Museu virtual na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Angelo Manuel Morgado
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Silva, Bento Duarte
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/9971
Resumo: A existência de um museu virtual escolar na Internet possibilita o acesso espontâneo a um manancial infindável de recursos educativos independentemente da hora do dia e da distância a que se encontre, despertando para a reformulação dos processos e práticas lectivas. A possibilidade de publicação gratuita de conteúdos, realizados em âmbito escolar ou não, sem a necessidade de depender de meios físicos de armazenamento de dados ou de conhecimentos aprofundados de programação informática, altera decisivamente o papel da educação e, em particular, o papel do aluno. O paradigma do aluno actual assenta em pressupostos estruturais notavelmente dependentes de tecnologia. Acreditamos na mais-valia da utilização das potencialidades da web social no sistema de ensino, onde as ferramentas da 2ª geração da Internet assumem um protagonismo inquestionável. Neste sentido, procuramos a construção de um Museu Virtual Escolar, dinâmico e transdisciplinar, que nos permita aferir a validade de uma didáctica alternativa para a disciplina de Educação Visual e conferir as vantagens/desvantagens para o processo de ensino aprendizagem. Procuraremos estudar a fenomenologia da situação pedagógica em contexto com tecnologias, aplicando uma metodologia de investigação-acção, qualitativa e participativa na óptica do processo, onde a mudança é o seu principal objectivo e o investigador assume o papel de observador participante.
id RCAP_f05f2ece7403c857c0ed67028d05d103
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9971
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Museu virtual na escolaMuseu virtualMuseu na escolaA existência de um museu virtual escolar na Internet possibilita o acesso espontâneo a um manancial infindável de recursos educativos independentemente da hora do dia e da distância a que se encontre, despertando para a reformulação dos processos e práticas lectivas. A possibilidade de publicação gratuita de conteúdos, realizados em âmbito escolar ou não, sem a necessidade de depender de meios físicos de armazenamento de dados ou de conhecimentos aprofundados de programação informática, altera decisivamente o papel da educação e, em particular, o papel do aluno. O paradigma do aluno actual assenta em pressupostos estruturais notavelmente dependentes de tecnologia. Acreditamos na mais-valia da utilização das potencialidades da web social no sistema de ensino, onde as ferramentas da 2ª geração da Internet assumem um protagonismo inquestionável. Neste sentido, procuramos a construção de um Museu Virtual Escolar, dinâmico e transdisciplinar, que nos permita aferir a validade de uma didáctica alternativa para a disciplina de Educação Visual e conferir as vantagens/desvantagens para o processo de ensino aprendizagem. Procuraremos estudar a fenomenologia da situação pedagógica em contexto com tecnologias, aplicando uma metodologia de investigação-acção, qualitativa e participativa na óptica do processo, onde a mudança é o seu principal objectivo e o investigador assume o papel de observador participante.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoRibeiro, Angelo Manuel MorgadoSilva, Bento Duarte20092009-01-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/9971porSILVA, B. [et. al.], org. – “Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia : actas do Congresso, 10, Braga, Portugal, 2009”. Braga : CIEd - Universidade do Minho. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 5810-5815.978-972-8746-71-1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:35:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:35:02Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Museu virtual na escola
title Museu virtual na escola
spellingShingle Museu virtual na escola
Ribeiro, Angelo Manuel Morgado
Museu virtual
Museu na escola
title_short Museu virtual na escola
title_full Museu virtual na escola
title_fullStr Museu virtual na escola
title_full_unstemmed Museu virtual na escola
title_sort Museu virtual na escola
author Ribeiro, Angelo Manuel Morgado
author_facet Ribeiro, Angelo Manuel Morgado
Silva, Bento Duarte
author_role author
author2 Silva, Bento Duarte
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Angelo Manuel Morgado
Silva, Bento Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Museu virtual
Museu na escola
topic Museu virtual
Museu na escola
description A existência de um museu virtual escolar na Internet possibilita o acesso espontâneo a um manancial infindável de recursos educativos independentemente da hora do dia e da distância a que se encontre, despertando para a reformulação dos processos e práticas lectivas. A possibilidade de publicação gratuita de conteúdos, realizados em âmbito escolar ou não, sem a necessidade de depender de meios físicos de armazenamento de dados ou de conhecimentos aprofundados de programação informática, altera decisivamente o papel da educação e, em particular, o papel do aluno. O paradigma do aluno actual assenta em pressupostos estruturais notavelmente dependentes de tecnologia. Acreditamos na mais-valia da utilização das potencialidades da web social no sistema de ensino, onde as ferramentas da 2ª geração da Internet assumem um protagonismo inquestionável. Neste sentido, procuramos a construção de um Museu Virtual Escolar, dinâmico e transdisciplinar, que nos permita aferir a validade de uma didáctica alternativa para a disciplina de Educação Visual e conferir as vantagens/desvantagens para o processo de ensino aprendizagem. Procuraremos estudar a fenomenologia da situação pedagógica em contexto com tecnologias, aplicando uma metodologia de investigação-acção, qualitativa e participativa na óptica do processo, onde a mudança é o seu principal objectivo e o investigador assume o papel de observador participante.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference paper
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/9971
url https://hdl.handle.net/1822/9971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SILVA, B. [et. al.], org. – “Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia : actas do Congresso, 10, Braga, Portugal, 2009”. Braga : CIEd - Universidade do Minho. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 5810-5815.
978-972-8746-71-1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545367552524288