474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137641714679808