La religiosidad de los inmigrantes magrebíes en Andalucía
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/1815 |
Resumo: | O Islão e as comunidades de imigrantes provenientes do Norte de África instaladas em Andaluzia (Espanha) não conformam um facto social uniforme e estático, antes apresentam uma grande variedade de manifestações, aparecendo como um facto social dinâmico, diverso e complexo. A identidade islâmica, neste caso, revela-se como um dos referentes mais úteis ao imigrante magrebino, enquanto lhe proporciona, tanto uma estrutura organizativa própria e diferenciada, como um modelo simbólico-identificativo e um sistema de disposições cognitivas e de representações que permitem ao imigrante adequar-se à vida na sociedade de acolhimento. The Islam and the immigrant communities from the North of Africa installed in Andaluzia (Spain) are not an uniform and static social fact, on the contrary they present a variety of manifestations, appearing as a dynamic, diverse and complex social fact. The Islamic identity, in this case, reveals itself as one of the most useful referents to the magrebin immigrant, while it proportionate, an own and differentiated organizative structure, as well as a symbolic-identificative model as a cognitive disposition system and of representations that allow the immigrant to adapt to live in the receiving society. |
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La religiosidad de los inmigrantes magrebíes en AndalucíaO Islão e as comunidades de imigrantes provenientes do Norte de África instaladas em Andaluzia (Espanha) não conformam um facto social uniforme e estático, antes apresentam uma grande variedade de manifestações, aparecendo como um facto social dinâmico, diverso e complexo. A identidade islâmica, neste caso, revela-se como um dos referentes mais úteis ao imigrante magrebino, enquanto lhe proporciona, tanto uma estrutura organizativa própria e diferenciada, como um modelo simbólico-identificativo e um sistema de disposições cognitivas e de representações que permitem ao imigrante adequar-se à vida na sociedade de acolhimento. The Islam and the immigrant communities from the North of Africa installed in Andaluzia (Spain) are not an uniform and static social fact, on the contrary they present a variety of manifestations, appearing as a dynamic, diverse and complex social fact. The Islamic identity, in this case, reveals itself as one of the most useful referents to the magrebin immigrant, while it proportionate, an own and differentiated organizative structure, as well as a symbolic-identificative model as a cognitive disposition system and of representations that allow the immigrant to adapt to live in the receiving society.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaTarrés Chamorro, Sol2011-01-11T15:07:47Z2007-01-01T00:00:00Z2007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/1815spaAntropológicas. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISSN 0873-819X. 10 (2007) 163-191.0873-819Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:00:52Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/1815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:37.171059Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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