Business intelligence na saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Ana Amaral
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36070
Resumo: Trabalho Final de Mestrado Integrado, Ciências Farmacêuticas, Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia, 2017
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spelling Business intelligence na saúdeBusiness intelligenceProdutos solaresAdelgaçantesMédia de temperaturasMestrado Integrado - 2017Ciências da SaúdeTrabalho Final de Mestrado Integrado, Ciências Farmacêuticas, Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia, 2017Técnicas de Business Intelligence são cada vez mais utilizadas em empresas para adjuvar na tomada de decisões. Estas técnicas podem também ser utilizadas em farmácia comunitária, com o objetivo de conhecer as tendências de vendas de alguns produtos, e de onde se pode concluir se os utentes da farmácia tomam as decisões de compra mais acertadas para a sua saúde, assim como perceber de que maneira a direção técnica da farmácia pode influenciar nestas vendas. Com isto em mente, julgou-se útil observar as vendas de produtos solares, numa farmácia comunitária, e analisar possíveis fatores que possam influenciar as vendas destes produtos, como são as temperaturas médias máximas e mínimas registadas para a região de Lisboa. É de esperar que estes produtos sejam mais vendidos nos meses de Verão, pois a exposição à radiação solar é maior nesta altura do ano, assim como viagens a destinos paradisíacos, onde os dias de praia fazem parte do programa. Com o aproximar dos dias mais quentes, e o início da época balnear, aumenta a necessidade de mascarar marcas existentes no seu corpo, principalmente à celulite, maioritariamente sentida pelas mulheres. Logo, não podemos deixar de analisar também as vendas dos adelgaçantes, utilizados precisamente para combater os efeitos da celulite no corpo humano, e comparar estas vendas com os produtos solares vendidos. Este tipo de análise permitirá à direção técnica da farmácia comunitária entender o que leva os seus utentes a comprar produtos solares e adelgaçantes, e saber de que maneira podem interferir para aumentar essas vendas, com o objetivo de melhorar a saúde dos seus clientes. Esta observação de eventos passados, com o objetivo de permitir a tomada de decisões, é a base do Business Intelligence.Business Intelligence techniques are increasing in companies to assist in decision making. These techniques can also be used in pharmacies, in order to know the sales trends of some products, so we can conclude if the clients of the pharmacy make the right decisions for their health, and realize how the technical direction of the pharmacy may interfere with these sales. With this in mind, it was considered useful to observe the sales of solar products in a pharmacy, and analyse possible factors that may influence sales of these products, such as the average maximum and minimum temperatures recorded for the Lisbon region. It is expected that these products will be better sold in the summer months, as exposure to solar radiation is greater at this time of year, as well as trips to paradisiacal destinations, where beach days are part of the program. With the approach of warmer days, and the beginning of the era of bathing suits, women especially feel the need to mask existing marks on their body due to cellulite. Therefore, we must also analyse the sales of slimming products, used precisely to combat the effects of cellulite on the human body, and compare these sales with the sold solar products. This type of analysis will allow the technical management of the pharmacy to understand what leads its users to buy solar and slimming products and to know how they can interfere in order to increase these sales in order to better the health of its customers. This observation of past events, with the goal of enabling decision making, is the basis of Business Intelligence.Loureiro, Rui Miguel DiasRepositório da Universidade de LisboaSilva, Maria Ana Amaral2018-12-19T18:30:53Z2017-10-2320172017-10-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36070porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:32:26Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:24.066083Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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