Influência da vulnerabilidade emocional na permanência estudantil em uma Universidade Pública Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Maria Angélica de Moura
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pinto, Lauren Machado, Cesar, Maria Rita Assis, Gomes, Julio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.778-783
Resumo: Apresentação de resultados do trabalho investigativo em pesquisa qualitativa resultantes do projeto de extensão sobre território ecológico do estudante ingresso (IN) na comunidade universitária pública Universidade Federal do Paraná (UFPR) pela necessidade de explorar elementos de vulnerabilidade destes. Objetiva apontar as expectativas da comunidade estudantil recém-ingressa (calouro) quanto à sua permanência universitária e preservação de qualidade de vida neste processo. A metodologia de pesquisa seguiu a participação voluntária em formulário individual com 28 itens sócio-econômicos de múltipla escolha e 1 questão subjetiva aberta no Registro Geral Acadêmico em janeiro/2019. Atendeu sigilo ético mediante aceite dos estudantes em termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) em convite aleatório no Registro Geral. Obteve-se aceite de 514 estudantes do quadro geral de estudantes IN UFPR. Na análise qualitativa foi alcançado evidências de atenção a categorias analíticas qualitativas concernentes à esfera de procedência sócioeducacional, aspectos culturais como rede de apoio e circunstâncias de saúde física e mental enquanto impacto nas condições de permanência universitária. Os resultados de diversidade socioeconômica, conciliação entre estudo e trabalho e fatores da rede de apoio psicossocial problematizam a conjuntura da administração pública em suas práticas de atendimento e minimização de índices de evasão e comprometimento da saúde mental observada.
id RCAP_f09384c01280f5cd9a9c2fe945a15c59
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/144
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência da vulnerabilidade emocional na permanência estudantil em uma Universidade Pública FederalInfluence of emotional vulnerability on student residence at a Federal Public UniversityPermanency; Student; Vulnerability; Emotional; Public University.Permanência; Estudante; Vulnerabilidade; Emocional; Universidade Pública.Apresentação de resultados do trabalho investigativo em pesquisa qualitativa resultantes do projeto de extensão sobre território ecológico do estudante ingresso (IN) na comunidade universitária pública Universidade Federal do Paraná (UFPR) pela necessidade de explorar elementos de vulnerabilidade destes. Objetiva apontar as expectativas da comunidade estudantil recém-ingressa (calouro) quanto à sua permanência universitária e preservação de qualidade de vida neste processo. A metodologia de pesquisa seguiu a participação voluntária em formulário individual com 28 itens sócio-econômicos de múltipla escolha e 1 questão subjetiva aberta no Registro Geral Acadêmico em janeiro/2019. Atendeu sigilo ético mediante aceite dos estudantes em termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) em convite aleatório no Registro Geral. Obteve-se aceite de 514 estudantes do quadro geral de estudantes IN UFPR. Na análise qualitativa foi alcançado evidências de atenção a categorias analíticas qualitativas concernentes à esfera de procedência sócioeducacional, aspectos culturais como rede de apoio e circunstâncias de saúde física e mental enquanto impacto nas condições de permanência universitária. Os resultados de diversidade socioeconômica, conciliação entre estudo e trabalho e fatores da rede de apoio psicossocial problematizam a conjuntura da administração pública em suas práticas de atendimento e minimização de índices de evasão e comprometimento da saúde mental observada.Presentation of results of investigative work in qualitative research resulting from the extension project on the ecological territory of the student entering (IN) the public university community Federal University of Paraná (UFPR) due to the need to explore elements of the vulnerability of these. It aims to point out the expectations of the newly entered student community (freshman) regarding their university permanency and preservation of quality of life in this process. The research methodology followed the voluntary participation in an individual form with 28 multiple-choice socio-economic items and 1 subjective question opened in the Academic General Registry in January / 2019. It complied with ethical secrecy by acceptance from students in a written informed consent form (WICF) in a random invitation in General Register. Obtained acceptance of 514 students from the general board of students IN UFPR. In the qualitative analysis were obtained evidence of attention to qualitative analytical categories concerning the sphere of socio-educational origin, cultural aspects such as support network and physical and mental health circumstances as an impact on the conditions of university stay. The results of socioeconomic diversity, reconciliation between study and work, and factors of the psychosocial support network problematize the conjuncture of the public administration in its care practices and minimization of evasion rates and impaired mental health observed.Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.778-783https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.778-783New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 778-783New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 778-783New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 778-7832184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/144https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/144/141Bueno, Maria Angélica de MouraPinto, Lauren MachadoCesar, Maria Rita AssisGomes, Julioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:24Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:59.335486Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência da vulnerabilidade emocional na permanência estudantil em uma Universidade Pública Federal
Influence of emotional vulnerability on student residence at a Federal Public University
title Influência da vulnerabilidade emocional na permanência estudantil em uma Universidade Pública Federal
spellingShingle Influência da vulnerabilidade emocional na permanência estudantil em uma Universidade Pública Federal
Bueno, Maria Angélica de Moura
Permanency; Student; Vulnerability; Emotional; Public University.
Permanência; Estudante; Vulnerabilidade; Emocional; Universidade Pública.
title_short Influência da vulnerabilidade emocional na permanência estudantil em uma Universidade Pública Federal
title_full Influência da vulnerabilidade emocional na permanência estudantil em uma Universidade Pública Federal
title_fullStr Influência da vulnerabilidade emocional na permanência estudantil em uma Universidade Pública Federal
title_full_unstemmed Influência da vulnerabilidade emocional na permanência estudantil em uma Universidade Pública Federal
title_sort Influência da vulnerabilidade emocional na permanência estudantil em uma Universidade Pública Federal
author Bueno, Maria Angélica de Moura
author_facet Bueno, Maria Angélica de Moura
Pinto, Lauren Machado
Cesar, Maria Rita Assis
Gomes, Julio
author_role author
author2 Pinto, Lauren Machado
Cesar, Maria Rita Assis
Gomes, Julio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Maria Angélica de Moura
Pinto, Lauren Machado
Cesar, Maria Rita Assis
Gomes, Julio
dc.subject.por.fl_str_mv Permanency; Student; Vulnerability; Emotional; Public University.
Permanência; Estudante; Vulnerabilidade; Emocional; Universidade Pública.
topic Permanency; Student; Vulnerability; Emotional; Public University.
Permanência; Estudante; Vulnerabilidade; Emocional; Universidade Pública.
description Apresentação de resultados do trabalho investigativo em pesquisa qualitativa resultantes do projeto de extensão sobre território ecológico do estudante ingresso (IN) na comunidade universitária pública Universidade Federal do Paraná (UFPR) pela necessidade de explorar elementos de vulnerabilidade destes. Objetiva apontar as expectativas da comunidade estudantil recém-ingressa (calouro) quanto à sua permanência universitária e preservação de qualidade de vida neste processo. A metodologia de pesquisa seguiu a participação voluntária em formulário individual com 28 itens sócio-econômicos de múltipla escolha e 1 questão subjetiva aberta no Registro Geral Acadêmico em janeiro/2019. Atendeu sigilo ético mediante aceite dos estudantes em termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) em convite aleatório no Registro Geral. Obteve-se aceite de 514 estudantes do quadro geral de estudantes IN UFPR. Na análise qualitativa foi alcançado evidências de atenção a categorias analíticas qualitativas concernentes à esfera de procedência sócioeducacional, aspectos culturais como rede de apoio e circunstâncias de saúde física e mental enquanto impacto nas condições de permanência universitária. Os resultados de diversidade socioeconômica, conciliação entre estudo e trabalho e fatores da rede de apoio psicossocial problematizam a conjuntura da administração pública em suas práticas de atendimento e minimização de índices de evasão e comprometimento da saúde mental observada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.778-783
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.778-783
url https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.778-783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/144
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/144/141
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 778-783
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 778-783
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 778-783
2184-7770
10.36367/ntqr.2.2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130347045126144