Museu virtual na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/9971 |
Resumo: | A existência de um museu virtual escolar na Internet possibilita o acesso espontâneo a um manancial infindável de recursos educativos independentemente da hora do dia e da distância a que se encontre, despertando para a reformulação dos processos e práticas lectivas. A possibilidade de publicação gratuita de conteúdos, realizados em âmbito escolar ou não, sem a necessidade de depender de meios físicos de armazenamento de dados ou de conhecimentos aprofundados de programação informática, altera decisivamente o papel da educação e, em particular, o papel do aluno. O paradigma do aluno actual assenta em pressupostos estruturais notavelmente dependentes de tecnologia. Acreditamos na mais-valia da utilização das potencialidades da web social no sistema de ensino, onde as ferramentas da 2ª geração da Internet assumem um protagonismo inquestionável. Neste sentido, procuramos a construção de um Museu Virtual Escolar, dinâmico e transdisciplinar, que nos permita aferir a validade de uma didáctica alternativa para a disciplina de Educação Visual e conferir as vantagens/desvantagens para o processo de ensino aprendizagem. Procuraremos estudar a fenomenologia da situação pedagógica em contexto com tecnologias, aplicando uma metodologia de investigação-acção, qualitativa e participativa na óptica do processo, onde a mudança é o seu principal objectivo e o investigador assume o papel de observador participante. |
id |
RCAP_f05f2ece7403c857c0ed67028d05d103 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9971 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Museu virtual na escolaMuseu virtualMuseu na escolaA existência de um museu virtual escolar na Internet possibilita o acesso espontâneo a um manancial infindável de recursos educativos independentemente da hora do dia e da distância a que se encontre, despertando para a reformulação dos processos e práticas lectivas. A possibilidade de publicação gratuita de conteúdos, realizados em âmbito escolar ou não, sem a necessidade de depender de meios físicos de armazenamento de dados ou de conhecimentos aprofundados de programação informática, altera decisivamente o papel da educação e, em particular, o papel do aluno. O paradigma do aluno actual assenta em pressupostos estruturais notavelmente dependentes de tecnologia. Acreditamos na mais-valia da utilização das potencialidades da web social no sistema de ensino, onde as ferramentas da 2ª geração da Internet assumem um protagonismo inquestionável. Neste sentido, procuramos a construção de um Museu Virtual Escolar, dinâmico e transdisciplinar, que nos permita aferir a validade de uma didáctica alternativa para a disciplina de Educação Visual e conferir as vantagens/desvantagens para o processo de ensino aprendizagem. Procuraremos estudar a fenomenologia da situação pedagógica em contexto com tecnologias, aplicando uma metodologia de investigação-acção, qualitativa e participativa na óptica do processo, onde a mudança é o seu principal objectivo e o investigador assume o papel de observador participante.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoRibeiro, Angelo Manuel MorgadoSilva, Bento Duarte20092009-01-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/9971porSILVA, B. [et. al.], org. – “Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia : actas do Congresso, 10, Braga, Portugal, 2009”. Braga : CIEd - Universidade do Minho. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 5810-5815.978-972-8746-71-1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:35:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:35:02Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Museu virtual na escola |
title |
Museu virtual na escola |
spellingShingle |
Museu virtual na escola Ribeiro, Angelo Manuel Morgado Museu virtual Museu na escola |
title_short |
Museu virtual na escola |
title_full |
Museu virtual na escola |
title_fullStr |
Museu virtual na escola |
title_full_unstemmed |
Museu virtual na escola |
title_sort |
Museu virtual na escola |
author |
Ribeiro, Angelo Manuel Morgado |
author_facet |
Ribeiro, Angelo Manuel Morgado Silva, Bento Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Bento Duarte |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Angelo Manuel Morgado Silva, Bento Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu virtual Museu na escola |
topic |
Museu virtual Museu na escola |
description |
A existência de um museu virtual escolar na Internet possibilita o acesso espontâneo a um manancial infindável de recursos educativos independentemente da hora do dia e da distância a que se encontre, despertando para a reformulação dos processos e práticas lectivas. A possibilidade de publicação gratuita de conteúdos, realizados em âmbito escolar ou não, sem a necessidade de depender de meios físicos de armazenamento de dados ou de conhecimentos aprofundados de programação informática, altera decisivamente o papel da educação e, em particular, o papel do aluno. O paradigma do aluno actual assenta em pressupostos estruturais notavelmente dependentes de tecnologia. Acreditamos na mais-valia da utilização das potencialidades da web social no sistema de ensino, onde as ferramentas da 2ª geração da Internet assumem um protagonismo inquestionável. Neste sentido, procuramos a construção de um Museu Virtual Escolar, dinâmico e transdisciplinar, que nos permita aferir a validade de uma didáctica alternativa para a disciplina de Educação Visual e conferir as vantagens/desvantagens para o processo de ensino aprendizagem. Procuraremos estudar a fenomenologia da situação pedagógica em contexto com tecnologias, aplicando uma metodologia de investigação-acção, qualitativa e participativa na óptica do processo, onde a mudança é o seu principal objectivo e o investigador assume o papel de observador participante. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference paper |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/9971 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/9971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SILVA, B. [et. al.], org. – “Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia : actas do Congresso, 10, Braga, Portugal, 2009”. Braga : CIEd - Universidade do Minho. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 5810-5815. 978-972-8746-71-1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545367552524288 |