Clinical reasoning in undergraduate medical education - A review of the curriculum of the Faculty of Medicine of University of Coimbra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/97839 |
Resumo: | Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina |
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Clinical reasoning in undergraduate medical education - A review of the curriculum of the Faculty of Medicine of University of CoimbraRaciocínio clínico no currículo médico pré-graduado - Revisão do currículo da Faculdade de Medicina da Universidade de CoimbraEDUCAÇÃO MÉDICACURRÍCULORACIOCÍNIO CLÍNICOAVALIAÇÃOENVOLVIMENTO ESTUDANTILMEDICAL EDUCATIONCURRICULUM DEVELOPMENTCLINICAL REASONINGASSESSMENTSTUDENT ENGAGEMENTTrabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de MedicinaA construção do currículo é um processo contínuo de aperfeiçoamento com vista a atingir os objetivos propostos. Considerando que os alunos tendem a direcionar os seus esforços para o objeto e a forma como são avaliados, este estudo analisa o currículo da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, sob a perspetiva da avaliação. O objetivo é compreender como melhorar o desenvolvimento do raciocínio clínico no currículo médico pré-graduado, distinguindo níveis de aptidão em conhecimento, competência, desempenho e ação. De forma a recolher informação e abordar os diferentes aspetos do currículo, adotou-se um paradigma de investigação interpretativo. Os dados foram obtidos a partir da análise de documentos das unidades curriculares, de um questionário aos alunos de 6º ano e de um grupo focal no qual estudantes e membros do corpo docente participaram. Os resultados mostraram que os objetivos de aprendizagem e os métodos de avaliação estão focados na aquisição de conhecimento e competência de raciocínio clínico, enquanto níveis mais altos de aptidão relacionam-se com experiências individuais, de forma mais oportunista. O elevado rácio aluno-tutor, a falta de uma abordagem a nível institucional para o desenvolvimento do raciocínio clínico e a baixa recetividade dos alunos à crítica e auto-reflexão foram identificadas como as principais dificuldades. Com base na literatura revista, foram propostas estratégias de melhoria com ênfase geral numa abordagem sistemática e transdisciplinar que potencia os aspetos positivos do currículo. Em suma, o mérito deste estudo reside, não na generalização do resultados, mas no desenho do estudo e no reconhecimento da importância tanto da teoria da educação médica, como da prática quotidiana das escolas de medicina. A justaposição de perspetivas de professores e estudantes e da teoria da educação médica permite extrapolar sugestões práticas para o desenvolvimento do currículo, que podem ser úteis para a escola médica em particular ou para qualquer outra interessada em melhorar o raciocínio clínico.Curriculum development is an ongoing, refining process towards the achievement of proposed outcomes. Since students are propelled to direct their efforts into what and how they are being assessed, this study reviewed the curriculum in the Faculty of Medicine of the University of Coimbra, through the lens of assessment. It aimed to understand how to improve the development of clinical reasoning in undergraduate medical curriculum, distinguishing levels of aptitude in knowledge, competence, performance, and action.An interpretivist research paradigm was employed to gather information on different aspects of the curriculum. The methods of data collection were the analysis of course units’ documents, a questionnaire answered by students, and a focus group in which students and faculty members participated. The results showed that learning objectives and assessment methods are focused on the acquisition of knowledge and competence in clinical reasoning, whilst higher levels of aptitude are linked to individual experiences, in an opportunity-based manner. The high ratio of students per tutor, the lack of an institutional approach to developing clinical reasoning, and students’ struggle for critical thinking and self-reflection were identified as the major constraints. Strategies for improvement were proposed based on the literature reviewed with an overall emphasis on a systematic, transdisciplinary approach that builds on the acknowledged apprenticeship merits of the curriculum.All in all, this study’s value was not on the generalizability of the results, rather on the approach to the research design and the intent to acknowledge both medical education theory and everyday practice in medical schools. The juxtaposition of perspectives of faculty members and students and of medical education theory provided practical cues for curriculum development which can be of use to this particular medical school or any other interested in improving clinical reasoning.2020-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97839http://hdl.handle.net/10316/97839TID:202714551engRodrigues, Catarina Pereira da Silva Paisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:47:20Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97839Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:47.252870Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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