Revestimento de componentes produzidos por FDM na indústria automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrosa, Rui Miguel Conde
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/8081
Resumo: A fabricação aditiva encontra-se atualmente num estado de desenvolvimento considerável para quase todos os métodos de fabrico. Um desses métodos é o FDM (Fused Deposition Modeling), utilizado neste projeto. Como todos demais métodos, também este apresenta algumas limitações, sendo que uma delas resulta do próprio processo de impressão, nomeadamente a porosidade dos componentes. Este projeto apresenta um estudo à alteração da permeabilidade de componentes produzidos por FDM quando em contacto com fluídos de refrigeração e lubrificação de automóveis, recorrendo para o efeito a ensaios laboratoriais de provetes em materiais poliméricos: ABS, PC e PC-ABS. Estes foram revestidos por uma camada de resina epoxídica, com o objetivo de diminuir a absorção do fluído externo com o qual estejam em contacto num automóvel. Posteriormente, os provetes foram mergulhados em gasóleo e óleo multigraduado, por períodos distintos, às respetivas temperaturas mais usuais que se observam num veículo em funcionamento. A massa dos provetes antes e após o mergulho nos dois fluídos foi registada e os mesmos foram submetidos a ensaios laboratoriais de tração, dos quais foram retirados os valores de tensão e deformação. Com a análise dos resultados obtidos, e após alguns cálculos, foi possível comparar os valores de deslocamento e resistência à tração dos provetes revestidos e não revestidos, imersos tanto no óleo como no gasóleo. Pôde-se assim concluir quais os tipos de provetes que mais alterações tiveram ao serem revestidos pela camada de resina. Numa fase final, foram também anunciados os trabalhos futuros previstos para este projeto
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