Influência da vulnerabilidade emocional na permanência estudantil em uma Universidade Pública Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.778-783 |
Resumo: | Apresentação de resultados do trabalho investigativo em pesquisa qualitativa resultantes do projeto de extensão sobre território ecológico do estudante ingresso (IN) na comunidade universitária pública Universidade Federal do Paraná (UFPR) pela necessidade de explorar elementos de vulnerabilidade destes. Objetiva apontar as expectativas da comunidade estudantil recém-ingressa (calouro) quanto à sua permanência universitária e preservação de qualidade de vida neste processo. A metodologia de pesquisa seguiu a participação voluntária em formulário individual com 28 itens sócio-econômicos de múltipla escolha e 1 questão subjetiva aberta no Registro Geral Acadêmico em janeiro/2019. Atendeu sigilo ético mediante aceite dos estudantes em termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) em convite aleatório no Registro Geral. Obteve-se aceite de 514 estudantes do quadro geral de estudantes IN UFPR. Na análise qualitativa foi alcançado evidências de atenção a categorias analíticas qualitativas concernentes à esfera de procedência sócioeducacional, aspectos culturais como rede de apoio e circunstâncias de saúde física e mental enquanto impacto nas condições de permanência universitária. Os resultados de diversidade socioeconômica, conciliação entre estudo e trabalho e fatores da rede de apoio psicossocial problematizam a conjuntura da administração pública em suas práticas de atendimento e minimização de índices de evasão e comprometimento da saúde mental observada. |
id |
RCAP_f09384c01280f5cd9a9c2fe945a15c59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/144 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Influência da vulnerabilidade emocional na permanência estudantil em uma Universidade Pública FederalInfluence of emotional vulnerability on student residence at a Federal Public UniversityPermanency; Student; Vulnerability; Emotional; Public University.Permanência; Estudante; Vulnerabilidade; Emocional; Universidade Pública.Apresentação de resultados do trabalho investigativo em pesquisa qualitativa resultantes do projeto de extensão sobre território ecológico do estudante ingresso (IN) na comunidade universitária pública Universidade Federal do Paraná (UFPR) pela necessidade de explorar elementos de vulnerabilidade destes. Objetiva apontar as expectativas da comunidade estudantil recém-ingressa (calouro) quanto à sua permanência universitária e preservação de qualidade de vida neste processo. A metodologia de pesquisa seguiu a participação voluntária em formulário individual com 28 itens sócio-econômicos de múltipla escolha e 1 questão subjetiva aberta no Registro Geral Acadêmico em janeiro/2019. Atendeu sigilo ético mediante aceite dos estudantes em termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) em convite aleatório no Registro Geral. Obteve-se aceite de 514 estudantes do quadro geral de estudantes IN UFPR. Na análise qualitativa foi alcançado evidências de atenção a categorias analíticas qualitativas concernentes à esfera de procedência sócioeducacional, aspectos culturais como rede de apoio e circunstâncias de saúde física e mental enquanto impacto nas condições de permanência universitária. Os resultados de diversidade socioeconômica, conciliação entre estudo e trabalho e fatores da rede de apoio psicossocial problematizam a conjuntura da administração pública em suas práticas de atendimento e minimização de índices de evasão e comprometimento da saúde mental observada.Presentation of results of investigative work in qualitative research resulting from the extension project on the ecological territory of the student entering (IN) the public university community Federal University of Paraná (UFPR) due to the need to explore elements of the vulnerability of these. It aims to point out the expectations of the newly entered student community (freshman) regarding their university permanency and preservation of quality of life in this process. The research methodology followed the voluntary participation in an individual form with 28 multiple-choice socio-economic items and 1 subjective question opened in the Academic General Registry in January / 2019. It complied with ethical secrecy by acceptance from students in a written informed consent form (WICF) in a random invitation in General Register. Obtained acceptance of 514 students from the general board of students IN UFPR. In the qualitative analysis were obtained evidence of attention to qualitative analytical categories concerning the sphere of socio-educational origin, cultural aspects such as support network and physical and mental health circumstances as an impact on the conditions of university stay. The results of socioeconomic diversity, reconciliation between study and work, and factors of the psychosocial support network problematize the conjuncture of the public administration in its care practices and minimization of evasion rates and impaired mental health observed.Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.778-783https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.778-783New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 778-783New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 778-783New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 778-7832184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/144https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/144/141Bueno, Maria Angélica de MouraPinto, Lauren MachadoCesar, Maria Rita AssisGomes, Julioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:24Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:59.335486Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência da vulnerabilidade emocional na permanência estudantil em uma Universidade Pública Federal Influence of emotional vulnerability on student residence at a Federal Public University |
title |
Influência da vulnerabilidade emocional na permanência estudantil em uma Universidade Pública Federal |
spellingShingle |
Influência da vulnerabilidade emocional na permanência estudantil em uma Universidade Pública Federal Bueno, Maria Angélica de Moura Permanency; Student; Vulnerability; Emotional; Public University. Permanência; Estudante; Vulnerabilidade; Emocional; Universidade Pública. |
title_short |
Influência da vulnerabilidade emocional na permanência estudantil em uma Universidade Pública Federal |
title_full |
Influência da vulnerabilidade emocional na permanência estudantil em uma Universidade Pública Federal |
title_fullStr |
Influência da vulnerabilidade emocional na permanência estudantil em uma Universidade Pública Federal |
title_full_unstemmed |
Influência da vulnerabilidade emocional na permanência estudantil em uma Universidade Pública Federal |
title_sort |
Influência da vulnerabilidade emocional na permanência estudantil em uma Universidade Pública Federal |
author |
Bueno, Maria Angélica de Moura |
author_facet |
Bueno, Maria Angélica de Moura Pinto, Lauren Machado Cesar, Maria Rita Assis Gomes, Julio |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Lauren Machado Cesar, Maria Rita Assis Gomes, Julio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Maria Angélica de Moura Pinto, Lauren Machado Cesar, Maria Rita Assis Gomes, Julio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Permanency; Student; Vulnerability; Emotional; Public University. Permanência; Estudante; Vulnerabilidade; Emocional; Universidade Pública. |
topic |
Permanency; Student; Vulnerability; Emotional; Public University. Permanência; Estudante; Vulnerabilidade; Emocional; Universidade Pública. |
description |
Apresentação de resultados do trabalho investigativo em pesquisa qualitativa resultantes do projeto de extensão sobre território ecológico do estudante ingresso (IN) na comunidade universitária pública Universidade Federal do Paraná (UFPR) pela necessidade de explorar elementos de vulnerabilidade destes. Objetiva apontar as expectativas da comunidade estudantil recém-ingressa (calouro) quanto à sua permanência universitária e preservação de qualidade de vida neste processo. A metodologia de pesquisa seguiu a participação voluntária em formulário individual com 28 itens sócio-econômicos de múltipla escolha e 1 questão subjetiva aberta no Registro Geral Acadêmico em janeiro/2019. Atendeu sigilo ético mediante aceite dos estudantes em termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) em convite aleatório no Registro Geral. Obteve-se aceite de 514 estudantes do quadro geral de estudantes IN UFPR. Na análise qualitativa foi alcançado evidências de atenção a categorias analíticas qualitativas concernentes à esfera de procedência sócioeducacional, aspectos culturais como rede de apoio e circunstâncias de saúde física e mental enquanto impacto nas condições de permanência universitária. Os resultados de diversidade socioeconômica, conciliação entre estudo e trabalho e fatores da rede de apoio psicossocial problematizam a conjuntura da administração pública em suas práticas de atendimento e minimização de índices de evasão e comprometimento da saúde mental observada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.778-783 https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.778-783 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.778-783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/144 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/144/141 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 778-783 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 778-783 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 778-783 2184-7770 10.36367/ntqr.2.2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130347045126144 |