Motivação para o envolvimento num programa de intervenção parental e adesão ao programa ACT - Raising Safe Kids
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/46562 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020 |
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Motivação para o envolvimento num programa de intervenção parental e adesão ao programa ACT - Raising Safe KidsEnvolvimento dos paisMotivaçãoPráticas parentaisCriançasTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020O baixo envolvimento e a elevada taxa de desistência limitam o impacto dos programas de intervenção parental. A motivação para a mudança é descrita como um fator chave para o envolvimento dos pais. O presente trabalho estuda a relação entre a motivação para a mudança e o envolvimento parental num programa de promoção da parentalidade positiva. Os objetivos do estudo são a caracterização da motivação para a mudança, do envolvimento parental, e análise da relação entre variáveis pré-intervenção (perceção de ajustamento dos filhos, perceção de autorregulação parental), a motivação para mudança e o envolvimento parental (assiduidade, participação ativa e desistência prematura) através do programa ACTRaising Safe Kids. Participaram 45 pais de crianças com idades compreendidas entres os 3 e os 6 anos de idade. A motivação para a mudança foi avaliada através da informação incluída no plano de mudança preenchido pelos pais no início da intervenção. As variáveis pré-intervenção foram avaliadas através de questionários preenchidos pelos pais. A assiduidade foi avaliada através da presença dos pais nas sessões. A participação ativa foi avaliada pelos facilitadores no final de cada sessão. Registou-se uma assiduidade e uma participação ativa elevada, sendo que 27,3% dos pais desistiram prematuramente da intervenção. Relativamente à motivação para a mudança, os pais identificaram mudanças relacionadas com a autorregulação emocional, diminuição de práticas negativas e interações positivas com a criança. Os obstáculos identificados pelos pais foram cansaço e stress do dia-a-dia, e as características dos próprios progenitores. Um maior nível socioeconómico e grau de escolaridade dos pais e um menor número de filhos foram preditores de níveis mais elevados de envolvimento parental. Observaram-se vários preditores psicológicos do envolvimento parental. A perceção de níveis mais elevados de autorregulação parental, de menos problemas de ajustamento dos filhos e de objetivos de mudança centrados na família foram preditores de uma maior envolvimento parental na intervenção. Este estudo sugere a importância de adaptar as intervenções parentais tendo em conta as variáveis sociodemográficas, as necessidades dos pais e a motivação para a mudança. É necessário que investigações futuras continuem a estudar diferentes preditores psicológicos do envolvimento parental.Low parental engagement and high dropout limit the impact of parenting interventions. Motivation to change is a key factor for parental engagement. The present work studies the relationship between parental engagement and motivation to change. This study aims to characterize parental engagement, parental motivation to change and analyze the relationship between pre-intervention variables (perceived child adjustment, perceived parental selfregulation), motivation to change, and parental engagement (attendance, participation, and dropout) in the ACT- Raising Safe Kids program. Forty-five parents of children aged between 3 and 6 participated in the study. Parental motivation to change was evaluated through the information given by parents at the beginning of the intervention. Pre-intervention variables were evaluated through questionnaires filled by parents also at the beginning of the intervention. Attendance was evaluated thought the presence of the parents in the sessions. Participation was evaluated by the practitioner at the end of each session. There were high attendance and participation. Only 27,3% of parents dropped out of the intervention. Concerning the motivation to change, parents identified changes related to emotional self-regulation, reduction of negative practices, and positive interactions with the child. The obstacles identified were the stress and characteristics of parents. High socioeconomic level, a higher level of parental education, and a lower number of children predicted a higher parental engagement. The variables that were more related to the involvement of parents in the intervention were perceived child adjustment, perceived parental self-regulation and perceived change objectives (child centred, or family centred). This study suggests the importance of adapting parental interventions considering sociodemographic variables, parental needs, and motivation to change. Future studies need to continue to study different psychological predictors of parental engagement.Pereira, Ana Isabel de Freitas, 1974-Repositório da Universidade de LisboaCapela, Susana Fuzeta da Ponte Nunes2021-03-01T10:13:36Z20202020-07-012020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/46562TID:202694704porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:48:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/46562Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:58:43.585524Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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