Formação continuada : aprendendo a aprender sempre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Eliane Cristina Ferreira de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8970
Resumo: Este artigo é fruto de inúmeras discussões que ocorrem no cenário educacional, ao situar suas análises sobre o professor e o desafio atual de construir a sua identidade profissional, uma vez que a profissão de professor é um dos ofícios mais aludidos no foco das exigências sociais. Como o ponto de partida para a reflexão em questão é a formação continuada, o texto faz referência ao que dispõe a superação da dicotomia teoria- prática? E cita também o trabalho do CREFCON – Centro de Referência em Educação e Formação Continuada do município de São Gonçalo, apoiando as demais discussões nos pontos de vista de teóricos que buscam situar as políticas públicas dirigidas à educação, sob a perspectiva de lê-las dentro de uma ótica em que as mesmas representam a mudança necessária à qual a educação deve vivenciar, ressaltando que a transformação esperada se traduz nos resultados da mudança proposta em toda a conjuntura formativa do professor, tanto inicial como continuada. 
id RCAP_f0571c15af564af162edf30a3de5257c
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8970
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação continuada : aprendendo a aprender sempreEDUCAÇÃOFORMAÇÃO CONTÍNUAIDENTIDADE PROFISSIONALEDUCATIONCONTINUING EDUCATIONPROFESSIONAL IDENTITYEste artigo é fruto de inúmeras discussões que ocorrem no cenário educacional, ao situar suas análises sobre o professor e o desafio atual de construir a sua identidade profissional, uma vez que a profissão de professor é um dos ofícios mais aludidos no foco das exigências sociais. Como o ponto de partida para a reflexão em questão é a formação continuada, o texto faz referência ao que dispõe a superação da dicotomia teoria- prática? E cita também o trabalho do CREFCON – Centro de Referência em Educação e Formação Continuada do município de São Gonçalo, apoiando as demais discussões nos pontos de vista de teóricos que buscam situar as políticas públicas dirigidas à educação, sob a perspectiva de lê-las dentro de uma ótica em que as mesmas representam a mudança necessária à qual a educação deve vivenciar, ressaltando que a transformação esperada se traduz nos resultados da mudança proposta em toda a conjuntura formativa do professor, tanto inicial como continuada. This article is the result of many discussions that occur in the educational setting by placing the analysis of the teacher and the current challenge of building their professional identity, since the teaching profession is one of the jobs that is the focus of most social demands. As the starting point for reflection in question is the continuing education, the text makes reference to what has to overcome the dichotomy between theory and practice. It also cites the work of CREFCON – Centro de Referência em Educação e Formação Continuada in São Gonçalo, supporting the other discussions on the views of theorists who seek to place public policies aimed at education, from the perspective of reading them in a perspective in which they represent the necessary change to which education should experience, noting that the expected transformation is reflected in the results of the proposed change in the whole situation of the teacher training, both initial and continuing.Edições Universitárias Lusófona2018-09-12T11:17:26Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8970por2183-2102Oliveira, Eliane Cristina Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:09Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8970Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:14.128780Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada : aprendendo a aprender sempre
title Formação continuada : aprendendo a aprender sempre
spellingShingle Formação continuada : aprendendo a aprender sempre
Oliveira, Eliane Cristina Ferreira de
EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
IDENTIDADE PROFISSIONAL
EDUCATION
CONTINUING EDUCATION
PROFESSIONAL IDENTITY
title_short Formação continuada : aprendendo a aprender sempre
title_full Formação continuada : aprendendo a aprender sempre
title_fullStr Formação continuada : aprendendo a aprender sempre
title_full_unstemmed Formação continuada : aprendendo a aprender sempre
title_sort Formação continuada : aprendendo a aprender sempre
author Oliveira, Eliane Cristina Ferreira de
author_facet Oliveira, Eliane Cristina Ferreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Eliane Cristina Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
IDENTIDADE PROFISSIONAL
EDUCATION
CONTINUING EDUCATION
PROFESSIONAL IDENTITY
topic EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
IDENTIDADE PROFISSIONAL
EDUCATION
CONTINUING EDUCATION
PROFESSIONAL IDENTITY
description Este artigo é fruto de inúmeras discussões que ocorrem no cenário educacional, ao situar suas análises sobre o professor e o desafio atual de construir a sua identidade profissional, uma vez que a profissão de professor é um dos ofícios mais aludidos no foco das exigências sociais. Como o ponto de partida para a reflexão em questão é a formação continuada, o texto faz referência ao que dispõe a superação da dicotomia teoria- prática? E cita também o trabalho do CREFCON – Centro de Referência em Educação e Formação Continuada do município de São Gonçalo, apoiando as demais discussões nos pontos de vista de teóricos que buscam situar as políticas públicas dirigidas à educação, sob a perspectiva de lê-las dentro de uma ótica em que as mesmas representam a mudança necessária à qual a educação deve vivenciar, ressaltando que a transformação esperada se traduz nos resultados da mudança proposta em toda a conjuntura formativa do professor, tanto inicial como continuada. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2018-09-12T11:17:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/8970
url http://hdl.handle.net/10437/8970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófona
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófona
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131259573633024