A pessoa com retenção urinária: perceção do estudante e evidências científicas da utilização do ultrassom portátil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Beatriz Maria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mazzo, Alessandra, Martins, José Carlos Amado, Henriques, Fernando Manuel Dias, Cassini, Marcelo Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/info:doi:https://doi.org/10.12707/RIV16078
Resumo: Enquadramento: Na assistência e ensino da enfermagem é infrequente o uso do ultrassom de bexiga na avaliação do paciente em retenção urinária. Objetivo: Analisar a perceção do aluno de enfermagem sobre proficiência, conhecimento e habilidade na avaliação da retenção urinária e na execução do cateterismo urinário e identificar evidências científicas da utilização do ultrassom de bexiga na formulação do diagnóstico de retenção urinária. Metodologia: Realizados dois estudos: 1) descritivo, tendo participado 305 estudantes de enfermagem (dados colhidos por questionário); 2) revisão integrativa da literatura. Resultados: No estudo 1, verificou-se que os estudantes referem maior confiança para a realização do cateterismo urinário do que para a avaliação da pessoa em retenção urinária. No estudo 2, surge a evidência de que o ultrassom de bexiga é uma tecnologia que proporciona segurança ao profissional e ao paciente, qualificando o ensino e a assistência. Conclusão: A complexidade da assistência de enfermagem na retenção urinária pode ser qualificada com o uso do ultrassom de bexiga.
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