Plano de marketing : Federação Portuguesa de Atletismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26699 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
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Plano de marketing : Federação Portuguesa de AtletismoPlano de MarketingMarketing DesportivoFederação Desportiva NacionalFederação Portuguesa de AtletismoMarketing PlanSports MarketingNational Sports FederationPortuguese Athletics FederationMestrado Bolonha em MarketingEste Trabalho Final de Mestrado tem como finalidade realizar um Plano de Marketing para a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com objetivo de contribuir para o desenvolvimento da modalidade em Portugal. A Federação Portuguesa de Atletismo é a entidade máxima da modalidade a nível nacional e tem o papel de promover, regular e desenvolver a prática desportiva de atletismo no país. O atletismo é uma modalidade caracterizada pela sua diversidade de práticas e é muito dependente do número de praticantes. Este que por sua vez é influenciado pelos resultados de excelência dos atletas de alto rendimento. Aspeto que por si só não é fácil de alcançar devido a uma atmosfera altamente competitiva a nível mundial, na qual outros países possuem características ou infraestruturas superiores às que existem em Portugal. A conceção deste plano de marketing proporciona uma peça útil para a gestão da federação no âmbito da criação de táticas de marketing para a Federação Portuguesa de Atletismo. Os objetivos específicos do projeto procuram: 1) Analisar a situação atual da Federação Portuguesa de Atletismo; 2) Determinar o dispositivo de segmentação, targeting e posicionamento (STP) que a Federação Portuguesa de Atletismo deve assumir face aos seus stakeholders; 3) Realizar um enquadramento estratégico da Federação Portuguesa de Atletismo a 5 anos 4) Determinar objetivos e estratégias de Marketing para a Federação Portuguesa de Atletismo para o ano de 2023; 5) Delinear táticas de Marketing-mix adequadas aos objetivos definidos para esse ano. O projeto caracteriza-se por um estudo descritivo e explanatório, recorrendo a uma estratégia de investigação de case study para perceber a dinâmica existente na Federação Portuguesa de Atletismo, quais as suas implicações para a modalidade e posteriormente formular recomendações conforme os objetivos da federação. Assim, o projeto segue uma abordagem qualitativa, na qual os dados foram recolhidos por entrevistas semiestruturadas a membros da gestão da Federação Portuguesa de Atletismo e a praticantes desportivos da modalidade. Desta forma foram identificados alguns desafios para a modalidade como a falta de cultura desportiva, falta de financiamento privado e a dificuldade em atrair novos praticantes e espetadores. No âmbito do planeamento desenvolvido são propostas várias estratégias de marketing-mix que visam colmatar e ultrapassar este cenário.This thesis aims to create a Marketing Plan for the Portuguese Athletics Federation (PAF) to contribute to the sport's development in Portugal. The Portuguese Athletics Federation is the national governing body for athletics and has the role to promote, regulate, and develop the sport of athletics in the country. Athletics is a sport characterized by a diversity of practices and is very dependent on the number of athletes. This in return depends on the successful achievements of high-performance athletes. This is not an easy task to achieve due to a highly competitive atmosphere worldwide, in which other countries have characteristics or infrastructures superior to those existing in Portugal. The design of this marketing plan provides a useful tool for the management of the federation, addressing marketing tactics for the Portuguese Athletics Federation. The specific objectives of the project seek to 1) Analyze the current situation of the Portuguese Athletics Federation; 2) Determine the segmentation, targeting, and positioning (STP) device that the Portuguese Athletics Federation for its stakeholders; 3) Create a strategic framework for the Portuguese Athletics Federation for 5 years 4) Determine marketing goals and strategies for the Portuguese Athletics Federation for the year 2023; 5) Outline Marketing-mix tactics for the goals defined for the year. The project is characterized by a descriptive and explanatory study, using a case study investigation strategy to understand the dynamics of the Portuguese Athletics Federation, the implications for the sport, and later formulate recommendations according to the federation's goals. Thus, the project follows a qualitative approach, in which data were collected through semi-structured interviews with members of the Portuguese Athletics Federation board and with athletes. Some challenges were identified for the sport, such as the lack of sporting culture, private funding, and difficulty to attract new athletes and spectators. Within the development of marketing planning, several marketing-mix strategies are proposed to address and overcome this scenario.Instituto Superior de Economia e GestãoBaptista, Maria Cristina PintoRepositório da Universidade de LisboaPereira, João Pedro Ferreira2023-01-04T15:07:27Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26699porPereira, João Pedro Ferreira (2022). “Plano de marketing : Federação Portuguesa de Atletismo”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:08Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26699Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:17.824948Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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