O Género e o Exercício de Comando e Liderança no Exército
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/7937 |
Resumo: | No âmbito do Trabalho de Investigação Aplicada, o presente trabalho estuda as competências de liderança em contexto militar tendo em conta o género. Como instrumento de recolha de dados, foi construído um inquérito por questionário, associado ao desempenho das competências de liderança, aos fatores critério inerentes à ação de comando e ao processo de integração das mulheres no Exército. Foi aplicado a um grupo de 60 (30 homens e 30 mulheres) Oficiais Subalternos e Capitães do Quadro Permanente (QP) e das diversas Armas e Serviços, e ainda a todos os Oficiais, Sargentos e Praças que estão sob o comando direto de 13 destes oficias. Da análise de dados, foi possível verificar que as mulheres dirigem a sua prática de comando através de dimensões orientadas para as relações pessoais, “liderança participativa” e “coesão e trabalho de equipa” – liderança transformacional, enquanto os homens estão associados aos comportamentos orientados para a tarefa, “tomada de decisão e planeamento” e “visão do ambiente externo e interno” – liderança transacional. As ações de comando que mais contribuem para a satisfação, eficácia e esforço extraordinário, segundo a perceção dos oficiais e subordinados, são as dimensões associadas aos comportamentos orientados para as pessoas – líderes transformacionais – que tem a capacidade de ganhar a confiança dos subordinados, de maneira a atingir os objetivos e até mesmo mobilizá-los para o esforço extraordinário. O género não é uma limitação ao exercício de comando e liderança, como se pode verificar pela análise de dados, estando as mulheres associadas à liderança transformacional, no entanto, existem fatores fisiológicos, psicológicos e culturais, que podem condicionar os seus níveis de desempenho. |
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