O Porto de Leixões – Do Património Industrial à Memória: As obras do Porto de Leixões e a evolução do tráfego marítimo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Paulo Jorge Leite
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18333
Resumo: As grandes ideias surgem da observação dos pequenos detalhes! Augusto Cury Esta Dissertação em Património, Artes e Turismo Cultural, visa relacionar o Património Industrial e as memórias do porto de Leixões com as grandes obras marítimas associadas à evolução do tráfego marítimo, na primeira metade do século XX. O desenvolvimento portuário está associado a variadíssimos fatores históricos, políticos e económicos, que de certa forma interferiram diretamente com o desenvolvimento e crescimento dos portos em Portugal. Olhando para Leixões, abordaremos neste trabalho um segmento histórico que permitirá perceber variados acontecimentos ao longo da primeira metade do século XX. Um porto entre guerras, um porto integrado num conceito social e económico controverso e de elevadas dificuldades, um porto na transição da Monarquia para a República liberal e dita democrática, um porto inserido na primeira Grande Guerra, um porto que estagna o seu desenvolvimento estrutural, económico e social derivado das consequências da guerra, um porto que se insere num país falido, a transição de regime político, numa primeira fase ditadura militar e posteriormente política, um porto inserido na segunda guerra mundial. Um porto comercial? Apesar de todas as contrariedades, o porto de Leixões não deixou de ser uma força da natureza e uma força humana, onde, com muito sacrifício e vontade, se foi construindo uma infraestrutura portuária que ao longo das décadas se tornou uma referência Nacional e Internacional. O meu trabalho resume uma história, o Património Industrial, as memórias do porto de Leixões, as grandes obras marítimas e a evolução do tráfego marítimo.
id RCAP_f0911f96ab035534d85d599ab8523a60
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18333
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Porto de Leixões – Do Património Industrial à Memória: As obras do Porto de Leixões e a evolução do tráfego marítimo.Porto de LeixõesPatrimónioObras marítimasGuerraHistóriaMemóriasTráfego MarítimoEconomiaSocialPort of LeixoesHeritageMaritime worksWarHistoryMemoriesEconomySocialDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoAs grandes ideias surgem da observação dos pequenos detalhes! Augusto Cury Esta Dissertação em Património, Artes e Turismo Cultural, visa relacionar o Património Industrial e as memórias do porto de Leixões com as grandes obras marítimas associadas à evolução do tráfego marítimo, na primeira metade do século XX. O desenvolvimento portuário está associado a variadíssimos fatores históricos, políticos e económicos, que de certa forma interferiram diretamente com o desenvolvimento e crescimento dos portos em Portugal. Olhando para Leixões, abordaremos neste trabalho um segmento histórico que permitirá perceber variados acontecimentos ao longo da primeira metade do século XX. Um porto entre guerras, um porto integrado num conceito social e económico controverso e de elevadas dificuldades, um porto na transição da Monarquia para a República liberal e dita democrática, um porto inserido na primeira Grande Guerra, um porto que estagna o seu desenvolvimento estrutural, económico e social derivado das consequências da guerra, um porto que se insere num país falido, a transição de regime político, numa primeira fase ditadura militar e posteriormente política, um porto inserido na segunda guerra mundial. Um porto comercial? Apesar de todas as contrariedades, o porto de Leixões não deixou de ser uma força da natureza e uma força humana, onde, com muito sacrifício e vontade, se foi construindo uma infraestrutura portuária que ao longo das décadas se tornou uma referência Nacional e Internacional. O meu trabalho resume uma história, o Património Industrial, as memórias do porto de Leixões, as grandes obras marítimas e a evolução do tráfego marítimo.Great ideas come from the observation of small details. Augusto Cury This dissertation in Heritage, Arts and Cultural Tourism, aims to establish a relationship between the Industrial Heritage and the memories of the port of Leixões and the major maritime works associated with the development of maritime traffic in the first half of the 20th century. The port development is associated with numerous economic, political and historical factors that somehow interfered directly with the development and growth of ports in Portugal. This work will be focused on Leixões and on ahistorical segment that will allow us to understand various events over the first half of the 20th century ad. A port between wars, a port as part of a controversial and difficult social and economic concept, a port in the transition from a monarchy to a republic said democratic and liberal, a port in World War I, a port with structural development stagnated as consequence of the social war, a port in a bankrupted country, the transition of political regime, first a military dictatorship and later a political one, a port in World War II A commercial port? Despite all the setbacks, the port of Leixões endure to be a force of nature and a human force, which, with a lot of sacrifice and desire built a port infrastructure which over the decades has become a national and international reference. My work summarizes a history, Industrial heritage, memories of the port of Leixões, the great works and the development of maritime traffic.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCoelho, Sérgio Alexandre Soldá da Silva VeludoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Paulo Jorge Leite2021-09-08T13:37:33Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18333TID:202767620porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:06Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18333Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:00.264886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Porto de Leixões – Do Património Industrial à Memória: As obras do Porto de Leixões e a evolução do tráfego marítimo.
title O Porto de Leixões – Do Património Industrial à Memória: As obras do Porto de Leixões e a evolução do tráfego marítimo.
spellingShingle O Porto de Leixões – Do Património Industrial à Memória: As obras do Porto de Leixões e a evolução do tráfego marítimo.
Pereira, Paulo Jorge Leite
Porto de Leixões
Património
Obras marítimas
Guerra
História
Memórias
Tráfego Marítimo
Economia
Social
Port of Leixoes
Heritage
Maritime works
War
History
Memories
Economy
Social
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O Porto de Leixões – Do Património Industrial à Memória: As obras do Porto de Leixões e a evolução do tráfego marítimo.
title_full O Porto de Leixões – Do Património Industrial à Memória: As obras do Porto de Leixões e a evolução do tráfego marítimo.
title_fullStr O Porto de Leixões – Do Património Industrial à Memória: As obras do Porto de Leixões e a evolução do tráfego marítimo.
title_full_unstemmed O Porto de Leixões – Do Património Industrial à Memória: As obras do Porto de Leixões e a evolução do tráfego marítimo.
title_sort O Porto de Leixões – Do Património Industrial à Memória: As obras do Porto de Leixões e a evolução do tráfego marítimo.
author Pereira, Paulo Jorge Leite
author_facet Pereira, Paulo Jorge Leite
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Sérgio Alexandre Soldá da Silva Veludo
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Paulo Jorge Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Porto de Leixões
Património
Obras marítimas
Guerra
História
Memórias
Tráfego Marítimo
Economia
Social
Port of Leixoes
Heritage
Maritime works
War
History
Memories
Economy
Social
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Porto de Leixões
Património
Obras marítimas
Guerra
História
Memórias
Tráfego Marítimo
Economia
Social
Port of Leixoes
Heritage
Maritime works
War
History
Memories
Economy
Social
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description As grandes ideias surgem da observação dos pequenos detalhes! Augusto Cury Esta Dissertação em Património, Artes e Turismo Cultural, visa relacionar o Património Industrial e as memórias do porto de Leixões com as grandes obras marítimas associadas à evolução do tráfego marítimo, na primeira metade do século XX. O desenvolvimento portuário está associado a variadíssimos fatores históricos, políticos e económicos, que de certa forma interferiram diretamente com o desenvolvimento e crescimento dos portos em Portugal. Olhando para Leixões, abordaremos neste trabalho um segmento histórico que permitirá perceber variados acontecimentos ao longo da primeira metade do século XX. Um porto entre guerras, um porto integrado num conceito social e económico controverso e de elevadas dificuldades, um porto na transição da Monarquia para a República liberal e dita democrática, um porto inserido na primeira Grande Guerra, um porto que estagna o seu desenvolvimento estrutural, económico e social derivado das consequências da guerra, um porto que se insere num país falido, a transição de regime político, numa primeira fase ditadura militar e posteriormente política, um porto inserido na segunda guerra mundial. Um porto comercial? Apesar de todas as contrariedades, o porto de Leixões não deixou de ser uma força da natureza e uma força humana, onde, com muito sacrifício e vontade, se foi construindo uma infraestrutura portuária que ao longo das décadas se tornou uma referência Nacional e Internacional. O meu trabalho resume uma história, o Património Industrial, as memórias do porto de Leixões, as grandes obras marítimas e a evolução do tráfego marítimo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-09-08T13:37:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18333
TID:202767620
url http://hdl.handle.net/10400.22/18333
identifier_str_mv TID:202767620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131469976698880